...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Noticias / Novo procedimento em Lula já estava previsto após cirurgia, diz equipe

Novo procedimento em Lula já estava previsto após cirurgia, diz equipe

Médica explica que embolização evitará novos sangramentos

Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 11/12/2024 — 19:13
São Paulo
São Paulo (SP), 11/12/2023 - Dr. Roberto Kalil Filho chega ao Hospital Sírio Libanes, onde está internado o presidente Lula após cirurgia. Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

A médi­ca Ana Hele­na Ger­moglio, da equipe médi­ca que cui­da da saúde do pres­i­dente da Repúbli­ca, Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, disse, no final da tarde des­ta quar­ta-feira (11), que a emboliza­ção de artéria meníngea média à qual Lula será sub­meti­do aman­hã já esta­va pre­vista des­de o “momen­to zero” da cirur­gia, fei­ta na madru­ga­da da últi­ma terça-feira (10).

“Des­de o momen­to zero, den­tro do cen­tro cirúr­gi­co, já exis­tia essa pro­gra­mação. O que fal­ta­va era a gente bater o marte­lo em qual dia ou em qual momen­to seria a mel­hor hora de faz­er, que foi dis­cu­ti­do hoje”, disse a médi­ca, em entre­vista cole­ti­va ao lado de Rober­to Kalil Fil­ho, médi­co de Lula, no hos­pi­tal Sírio Libanês, onde o pres­i­dente está inter­na­do.

A equipe expli­cou que  pro­ced­i­men­to será feito para min­i­mizar o risco de que peque­nas artérias da meninge do pres­i­dente voltem a san­grar no futuro.

“Quan­do você drena o hematoma [o que ocor­reu na cirur­gia], existe uma peque­na pos­si­bil­i­dade de, no futuro, as peque­nas artérias da meninge ain­da causarem um pequeno san­gra­men­to. Isso não é impos­sív­el acon­te­cer. Este pro­ced­i­men­to com­ple­men­tar ao pro­ced­i­men­to cirúr­gi­co [a emboliza­ção] é para min­i­mizar o risco de, no futuro, isso acon­te­cer. Isso faz parte dos pro­to­co­los atu­ais, é um pro­ced­i­men­to de baixo risco”, disse Kalil.

“Um paciente que tem o san­gra­men­to cere­bral como ele teve, reduz­iu, aí vol­ta a ter pequeno san­gra­men­to como acon­te­ceu, não é impos­sív­el, no futuro, ressan­grar. Em med­i­c­i­na não existe a palavra impos­sív­el, tudo é pos­sív­el, então para min­i­mizar, e o pres­i­dente é uma pes­soa ati­va, saudáv­el, para min­i­mizar o risco de futuro san­gra­men­to, existe esse pro­ced­i­men­to”, acres­cen­tou.

Divulgação

Kalil disse ain­da que, em razão da sim­pli­ci­dade do pro­ced­i­men­to, a equipe médi­ca havia deci­di­do ini­cial­mente divul­gar as infor­mações sobre a emboliza­ção ape­nas na entre­vista cole­ti­va pre­vista para às 10 horas de aman­hã. No entan­to, por decisão de Lula e da primeira-dama, Jan­ja Lula da Sil­va, um novo bole­tim médi­co foi divul­ga­do na tarde des­ta quar­ta-feira já infor­man­do sobre o pro­ced­i­men­to de aman­hã.

“O pres­i­dente e a dona Jan­ja fiz­er­am questão de botar no bole­tim antes do pro­ced­i­men­to. Porque nós íamos real­mente, a equipe médi­ca, a douto­ra Ana e eu, nós tín­hamos com­bi­na­do, faze­mos o pro­ced­i­men­to, que é uma roti­na própria dessa cirur­gia, e depois, na cole­ti­va, nós damos toda a sat­is­fação como a impren­sa merece”.

Kalil ressaltou ain­da que o novo pro­ced­i­men­to só será pos­sív­el de faz­er porque Lula apre­sen­tou uma evolução muito boa no pós-oper­atório. Ele expli­cou ain­da que a emboliza­ção não altera o tem­po de recu­per­ação do pres­i­dente na unidade de ter­apia inten­si­va. “A evolução foi muito boa, o pres­i­dente está em esta­do ger­al óti­mo. Então, isso foi deci­di­do sim­ples­mente como pro­to­co­lo, como com­ple­men­to da cirur­gia”, disse.

O pro­ced­i­men­to, de baixa com­plex­i­dade, segun­do o médi­co, não pre­cis­ará ser feito no cen­tro cirúr­gi­co, deve demor­ar em torno de uma hora. É um cate­ter­is­mo via femoral, com uso de sedação ou de aneste­sia. “É um pro­ced­i­men­to rel­a­ti­va­mente sim­ples e de baixo risco”, tran­quil­iza Kalil.

O médi­co acres­cen­tou que o dreno colo­ca­do na cabeça do pres­i­dente poderá ser reti­ra­do no pro­ced­i­men­to.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …