...
segunda-feira ,20 janeiro 2025
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Novo sistema da Polícia Federal armazenará dados biométricos

Novo sistema da Polícia Federal armazenará dados biométricos

Demonstração de software que o Disque Denúncia passa a utilizar em parceria com The Staff of Security, em que compartilha seu banco de dados de foragidos da justiça com câmeras de segurança que utilizam sistema de reconhecimento facial.
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Sistema poderá ter até 50,2 milhões de cadastros em 48 meses


Publicado em 07/07/2021 — 12:11 Por Lukas Augusto — Estagiário da Agência Brasil* — Brasília

O dire­tor ger­al da Polí­cia Fed­er­al (PF), Paulo Maiuri­no, assi­nou nes­sa segun­da-feira (5) um con­tra­to para aquisição de novas fer­ra­men­tas de tec­nolo­gia e de iden­ti­fi­cação bio­métri­ca. Chama­do de Abis (Solução Autom­a­ti­za­da de Iden­ti­fi­cação Bio­métri­ca), o pro­je­to per­mi­tirá realizar a iden­ti­fi­cação de pes­soas, bem como o armazena­men­to bio­métri­co de cidadãos. 

O novo sis­tema entra em fun­ciona­men­to já com um ban­co de dados com cer­ca de 22 mil­hões de cadas­tros. Essas infor­mações con­stam no anti­go sis­tema que será descomis­sion­a­do, o Afis (Sis­tema Autom­a­ti­za­do de Iden­ti­fi­cação de Impressões Dig­i­tais) — uti­liza­do pela cor­po­ração há mais de 16 anos é refer­ên­cia inter­na­cional na iden­ti­fi­cação de dig­i­tais, sejam elas em cenas de crime ou na procu­ra de pes­soas desa­pare­ci­das.

O sis­tema Abis ofer­ece, com exatidão, cruza­men­to de dados, con­sul­tas de impressões dig­i­tais e até mes­mo recon­hec­i­men­to facial. A capaci­dade ini­cial é de 50,2 mil­hões de cadas­tros úni­cos, mas pode ser expandi­da para iden­ti­ficar os dados de até 200 mil­hões de brasileiros.

O proces­so de atu­al­iza­ção dig­i­tal tem por obje­ti­vo cri­ar um ban­co de impressões dig­i­tais total­mente unifi­ca­do, que com­par­til­he os dados já exis­tentes entre as sec­re­tarias de Segu­rança Públi­ca em parce­ria com a Polí­cia Fed­er­al, com o Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca.

“A pre­ten­são de con­tar com a fer­ra­men­ta [Abis] era um pro­je­to anti­go do órgão, que tivera pedi­dos ante­ri­ores nega­dos por pendên­cias jun­to ao Tri­bunal de Con­tas da União“, infor­mou, em comu­ni­ca­do, a PF.

A nota infor­ma, ain­da, que a aquisição do novo sis­tema vem acom­pan­ha­da da chega­da de novos equipa­men­tos que serão usa­dos por agentes poli­ci­ais para realizar o cadas­tro, faz­er anális­es forens­es e col­her dados bio­métri­cos rel­e­vantes para inves­ti­gações. Entre os novos dis­pos­i­tivos, uma estação portátil de cadas­tro e con­sul­ta de dados bio­métri­cos que será usa­da por papi­lo­scopis­tas.

*Sob super­visão de Pedro Ivo de Oliveira.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Chuvas intensas colocam maior parte do país em alerta

Previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil …