...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Noticias / Novos temporais atingem Santa Catarina e mortes sobem para seis

Novos temporais atingem Santa Catarina e mortes sobem para seis

Repro­dução: © Dênio Simões/MDR

Regiões mais afetadas são o meio-oeste e parte do planalto norte


Pub­li­ca­do em 17/10/2023 — 10:21 Por Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O aler­ta para chu­vas per­sis­tentes com raios, rajadas de ven­to e alaga­men­tos per­manece durante esta terça-feira (17) em San­ta Cata­ri­na, prin­ci­pal­mente na região do meio-oeste e parte do planal­to norte do esta­do. Mais duas mortes foram cau­sadas pelas chu­vas e o total de óbitos chega a seis.

De acor­do com a Defe­sa Civ­il, nes­sa segun­da-feira (17) o morador do municí­pio de Três Bar­ras, Vil­mar Xavier, de 41 anos, entrou em casa, durante as chu­vas, para reti­rar o apar­el­ho de ar condi­ciona­do e mor­reu eletro­cu­ta­do. No municí­pio de Cal­mon, Moacir da Sil­va, 59 anos, foi atingi­do por um raio ao sair a cav­a­lo para lidar com o gado.

No municí­pio de Tim­bó, um bebê de 1 ano foi atingi­do por escom­bros durante o desliza­men­to da casa onde mora­va, mas foi socor­ri­do pelo Cor­po de Bombeiros e está fora de risco. Mais qua­tro mortes cau­sadas pelas chu­vas que atingem o esta­do des­de o iní­cio do mês de out­ubro já havi­am sido con­fir­madas pela Defe­sa Civ­il.

O número de municí­pios que reg­is­traram algu­ma ocor­rên­cia cau­sa­da pelos tem­po­rais subiu para 145. O municí­pio de Rio do Sul, que havia declar­a­do situ­ação de emergên­cia, emi­tiu novo decre­to com declar­ação de calami­dade públi­ca. Out­ros 125 municí­pios declararam situ­ação de emergên­cia. O esta­do con­tabi­liza mais de 24,7 mil pes­soas desabri­gadas.

Paraná

Nes­ta quar­ta-feira (18), a pre­visão é que o vol­ume de chu­vas para San­ta Cata­ri­na dimin­ua, mas ain­da há risco de tem­po­rais iso­la­dos no grande oeste, prin­ci­pal­mente nas áreas de divisa com o Paraná, que tam­bém per­manece em aler­ta por causa das fortes chu­vas asso­ci­adas a um cen­tro de baixa pressão e ao avanço de uma frente fria sobre o oceano. O número de municí­pios que dec­re­taram situ­ação de emergên­cia subiu de nove para 13.

De acor­do com a Defe­sa Civ­il do esta­do, 74 municí­pios foram afe­ta­dos pelas tem­pes­tades des­de o iní­cio do mês e 829 pes­soas estão desabri­gadas. O aler­ta de grande peri­go, divul­ga­do pelo Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia, está man­ti­do até as 15h des­ta terça-feira, quan­do o vol­ume de chu­vas deve começar a diminuir.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Público destaca caráter plural do desfile de 7 de Setembro em Brasília

Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil Apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi um dos destaques Publicado …