...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Noticias do Mundo / Número de mortos em terremoto no Haiti sobe para quase 2 mil

Número de mortos em terremoto no Haiti sobe para quase 2 mil

Repro­dução: © REUTERS/Ricardo Arduengo/Direitos reser­va­dos

Busca foram retomadas após passagem da tempestade Grace


Pub­li­ca­do em 18/08/2021 — 07:30 Por Lau­ra Gottes­di­ener e Ricar­do Arduen­go — Repórteres da Reuters — Les Cayes (Haiti)

O número de mortes após o grande ter­re­mo­to que atingiu a região sudoeste do Haiti no últi­mo fim de sem­ana subiu para 1.941 nes­sa terça-feira (17). A bus­ca por sobre­viventes foi retoma­da após a pas­sagem da tem­pes­tade trop­i­cal Grace, com os haitianos atingi­dos pela tragé­dia cla­man­do por ali­men­tos, abri­gos e aju­da médi­ca.

Os hos­pi­tais enfrentam enormes difi­cul­dades para aten­der a todos os feri­dos, que chegaram a 9.915, com muitas pes­soas ain­da desa­pare­ci­das ou pre­sas sob os escom­bros, infor­mou o Serviço de Pro­teção Civ­il.

“Não havia médi­cos sufi­cientes, e ago­ra ela está mor­ta”, disse Lan­ette Nuel, sen­ta­da apati­ca­mente ao lado do cor­po de sua fil­ha do lado de fora do prin­ci­pal hos­pi­tal de Les Cayes, uma das cidades mais cas­ti­gadas tan­to pelo tremor quan­to pela chu­va e pelos fortes ven­tos da tem­pes­tade.

A mul­her mor­ta, de 26 anos, que era tam­bém mãe de duas cri­anças, foi atingi­da por escom­bros durante o ter­re­mo­to de mag­ni­tude 7.2. “Nós cheg­amos ontem à tarde, ela mor­reu hoje de man­hã. Eu não pos­so faz­er nada”, disse a mãe.

O ter­re­mo­to de sába­do (14) provo­cou o desaba­men­to de dezenas de mil­hares de pré­dios no país mais pobre das Améri­c­as, que ain­da se recu­per­a­va de out­ro tremor de 11 anos atrás, que matou mais de 200 mil pes­soas.

As ini­cia­ti­vas de res­gate e auxílio estavam com­pli­cadas por causa do difí­cil aces­so e do esta­do das estradas que lig­am a cap­i­tal Cab­ul à região sul, dev­i­do ao con­t­role de pon­tos impor­tantes por gangues. Inun­dações e desliza­men­tos na pas­sagem da tem­pes­tade trop­i­cal Grace, que seguiu para a Jamaica, difi­cul­taram ain­da mais os esforços.

* Reportagem adi­cional de Her­bert Vil­lar­ra­ga e Roben­son Sanon

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Guerra Mundial: entenda riscos de conflito entre Israel e Irã

Repro­dução: © REUTERS/Ronen Zvu­lun Cenário de instabilidade pode levar à guerra global, diz especialista Publicado …