...
terça-feira ,15 outubro 2024
Home / Saúde / Número de profissionais que atuam no Mais Médicos aumenta 105% em 2023

Número de profissionais que atuam no Mais Médicos aumenta 105% em 2023

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Mais 744 municípios passaram a ser atendidos pelo programa


Pub­li­ca­do em 03/01/2024 — 08:50 Por Paula Labois­sière — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Bal­anço do Min­istério da Saúde indi­ca que o pro­gra­ma Mais Médi­cos reg­istrou aumen­to de 105% no número de profis­sion­ais atuan­do em 2023. Com 28,2 mil vagas preenchi­das em 82% do ter­ritório nacional, 86 mil­hões de pes­soas, segun­do a pas­ta, foram ben­e­fi­ci­adas pelo pro­gra­ma. Ao lon­go desse perío­do, 744 novos municí­pios pas­saram a ser aten­di­dos. 

Os números mostram ain­da que todos os 34 dis­tri­tos san­itários indí­ge­nas foram inte­gra­dos ao Mais Médi­cos. “Um avanço impor­tante diante da desas­sistên­cia enfrenta­da por essa pop­u­lação nos últi­mos anos”, avaliou o min­istério. No ter­ritório Yanoma­mi, o número de profis­sion­ais pas­sou de nove para 28. Ao todo, 977 novos profis­sion­ais atu­am na saúde indí­ge­na.

Ain­da segun­do a pas­ta, 41% dos par­tic­i­pantes desi­s­ti­ram do pro­gra­ma em edições ante­ri­ores, “por fal­ta de per­spec­ti­va profis­sion­al”. “A par­tir da retoma­da, em 2023, o Mais Médi­cos trouxe aos profis­sion­ais opor­tu­nidade de qual­i­fi­cação e aper­feiçoa­men­to, além de incen­tivos e bene­fí­cios”.

O Mais Médi­cos é clas­si­fi­ca­do pelo gov­er­no fed­er­al como uma grande estraté­gia nacional para a for­mação de espe­cial­is­tas. A expec­ta­ti­va é que, nos próx­i­mos anos, cada equipe de saúde da família passe a con­tar com um espe­cial­ista. Atual­mente, o país reg­is­tra mais de 50 mil equipes de saúde da família e mais de 10 mil médi­cos de família e comu­nidade.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Polícia investiga laboratório por infecções por HIV no Rio

Agentes cumprem quatro mandados de prisão. Um dos sócios foi preso. Vitor Abdala — Repórter …