...
segunda-feira ,20 janeiro 2025
Home / Noticias / O que abre e o que fecha no feriado de Finados no Distrito Federal

O que abre e o que fecha no feriado de Finados no Distrito Federal

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

Metrô funciona das 7h às 19h; ônibus circulam com 40% da frota


Pub­li­ca­do em 02/11/2022 — 06:24 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

Os serviços públi­cos e os pon­tos turís­ti­cos da cap­i­tal fed­er­al têm alter­ação nos horários de fun­ciona­men­to nes­ta quar­ta-feira (2), Dia de Fina­dos.

O metrô fun­cionará das 7h às 19h, e a cir­cu­lação de ônibus será como no esque­ma de domin­go, com 40% da fro­ta. Segun­do o gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al, haverá reforço nas lin­has que aten­dem os cemitérios de Sobrad­in­ho, Planalti­na, Gama, Taguatin­ga, Bra­zlân­dia e Plano Pilo­to. Os usuários podem con­sul­tar os horários dos cole­tivos no site DF no Pon­to.

Na área da saúde, as unidades de pron­to atendi­men­to (UPAs) e as emergên­cias dos hos­pi­tais fun­cionam nor­mal­mente. Cen­tros de saúde e ambu­latórios, porém, per­manecem fecha­dos. As del­e­ga­cias de polí­cia tra­bal­ham em regime de plan­tão. Del­e­ga­cia eletrôni­ca e o tele­fone 197 ficam disponíveis 24 horas.

Agên­cias e cor­re­spon­dentes bancários não abrem no feri­ado. Tam­bém ficam fecha­dos os pos­tos de atendi­men­to do Depar­ta­men­to de Trân­si­to do Dis­tri­to Fed­er­al (Detran-DF), mas estão pre­vis­tos plan­tões para fis­cal­iza­ção.

Os pos­tos de atendi­men­to do Na Hora ficam fecha­dos nes­ta quar­ta-feira. O Na Hora ofer­ece serviços bási­cos à pop­u­lação, como a emis­são de doc­u­men­tos.

Pontos turísticos

O Catet­inho, primeira residên­cia ofi­cial do então pres­i­dente da Repúbli­ca, Jusceli­no Kubitschek, durante durante a con­strução da nova cap­i­tal fed­er­al, recebe vis­i­tantes nor­mal­mente, das 9h às 17h.

Com entradas a R$ 5 por pes­soa, o Jardim Botâni­co per­manece aber­to no feri­ado. Cri­anças com até 12 anos incom­ple­tos, idosos e pes­soas com defi­ciên­cia não pagam ingres­so. De terça a domin­go, das 7h às 8h50, é per­mi­ti­da a entra­da gra­tui­ta somente a pedestres e a ciclis­tas.

O Jardim Zoológi­co fun­ciona nor­mal­mente no feri­ado, das 8h30 às 17h. A entra­da cus­ta R$ 10. Cri­anças de 6 a 12 anos, estu­dantes, idosos (pes­soas com mais de 60 anos), pro­fes­sores e ben­efi­ciários de pro­gra­mas soci­ais do gov­er­no pagam meia-entra­da. Para cri­anças de até 5 anos e pes­soas com defi­ciên­cia, o ingres­so é gra­tu­ito.

O Memo­r­i­al dos Povos Indí­ge­nas abre uma hora mais tarde e fun­ciona das 10h às 17h. Nor­mal­mente, o fun­ciona­men­to é das 9h às 17h. No Plan­etário de Brasília, o horário é o de fim de sem­ana: das 8h às 20h, mas, na sex­ta (3), fun­cionará das 9h às 21h. A entra­da é gra­tui­ta, mas quem quis­er pode levar 1 qui­lo de ali­men­to (exce­to sal) para doação.

Tradi­cional pon­to turís­ti­co de Brasília, a Torre de TV abre nor­mal­mente no feri­ado, das 9h às 19h.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Chuvas intensas colocam maior parte do país em alerta

Previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil …