...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Educação / O que você precisa saber para fazer o Enem 2023

O que você precisa saber para fazer o Enem 2023

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro


Pub­li­ca­do em 02/10/2023 — 06:45 Por Sab­ri­na Craide — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Exame Nacional do Ensi­no Médio 2023 (Enem) será real­iza­do no mês que vem, e os estu­dantes que vão faz­er as provas começam a se preparar. Além de estar com os estu­dos em dia, é bom ficar aten­to des­de ago­ra aos aspec­tos práti­cos para a real­iza­ção do exame, como a doc­u­men­tação necessária e o que pode ou não levar para o local das provas. 

Como ocorre des­de 2017, o exame será real­iza­do em dois domin­gos con­sec­u­tivos — antes, era apli­ca­do em um úni­co fim de sem­ana, sába­do e domin­go. Em 2023, será nos dias 5 e 12 de novem­bro.

No primeiro dia de pro­va, os par­tic­i­pantes fazem as questões de Lin­gua­gens e Códi­gos, Ciên­cias Humanas e redação. No segun­do dia, de Ciên­cias da Natureza e Matemáti­ca.

Nos dois dias, a aber­tu­ra dos portões será às 12h e o fechamen­to às 13h, pelo horário de Brasília. O iní­cio da pro­va está mar­ca­do para as 13h30 nos dois dias de pro­va, mas o horário de tér­mi­no é difer­ente: no dia 5 de novem­bro, as provas ter­mi­nam às 19h e no dia 12 de novem­bro, às 18h30.

Como são as provas

O Enem é com­pos­to por qua­tro provas obje­ti­vas, com 45 questões em cada área do con­hec­i­men­to: Lin­gua­gens, códi­gos e suas tec­nolo­gias; Ciên­cias humanas e suas tec­nolo­gias; Ciên­cias da natureza e suas tec­nolo­gias e Matemáti­ca e suas tec­nolo­gias.

Além dis­so, é pre­ciso faz­er uma redação de no máx­i­mo 30 lin­has, com estru­tu­ra dis­ser­ta­ti­vo-argu­men­ta­ti­va, desen­volvi­da a par­tir de uma situ­ação-prob­le­ma.

Os itens do Enem são elab­o­ra­dos por espe­cial­is­tas sele­ciona­dos por meio de chama­da públi­ca do Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep). Eles devem seguir a matriz de refer­ên­cia, guia de elab­o­ração e revisão de itens esta­b­ele­ci­dos pelo Inep.

O que levar

No dia da pro­va, é obri­gatório levar cane­ta esfer­o­grá­fi­ca de tin­ta pre­ta, fab­ri­ca­da em mate­r­i­al trans­par­ente e doc­u­men­to de iden­ti­fi­cação váli­do, físi­co ou dig­i­tal. Tam­bém é acon­sel­háv­el levar o cartão de con­fir­mação de inscrição e a declar­ação de com­parec­i­men­to impres­sa, caso pre­cise jus­ti­ficar sua pre­sença no exame.

Entre os doc­u­men­tos de iden­ti­fi­cação váli­dos estão cédu­las de Iden­ti­dade, iden­ti­dade expe­di­da pelo Min­istério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Reg­istro Nacional Migratório, doc­u­men­to pro­visório de Reg­istro Nacional Migratório, iden­ti­fi­cação forneci­da por ordens ou con­sel­hos de class­es que, por lei, ten­ham val­i­dade como doc­u­men­to de iden­ti­dade, pas­s­aporte e Carteira Nacional de Habil­i­tação.

Neste ano, o Inep tam­bém incluiu os doc­u­men­tos dig­i­tais e‑Título, Carteira Nacional de Habil­i­tação Dig­i­tal e RG Dig­i­tal como doc­u­men­tos váli­dos para iden­ti­fi­cação do par­tic­i­pante no dia da apli­cação do exame, des­de que apre­sen­ta­dos nos respec­tivos aplica­tivos ofi­ci­ais. Cap­turas de telas não serão aceitas.

O Cartão de Con­fir­mação de Inscrição é disponi­bi­liza­do algu­mas sem­anas antes da pro­va. Ele con­tém infor­mações como número de inscrição, data, hora e local das provas, atendi­men­to espe­cial­iza­do (se solic­i­ta­do), opção pelo Enem impres­so ou Enem Dig­i­tal e opção de lín­gua estrangeira.

O que não levar

Antes de entrar na sala, os alunos recebem um enve­lope por­ta-obje­tos para guardar todos os itens proibidos. O enve­lope deve ser man­ti­do embaixo da carteira, com os apar­el­hos eletrôni­cos desli­ga­dos.

Será elim­i­na­do o par­tic­i­pante que por­tar itens fora do enve­lope por­ta-obje­tos, como ócu­los escuros, boné, chapéu, cane­ta de mate­r­i­al não trans­par­ente, lápis, lapi­seira, bor­rachas, réguas, cor­re­tivos, livros, ano­tações, reló­gio de qual­quer tipo, fones de ouvi­do e quais­quer dis­pos­i­tivos eletrôni­cos. Tam­bém é proibido por­tar bebidas alcoóli­cas e usar dro­gas ilíc­i­tas ou cig­a­r­ros e out­ros deriva­dos do taba­co no local de provas.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entenda a renegociação de dívidas do Fies

Descontos podem chegar a 99% do débito consolidado Pub­li­ca­do em 07/11/2023 — 07:30 Por Well­ton …