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Obmep Mirim aplica segunda etapa de provas nesta terça-feira

Repro­du­ção: olimpiadamirim.obmep

Ao todo, 19 mil escolas públicas e privadas participam da competição


Publi­ca­do em 11/10/2022 — 15:59 Por Ala­na Gan­dra — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

Ouça a maté­ria:

Mais de 250 mil alu­nos do 2º ao 5º ano do ensi­no fun­da­men­tal da rede públi­ca par­ti­ci­pam hoje (11) da segun­da eta­pa da 1ª Olim­pía­da Mirim de Mate­má­ti­ca (Obmep Mirim), pro­mo­vi­da pelo Ins­ti­tu­to de Mate­má­ti­ca Pura e Apli­ca­da (Impa). O núme­ro cor­res­pon­den­te a cer­ca de 10% dos 2,7 milhões de estu­dan­tes ins­cri­tos na pri­mei­ra fase, que foram clas­si­fi­ca­dos para esta segun­da pro­va da Olim­pía­da, des­ta­cou, em entre­vis­ta à Agên­cia Bra­sil, o dire­tor adjun­to do Impa e coor­de­na­dor-geral da Olim­pía­da Bra­si­lei­ra de Mate­má­ti­ca (Obmep), Clau­dio Lan­dim.

Ao todo, 19 mil esco­las de todo o Bra­sil par­ti­ci­pam da com­pe­ti­ção de mate­má­ti­ca, em sua pri­mei­ra edi­ção no país.

As pro­vas da segun­da fase têm 15 ques­tões obje­ti­vas, de múl­ti­pla esco­lha, como ocor­reu na pri­mei­ra fase. Lan­dim obser­vou que como se tra­ta de cri­an­ças meno­res, pro­vas mais lon­gas seri­am can­sa­ti­vas. Por outro lado, os tes­tes são cor­ri­gi­das pelos pro­fes­so­res dos pró­pri­os estu­dan­tes. “Por isso, são ques­tões de múl­ti­pla esco­lha e bem visu­ais por­que as cri­an­ças ain­da têm difi­cul­da­de de enten­der o enun­ci­a­do”. O con­teú­do abor­da­do cor­res­pon­de ao grau de esco­la­ri­da­de dos alu­nos, divi­di­dos nos níveis Mirim 1 (2º e 3º ano do ensi­no fun­da­men­tal) e Mirim 2 (4º e 5º ano do ensi­no fun­da­men­tal).

Para o dire­tor adjun­to do Impa, o resul­ta­do atin­gi­do pela 1ª Obmep Mirim já fir­mou o even­to no calen­dá­rio naci­o­nal. “A ade­são se con­fir­mou. As esco­las que se ins­cre­ve­ram na pri­mei­ra fase estão par­ti­ci­pan­do da segun­da fase. Nós temos uma capi­la­ri­da­de em todo o Bra­sil. Esta­mos mui­to oti­mis­tas, inclu­si­ve por­que este é o pri­mei­ro ano. As esco­las ain­da estão se adap­tan­do a essa pro­va”.

Lan­dim lamen­tou que, em razão do orça­men­to limi­ta­do, o Impa não tenha envi­a­do as pro­vas da segun­da fase impres­sas às esco­las, como ocor­re na Obmep do 6º ano do ensi­no fun­da­men­tal ao 3º ano do ensi­no médio. “E isso invi­a­bi­li­zou a par­ti­ci­pa­ção de mui­tas esco­las, que não se sen­ti­ram capa­zes de apli­car a pri­mei­ra fase”. Já na segun­da fase, as esco­las rece­bem as pro­vas impres­sas, com os gaba­ri­tos, por se tra­tar de um núme­ro menor de estu­dan­tes.

Escolas privadas

O coor­de­na­dor espe­ra que, ao lon­go dos anos, o Impa con­si­ga encon­trar novos par­cei­ros que per­mi­tam via­bi­li­zar a impres­são e o envio das pro­vas e que a ade­são aumen­te. “Já é nos­sa inten­ção con­vi­dar as esco­las pri­va­das no ano que vem, para par­ti­ci­pa­rem da olim­pía­da”. Ele acre­di­ta que o núme­ro de ins­cri­tos se amplie ain­da mais. Lan­dim afir­mo que todos os pro­ble­mas e que­bra-cabe­ças pro­pos­tos vão auxi­li­ar os pro­fes­so­res a uti­li­zá-los em sala de aula nos pró­xi­mos anos. “Por­que a ideia, jun­to com as pro­vas, é que a gen­te come­ce a pro­du­zir mate­ri­al didá­ti­co e brin­ca­dei­ras de mate­má­ti­ca que pos­sam ser uti­li­za­das pelos pro­fes­so­res em suas aulas”.

O pro­fes­sor não tem dúvi­da de que isso aju­da­rá a tor­nar a mate­má­ti­ca uma dis­ci­pli­na mais agra­dá­vel de se apren­der. “Mos­trar que a mate­má­ti­ca pode ser diver­ti­da, lúdi­ca”.

Para Lan­dim, ape­sar de ser uma olim­pía­da, a inten­ção não é fazer dis­so uma com­pe­ti­ção entre as cri­an­ças. Ao con­trá­rio, insis­tiu que as cri­an­ças não estão com­pe­tin­do umas com as outras e podem, inclu­si­ve, resol­ver os pro­ble­mas jun­tas. “A ideia é cati­var as cri­an­ças para a mate­má­ti­ca, mos­trar que a mate­má­ti­ca pode ser uma coi­sa mais diver­ti­da do que se ima­gi­na ou do que os pais pos­sam pen­sar”.

O Ins­ti­tu­to de Mate­má­ti­ca Pura e Apli­ca­da (IMPA) é uma uni­da­de de ensi­no e pes­qui­sa qua­li­fi­ca­da como Orga­ni­za­ção Soci­al vin­cu­la­da ao Minis­té­rio da Ciên­cia, Tec­no­lo­gia e Ino­va­ções (MCTI) e ao Minis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC).

A 2ª Obmep Mirim será lan­ça­da em mar­ço de 2023 para todo o Bra­sil, já incluin­do as esco­las pri­va­das. O cro­no­gra­ma pre­vê a rea­li­za­ção das pro­vas nos meses de agos­to e outu­bro.

A meta é man­ter as datas pró­xi­mas da Obmep do 6º ano do ensi­no fun­da­men­tal ao 3º ano do ensi­no médio, de modo a cons­ti­tuir a Sema­na da Olim­pía­da, fazen­do com que todas as esco­las do país este­jam mobi­li­za­das em tor­no da Olim­pía­da da Mate­má­ti­ca, dis­se o coor­de­na­dor-geral da Obmep.

Edi­ção: Maria Clau­dia

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