...
segunda-feira ,4 novembro 2024
Home / Cultura / Obra “Sonhar Brasília” é lançada no Dia Mundial da Língua Portuguesa

Obra “Sonhar Brasília” é lançada no Dia Mundial da Língua Portuguesa

Claudete Costa, assessora do Superintendente de Leitura, examina livros doados através do projeto Rota da Leitura.
Repro­dução:  © Gui Maia/Cultura RJ

Data é comemorada hoje em pelo menos 44 países


Pub­li­ca­do em 05/05/2021 — 07:30 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O lança­men­to hoje (5) no Brasil da pub­li­cação infan­to­ju­ve­nil Son­har Brasília, ded­i­ca­da à cap­i­tal do país, mar­ca as comem­o­rações do Dia Mundi­al da Lín­gua Por­tugue­sa, que ocorre nes­ta quar­ta-feira (5). O lança­men­to será feito durante even­to online, às 15h, pro­movi­do pela Comu­nidade dos País­es de Lín­gua Por­tugue­sa (CPLP), a Orga­ni­za­ção das Nações Unidas para a Edu­cação, a Ciên­cia e a Cul­tura (Unesco), o Insti­tu­to Camões, o gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al e embaix­adas. O even­to pode ser acom­pan­hado no canal YouTube Unesco/Português, com retrans­mis­são dire­ta pelo por­tal da CPLP.

O Dia Mundi­al da Lín­gua Por­tugue­sa foi esta­b­ele­ci­do pela Unesco em novem­bro de 2019 e comem­o­ra­do pela primeira vez no ano pas­sa­do.

O livro Son­har Brasília reúne oito tex­tos inédi­tos e ilustra­dos, sele­ciona­dos pelas sete embaix­adas dos país­es da CPLP com rep­re­sen­tação diplomáti­ca no Brasil — Ango­la, Cabo Verde, Guiné-Bis­sau, Guiné Equa­to­r­i­al, Moçam­bique, Por­tu­gal e Tim­or-Leste, em colab­o­ração com o Sec­re­tari­a­do Exec­u­ti­vo da CPLP, o gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al, a Unesco no Brasil e o Cen­tro Cul­tur­al Por­tuguês (Camões).

Os tex­tos escol­hi­dos são dos autores João de Melo (Ango­la), Con­ceição Fre­itas (Brasil), Vera Duarte (Cabo Verde), Jorge Luís Mendes (Guiné-Bis­sau), Bien­venido Ebang Oto­go Obono (Guiné Equa­to­r­i­al), Mia Couto (Moçam­bique), José Luís Peixo­to (Por­tu­gal) e Tino Fre­itas (Brasil/­Ti­mor-Leste), com ilus­trações de Nelo Tum­bu­la (Ango­la), Ton­in­ho Euzébio (Brasil), Davide Luís Mendes (Guiné Bis­sau), Daniel Esteves Mor­eira (Por­tu­gal) e Mar­i­ano da Cruz San­ta (Tim­or-Leste).

Par­tic­i­pam da sessão de lança­men­to da pub­li­cação con­jun­ta a dire­to­ra e rep­re­sen­tante da Unesco no Brasil, Marlo­va Nole­to; o secretário exec­u­ti­vo da CPLP, embaix­ador Fran­cis­co Ribeiro Telles; o embaix­ador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Máx­i­mo Chantre D’O­liveira; e a chefe do Escritório de Assun­tos Inter­na­cionais do Gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al, Rena­ta Zuquim.

Museu

Tam­bém no Brasil, o Museu da Lín­gua Por­tugue­sa, insti­tu­ição da Sec­re­taria de Cul­tura e Econo­mia Cria­ti­va do Esta­do de São Paulo, terá atrações ao lon­go de toda a sem­ana para mar­car a data. Serão cin­co dias de ativi­dades gra­tu­itas, ini­ci­adas no últi­mo dia 3 e que se esten­derão até o próx­i­mo dia 7, incluin­do trans­mis­sões ao vivo e exibição de vídeos.

A pro­gra­mação inclui visi­ta pres­en­cial à exposição tem­porária Lín­gua Sol­ta, para um públi­co total de 160 pes­soas, em gru­pos de dez de cada vez, com aces­so medi­ante emis­são ante­ci­pa­da de ingres­sos pela inter­net, infor­mou a Sec­re­taria de Cul­tura.

Descobrindo o mundo

Para o pres­i­dente da Acad­e­mia Brasileira de Letras (ABL), pro­fes­sor Mar­co Luc­ch­esi, a lín­gua por­tugue­sa “é a nos­sa for­ma de desco­brir o mun­do e de estar no mun­do. Proces­so de descober­ta e de per­tenci­men­to desse mun­do. É um instru­men­to de sen­tir o que nós fomos, cole­ti­va­mente, con­stru­in­do. Uma lín­gua que começou como lín­gua de fron­teira aber­ta, porosa, lumi­nosa, de muito futuro, porque tem a palavra saudade e essa palavra não é, por assim diz­er, um priv­ilé­gio úni­co de um sen­ti­men­to da lín­gua por­tugue­sa, mas sim a palavra é tam­bém uma saudade do futuro”.

Segun­do Luc­ch­esi, isso foi sendo con­struí­do pela lín­gua por­tugue­sa, que é lon­ga, pro­fun­da, cheia de camadas “e se tornou hoje de com­plexa geopolíti­ca, uma lín­gua da paz”. Acres­cen­tou que um idioma que deu tan­tos poet­as e escritores em todos os con­ti­nentes é tam­bém fator de grande relevân­cia “mas, sobre­tu­do, porque é uma lín­gua que é hoje instru­men­to de pro­moção de paz”.

Em trans­mis­são hoje (5) pela inter­net, Luc­ch­esi vai abor­dar o tema Novas Palavras, trazen­do a per­cepção de palavras novas ou que entram de for­ma difer­en­ci­a­da na lín­gua. A ABL vai destacar, sem­anal­mente, palavras que foram repeti­das em vários ângu­los pela mídia e pela pop­u­lação.

O pres­i­dente da ABL acres­cen­tou que o Dia Mundi­al da Lín­gua Por­tugue­sa é moti­vo de fes­ta, de comem­o­ração. Lem­brou que a insti­tu­ição ado­tou como estraté­gia o esta­b­elec­i­men­to de acor­do com a Mar­in­ha, para dis­tribuição de livros dos acadêmi­cos aos país­es de lín­gua por­tugue­sa. Out­ro acor­do inédi­to foi fir­ma­do pela ABL com as acad­e­mias de Letras dos país­es lusó­fonos no ano pas­sa­do.

Expressando cultura

Na opinião da pro­fes­so­ra adjun­ta do Depar­ta­men­to de Letras Neo­lati­nas do Insti­tu­to de Letras da Uni­ver­si­dade do Esta­do do Rio de Janeiro (Uerj), Maria Apare­ci­da Car­doso San­tos, a data é impor­tante para cel­e­brar o idioma. “É pre­ciso que as pes­soas ten­ham apreço, porque a lín­gua é o modo de expressão, a cul­tura, rep­re­sen­ta tudo, a iden­ti­dade de um povo”.

Ela ressaltou a neces­si­dade de os jovens, espe­cial­mente, apren­derem a amar a lín­gua, “a ver­i­ficar a riqueza da lín­gua”. Apren­der lín­guas estrangeiras é muito pos­i­ti­vo e impor­tante, porque amplia as pos­si­bil­i­dades de comu­ni­cação, mas con­hecer a nos­sa lín­gua é fun­da­men­tal. “Porque é por meio da própria lín­gua que a gente aces­sa a nos­sa história, nos­sa cul­tura, nos­sa iden­ti­dade”.

A pro­fes­so­ra lem­brou que a lín­gua fal­a­da no Brasil veio com os col­o­nizadores por­tugue­ses e foi se trans­for­man­do ao lon­go do tem­po. “Hoje é out­ra lín­gua, que se assemel­ha e dis­tan­cia da europeia”. A pro­fes­so­ra com­ple­tou que a lín­gua por­tugue­sa tem uma riqueza muito grande. Então, quan­to mais a gente a con­hece, mais con­segue com­preen­der. E quan­do digo con­hecer, falo em todos os sen­ti­dos. Não é só o estu­do da gramáti­ca, mas é o estu­do do tex­to, é saber ler e inter­pre­tar o que se lê, é saber escr­ev­er o que se pre­tende para comu­nicar exata­mente o que se dese­ja. É uma série de coisas que per­pas­sam, nat­u­ral­mente, o con­hec­i­men­to da lín­gua”.

Evento lusófono

A pro­gra­mação do Dia Mundi­al da Lín­gua Por­tugue­sa 2021 foi divul­ga­da em Nova York. Um even­to com todos os país­es lusó­fonos foi orga­ni­za­do por Cabo Verde, que ocu­pa a presidên­cia rota­ti­va da CPLP. A data será comem­o­ra­da em pelo menos 44 país­es, envol­ven­do mais de 150 ativi­dades para fes­te­jar o idioma, fal­a­do por um con­tin­gente de 285 mil­hões de pes­soas.

De acor­do com infor­mação do Insti­tu­to da Coop­er­ação e da Lín­gua (Camões) de Lis­boa, o por­tuguês é fal­a­do em Ango­la, no Brasil, em Cabo Verde, na Guiné-Bis­sau, em Moçam­bique, Por­tu­gal, São Tomé e Príncipe e no Tim­or-Leste. O idioma é lín­gua ofi­cial na Guiné-Equa­to­r­i­al e em Macau, na Chi­na. O por­tuguês é fal­a­do tam­bém em comu­nidades no exte­ri­or, as chamadas “diás­po­ras”. Segun­do o Insti­tu­to Inter­na­cional de Lín­gua Por­tugue­sa (Iilp), com sede em Cabo Verde, exis­tem pelo menos 7 mil­hões de pes­soas que falam o por­tuguês nas diás­po­ras.

Este ano, estão pre­vis­tos con­fer­ên­cias, con­cer­tos, con­cur­sos literários e de poe­sia e even­tos acadêmi­cos, em sua maio­r­ia vir­tu­ais, para comem­o­rar a data, em função da pan­demia de covid-19.

Futuro do português

Nas Nações Unidas, par­tic­i­pam do Dia Mundi­al da Lín­gua Por­tugue­sa alunos da Esco­la da ONU que estu­dam por­tuguês como lín­gua estrangeira, como parte de um pro­je­to pilo­to de ensi­no com docentes do Brasil e de Por­tu­gal. A sub­se­cretária-ger­al do Depar­ta­men­to de Comu­ni­cação Glob­al da ONU, Melis­sa Flem­ing, falará no even­to sobre a importân­cia e o futuro do idioma.

Como acon­te­ceu no ano pas­sa­do, o canal da ONU (ONU News) trans­mi­tirá os even­tos ao vivo em sua pági­na. Mais infor­mações no site https://en.unesco.org/commemorations/portuguese-language-da.y

Em men­sagem, o secretário-ger­al da ONU, o por­tuguês António Guter­res, disse que o Dia Mundi­al da Lín­gua Por­tugue­sa 2021 é um jus­to recon­hec­i­men­to da relevân­cia glob­al do idioma. “Ten­ho certeza de que seu futuro con­tin­uará a ser enrique­ci­do pela diver­si­dade e sol­i­dariedade de todas as suas vozes”.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Governo processa TikTok por tratamento irregular de dados de crianças

Ações pedem desativação de recurso do feed e plano de conformidade Alex Rodrigues — Repórter …