...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Noticias / Ocupação Zumbi dos Palmares terá que sair de prédio abandonado no Rio

Ocupação Zumbi dos Palmares terá que sair de prédio abandonado no Rio

Justiça considerou que há risco estrutural em edifício do INSS

Vitor Abdala – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 13/12/2024 — 09:20
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 04/07/2024 – Fachada da Ocupação Zumbi dos Palmares, no centro do Rio. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

O Tri­bunal Region­al Fed­er­al da 2ª Região (TRF2) mar­cou para a próx­i­ma segun­da-feira (16) a rein­te­gração de posse do edifí­cio do INSS local­iza­do na Aveni­da Venezuela, n° 53, no cen­tro do Rio de Janeiro. No pré­dio, vive uma cen­te­na de famílias sem-teto, em uma ocu­pação con­heci­da como Zumbi dos Pal­mares.

Nes­ta segun­da-feira (9) foi toma­da a decisão de des­ocu­par o pré­dio – que esta­va sem uso pelo Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS) quan­do foi ocu­pa­do pelas famílias sem-teto –, depois de avali­ação da Comis­são de Soluções Fundiárias do TRF2 (CSF). Con­sider­ou-se que há o risco de colap­so estru­tur­al da con­strução, ameaçan­do as vidas das pes­soas no local.

A Justiça já havia deter­mi­na­do, em agos­to, a rein­te­gração de posse, mas a CSF pas­sou a atu­ar no caso, a pedi­do do próprio juí­zo que jul­ga a ação, a fim de bus­car opções para reduzir os impactos soci­ais da des­ocu­pação, nego­ci­adas entre todos os envolvi­dos.

Na decisão, a Justiça deter­mi­nou que o Bene­fí­cio de Prestação Con­tin­u­a­da (BPC) fos­se garan­ti­do aos maiores de 65 anos e às pes­soas com defi­ciên­cia. As famílias que vivem no pré­dio tam­bém devem ter asse­gu­ra­do o dire­ito ao acol­hi­men­to em abri­gos públi­cos ou ao aluguel social, pago pelo municí­pio.

“Nós ain­da esta­mos lutan­do”, disse William Bom­bom, um dos líderes da ocu­pação, expli­can­do que os moradores se reúnem na man­hã des­ta sex­ta-feira (13), com rep­re­sen­tantes da prefeitu­ra do Rio de Janeiro.

Em agos­to, a Sec­re­taria Estad­ual de Habitação de Inter­esse Social (Sehis) se ofer­e­ceu para ser a execu­to­ra de uma obra de refor­ma no pré­dio, para trans­for­má-lo em mora­dia pop­u­lar. A ideia era con­seguir recur­sos jun­to ao pro­gra­ma Min­ha Casa, Min­ha Vida – FAR (Fun­do de Arren­da­men­to Res­i­den­cial), em março do ano que vem.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano Lucas Pordeus León …