...
sábado ,15 junho 2024
Home / Educação / Olimpíada de matemática: 18,5 milhões de alunos participam da 1ª fase

Olimpíada de matemática: 18,5 milhões de alunos participam da 1ª fase

Repro­du­ção: © Elza Fiuza/Agência Bra­sil

Provas serão aplicadas nesta terça-feira (4)


Publicado em 04/06/2024 — 07:02 Por Agência Brasil — Rio de Janeiro

Mais de 18,5 milhões de alu­nos par­ti­ci­pam nes­ta ter­ça-fei­ra (4) da pri­mei­ra fase da 19ª Olim­pía­da Bra­si­lei­ra de Mate­má­ti­ca das Esco­las Públi­cas (Obmep). Pro­mo­vi­da des­de 2005 pelo Ins­ti­tu­to de Mate­má­ti­ca Pura e Apli­ca­da (Impa), a mai­or com­pe­ti­ção cien­tí­fi­ca do país regis­trou nes­te ano recor­de no núme­ro de esco­las e muni­cí­pi­os ins­cri­tos: 56.516 mil ins­ti­tui­ções de 5.564 cida­des – o que repre­sen­ta uma cober­tu­ra de 99,9% dos muni­cí­pi­os bra­si­lei­ros.

“Este novo ciclo de rea­li­za­ção da Obmep, com mai­or ade­são de esco­las e muni­cí­pi­os, ocor­re ao mes­mo tem­po que o Impa Tech, a gra­du­a­ção do Impa, dá seus pri­mei­ros pas­sos, com uma tur­ma majo­ri­ta­ri­a­men­te egres­sa da olim­pía­da. Não é incrí­vel pen­sar que qua­se 20 milhões de jovens esta­rão pen­san­do em mate­má­ti­ca e resol­ven­do as lin­das ques­tões da olim­pía­da”, dis­se o dire­tor-geral do Impa, Mar­ce­lo Via­na, res­sal­tan­do o papel da com­pe­ti­ção na iden­ti­fi­ca­ção de talen­tos e na con­ti­nui­da­de dos estu­dos.

A Obmep ocor­re em duas fases. A pri­mei­ra eta­pa, rea­li­za­da nes­ta ter­ça-fei­ra, con­sis­te na apli­ca­ção de uma pro­va com 20 ques­tões de múl­ti­pla esco­lha, pre­pa­ra­da em três níveis, de acor­do com o grau de esco­la­ri­da­de do alu­no: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensi­no médio). O estu­dan­te terá duas horas e 30 minu­tos para fina­li­zar o exa­me. Alu­nos com neces­si­da­des espe­ci­ais dis­põem de três horas 30 minu­tos para com­ple­tar a pro­va.

Nes­ta pri­mei­ra fase, tan­to a apli­ca­ção quan­to a cor­re­ção das pro­vas são fei­tas pelas esco­las, que deve­rão seguir as ins­tru­ções e os gaba­ri­tos ela­bo­ra­dos pelo Impa. Os alu­nos con­cor­rem, den­tro da pró­pria esco­la, com estu­dan­tes do mes­mo nível, a vagas para a segun­da fase da Obmep, em quan­ti­da­de pre­de­fi­ni­da que varia de acor­do o núme­ro de ins­cri­tos pela esco­la, por nível.

Uni­da­des de ensi­no loca­li­za­das no Rio Gran­de do Sul e inca­pa­ci­ta­das de apli­car a pri­mei­ra fase, em decor­rên­cia das enchen­tes que atin­gi­ram o esta­do, estão rece­ben­do aten­di­men­to da coor­de­na­ção da Obmep com ori­en­ta­ções. O resul­ta­do dos clas­si­fi­ca­dos para a segun­da fase será divul­ga­do na pági­na da olim­pía­da em 2 de agos­to, e a pro­va será em 19 de outu­bro em locais de apli­ca­ção defi­ni­dos pelo Impa. Cli­que aqui para aces­sar o regu­la­men­to.

Em 20 de dezem­bro, a Obmep vai publi­car no site a lis­ta dos pre­mi­a­dos da 19ª edi­ção. A olim­pía­da pre­mia sepa­ra­da­men­te alu­nos de esco­las públi­cas e pri­va­das. Aos pri­mei­ros serão con­ce­di­das 6,5 mil meda­lhas (500 ouros, 1,5 mil pra­tas e 4,5 mil bron­zes) e até 45 mil cer­ti­fi­ca­dos de men­ção hon­ro­sa. Estu­dan­tes de ins­ti­tui­ções par­ti­cu­la­res rece­be­rão 1,95 mil meda­lhas (150 ouros, 450 pra­tas e 1,35 mil bron­zes) e até 6 mil cer­ti­fi­ca­dos de men­ção hon­ro­sa.

Alu­nos pre­mi­a­dos com meda­lha de ouro, pra­ta ou bron­ze naci­o­nais são con­vi­da­dos a par­ti­ci­par do Pro­gra­ma de Ini­ci­a­ção Cien­tí­fi­ca (PIC Jr.) como incen­ti­vo e pro­mo­ção do desen­vol­vi­men­to aca­dê­mi­co. A ini­ci­a­ti­va ofe­re­ce uma bol­sa de R$ 300 aos alu­nos de esco­las públi­cas que inte­gram o pro­gra­ma.

Sobre a Obmep

Rea­li­za­da com apoio da Soci­e­da­de Bra­si­lei­ra de Mate­má­ti­ca (SBM), a com­pe­ti­ção é pro­mo­vi­da com recur­sos dos minis­té­ri­os da Ciên­cia, Tec­no­lo­gia e Ino­va­ção (MCTI) e da Edu­ca­ção (MEC). Des­ti­na­da a estu­dan­tes do 6º ano do ensi­no fun­da­men­tal ao 3º ano do ensi­no médio, a Obmep con­tri­bui para esti­mu­lar o estu­do da mate­má­ti­ca e iden­ti­fi­car jovens talen­tos da dis­ci­pli­na.

Edi­ção: Juli­a­na Andra­de

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 …