...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Educação / Olimpíada de matemática: 18,5 milhões de alunos participam da 1ª fase

Olimpíada de matemática: 18,5 milhões de alunos participam da 1ª fase

Repro­dução: © Elza Fiuza/Agência Brasil

Provas serão aplicadas nesta terça-feira (4)


Publicado em 04/06/2024 — 07:02 Por Agência Brasil — Rio de Janeiro

Mais de 18,5 mil­hões de alunos par­tic­i­pam nes­ta terça-feira (4) da primeira fase da 19ª Olimpía­da Brasileira de Matemáti­ca das Esco­las Públi­cas (Obmep). Pro­movi­da des­de 2005 pelo Insti­tu­to de Matemáti­ca Pura e Apli­ca­da (Impa), a maior com­petição cien­tí­fi­ca do país reg­istrou neste ano recorde no número de esco­las e municí­pios inscritos: 56.516 mil insti­tu­ições de 5.564 cidades – o que rep­re­sen­ta uma cober­tu­ra de 99,9% dos municí­pios brasileiros.

“Este novo ciclo de real­iza­ção da Obmep, com maior adesão de esco­las e municí­pios, ocorre ao mes­mo tem­po que o Impa Tech, a grad­u­ação do Impa, dá seus primeiros pas­sos, com uma tur­ma majori­tari­a­mente egres­sa da olimpía­da. Não é incrív­el pen­sar que quase 20 mil­hões de jovens estarão pen­san­do em matemáti­ca e resol­ven­do as lin­das questões da olimpía­da”, disse o dire­tor-ger­al do Impa, Marce­lo Viana, ressaltan­do o papel da com­petição na iden­ti­fi­cação de tal­en­tos e na con­tinuidade dos estu­dos.

A Obmep ocorre em duas fas­es. A primeira eta­pa, real­iza­da nes­ta terça-feira, con­siste na apli­cação de uma pro­va com 20 questões de múlti­pla escol­ha, prepara­da em três níveis, de acor­do com o grau de esco­lar­i­dade do aluno: Nív­el 1 (6º e 7º anos), Nív­el 2 (8º e 9º anos) e Nív­el 3 (ensi­no médio). O estu­dante terá duas horas e 30 min­u­tos para finalizar o exame. Alunos com neces­si­dades espe­ci­ais dis­põem de três horas 30 min­u­tos para com­ple­tar a pro­va.

Nes­ta primeira fase, tan­to a apli­cação quan­to a cor­reção das provas são feitas pelas esco­las, que dev­erão seguir as instruções e os gabar­i­tos elab­o­ra­dos pelo Impa. Os alunos con­cor­rem, den­tro da própria esco­la, com estu­dantes do mes­mo nív­el, a vagas para a segun­da fase da Obmep, em quan­ti­dade pre­defini­da que varia de acor­do o número de inscritos pela esco­la, por nív­el.

Unidades de ensi­no local­izadas no Rio Grande do Sul e inca­pac­i­tadas de aplicar a primeira fase, em decor­rên­cia das enchentes que atin­gi­ram o esta­do, estão receben­do atendi­men­to da coor­de­nação da Obmep com ori­en­tações. O resul­ta­do dos clas­si­fi­ca­dos para a segun­da fase será divul­ga­do na pági­na da olimpía­da em 2 de agos­to, e a pro­va será em 19 de out­ubro em locais de apli­cação definidos pelo Impa. Clique aqui para aces­sar o reg­u­la­men­to.

Em 20 de dezem­bro, a Obmep vai pub­licar no site a lista dos pre­mi­a­dos da 19ª edição. A olimpía­da pre­mia sep­a­rada­mente alunos de esco­las públi­cas e pri­vadas. Aos primeiros serão con­ce­di­das 6,5 mil medal­has (500 ouros, 1,5 mil pratas e 4,5 mil bronzes) e até 45 mil cer­ti­fi­ca­dos de menção hon­rosa. Estu­dantes de insti­tu­ições par­tic­u­lares rece­berão 1,95 mil medal­has (150 ouros, 450 pratas e 1,35 mil bronzes) e até 6 mil cer­ti­fi­ca­dos de menção hon­rosa.

Alunos pre­mi­a­dos com medal­ha de ouro, pra­ta ou bronze nacionais são con­vi­da­dos a par­tic­i­par do Pro­gra­ma de Ini­ci­ação Cien­tí­fi­ca (PIC Jr.) como incen­ti­vo e pro­moção do desen­volvi­men­to acadêmi­co. A ini­cia­ti­va ofer­ece uma bol­sa de R$ 300 aos alunos de esco­las públi­cas que inte­gram o pro­gra­ma.

Sobre a Obmep

Real­iza­da com apoio da Sociedade Brasileira de Matemáti­ca (SBM), a com­petição é pro­movi­da com recur­sos dos min­istérios da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vação (MCTI) e da Edu­cação (MEC). Des­ti­na­da a estu­dantes do 6º ano do ensi­no fun­da­men­tal ao 3º ano do ensi­no médio, a Obmep con­tribui para estim­u­lar o estu­do da matemáti­ca e iden­ti­ficar jovens tal­en­tos da dis­ci­plina.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dia das Crianças na Flip: Sesc propõe mais histórias e menos telas

Programação tem contação para crianças e debate para adultos Rafael Car­doso Pub­li­ca­do em 12/10/2024 — …