...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Meio Ambiente / Olimpíada desafia estudantes a restaurar a natureza

Olimpíada desafia estudantes a restaurar a natureza

Desafio é promovido pela organização sem fins lucrativos WWF-Brasil

Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 09/02/2025 — 10:22
Brasília
Brasília (DF) 07/02/2025 - Olimpíada Restaura Natureza. - premiação do grupo vencedor da categoria Comissão Julgadora da 2ª Restaura Natureza, em novembro de 2023. Os estudantes visitaram o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e tiveram a experiência de vivenciar um ação de restauração com a Cerrado de Pé, a Associação de Coletores de sementes da Chapada dos Veadeiros Foto: Katarina Silva/Coletivo Miracema/WWF-Brasil
Repro­dução: © Kata­ri­na Silva/Coletivo Mirace­ma/WWF-Brasil

Estu­dantes do 7º ao 9º ano do ensi­no fun­da­men­tal e do 1º e 2º ano do ensi­no médio de esco­las públi­cas e pri­vadas de todo o Brasil já podem se inscr­ev­er na 3ª edição da Restau­ra Natureza, uma olimpía­da que alia teo­ria e práti­ca em ações climáti­cas para traz­er de vol­ta equi­líbrio ao plan­e­ta.

O desafio pro­movi­do pela orga­ni­za­ção sem fins lucra­tivos WWF-Brasil, insere cri­anças e jovens no con­tex­to dos debates que ocor­rerão na 30ª Con­fer­ên­cia das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáti­cas (COP30) e na 6ª Con­fer­ên­cia Infan­to­ju­ve­nil pelo Meio Ambi­ente (CNIJMA), a serem real­izadas este ano.

“A nova ger­ação vai her­dar um mun­do mais quente, com mais even­tos extremos e por tan­to é essen­cial fomen­tar o maior enga­ja­men­to dos jovens com a agen­da ambi­en­tal, espe­cial­mente no ano da COP 30 no Brasil”, diz Veron­i­ca Maioli, espe­cial­ista de con­ser­vação do WWF-Brasil.

Com os fóruns de nego­ci­ações globais acon­te­cen­do no país, a orga­ni­za­ção da Restau­ra Natureza espera um número cres­cente de inscrições, como já ocor­reu nos anos ante­ri­ores. Enquan­to na primeira edição par­tic­i­param 7.424 estu­dantes e pro­fes­sores, com a apre­sen­tação de 208 pro­je­tos, o segun­do desafio teve 8.437, com 275 pro­je­tos.

Inscrições

Para se inscr­ev­er é necessário for­mar uma equipe que ten­ha a par­tic­i­pação de um pro­fes­sor respon­sáv­el e aces­sar a pági­na restauranatureza.org.br  para preencher um cadas­tro. A inscrição é gra­tui­ta e poderá ser fei­ta até o dia 5 de maio.

Depois dessa eta­pa, cada estu­dante já estará habil­i­ta­do a par­tic­i­par da fase online, na qual respon­derá a quizzes sobre dez temas que reforçam a urgên­cia da restau­ração da natureza, como escassez hídri­ca e segu­rança ali­men­tar, por exem­p­lo. Os pon­tos acu­mu­la­dos indi­vid­ual­mente online somarão para a fase práti­ca, que será exe­cu­ta­da em equipe. “As cri­anças e ado­les­centes irão desen­volver, acom­pan­hados de um pro­fes­sor respon­sáv­el, os seus pro­je­tos rela­ciona­dos ao uso de tec­nolo­gia, plan­tio, incidên­cia políti­ca, cam­pan­has de enga­ja­men­to ou qual­quer ação que pro­mo­va a restau­ração dos ecos­sis­temas”, expli­ca Verôni­ca.

De acor­do com a espe­cial­ista, os pro­je­tos con­cor­rerão nas cat­e­go­rias comis­são jul­gado­ra e voto pop­u­lar e os vence­dores serão pre­mi­a­dos com brindes e via­gens para con­hecerem pro­je­tos e ações que ampliem suas per­cepções sobre restau­ração. Verôni­ca desta­ca ain­da que a olimpía­da é uma das fer­ra­men­tas de edu­cação ambi­en­tal capaz de ger­ar trans­for­mações para um futuro mel­hor e saudáv­el para todos. “Ela per­mite uma maior par­tic­i­pação, inte­gração e dis­cussão, estim­u­lan­do um novo olhar sobre as emergên­cias climáti­cas com ino­vação e com trans­for­mações soci­ais, incen­ti­van­do novos com­por­ta­men­tos que nos per­mi­tam enfrentar, min­i­mizar ou nos adap­tar mel­hor com um novo futuro”, con­clui.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …