...
domingo ,16 fevereiro 2025
Home / Educação / Olimpíada escolar pelo meio ambiente, Restaura Natureza abre inscrição

Olimpíada escolar pelo meio ambiente, Restaura Natureza abre inscrição

Repro­dução: © Arquivo/Agência Brasil

Estudantes de todo Brasil podem participar da competição colaborativa


Pub­li­ca­do em 12/03/2023 — 14:58 Por Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

A Restau­ra Natureza, Olimpía­da Brasileira de Restau­ração de Ecos­sis­temas do WWF-Brasil, está com as inscrições aber­tas para a sua segun­da edição. Nes­ta edição a com­petição colab­o­ra­ti­va será esten­di­da ao 1º ano do Ensi­no Médio, além de con­tem­plar estu­dantes 7º ao 9º ano do Ensi­no Fun­da­men­tal de esco­las públi­cas e pri­vadas de todo o país. As inscrições podem ser feitas pelo site.

Um novo tema for­ma­ti­vo, Segu­rança Ali­men­tar, foi incluí­do na olimpía­da em 2023, jun­tan­do-se a out­ros nove temas atu­ais que se conec­tam ao cur­rícu­lo esco­lar e são cam­in­hos impor­tantes para restau­rar a natureza e a conexão das pes­soas com ela.

A olimpía­da é com­pos­ta por duas fas­es simultâneas: a fase online, que apre­sen­ta os temas for­ma­tivos e con­vi­da os estu­dantes a testarem seus con­hec­i­men­tos indi­vid­ual­mente, e a fase práti­ca, real­iza­da em grupo, em que as cri­anças e jovens vão desen­volver, acom­pan­hados de um pro­fes­sor respon­sáv­el, os seus pro­je­tos rela­ciona­dos ao uso de tec­nolo­gia, plan­tio, mudanças na gestão da comu­nidade, cam­pan­has de enga­ja­men­to ou qual­quer ação cria­ti­va que pro­mo­va a restau­ração dos ecos­sis­temas.

Os alunos acu­mu­lam pon­tos em ambas as fas­es. Tam­bém é pos­sív­el gan­har pon­tos con­vi­dan­do ami­gos para a Restau­ra Natureza. Todos os gru­pos que enviarem um rela­to de suas ações con­cor­rerão em duas cat­e­go­rias: Comis­são Jul­gado­ra e Voto Pop­u­lar, que valem prêmios.

Comunidade escolar

Para que a Restau­ra Natureza con­tem­plasse as deman­das da comu­nidade esco­lar, foi real­iza­do um proces­so de escu­ta com pro­fes­sores e profis­sion­ais de edu­cação de diver­sas cidades brasileiras. O desen­volvi­men­to da olimpía­da tam­bém con­sider­ou as neces­si­dades e temas urgentes apon­ta­dos por espe­cial­is­tas em restau­ração do WWF-Brasil e par­ceiros téc­ni­cos.

A olimpía­da tem como embaix­ador o per­son­agem Chico Ben­to, por meio de parce­ria insti­tu­cional com a Mauri­cio de Sousa Pro­duções. Tam­bém são par­ceiros insti­tu­cionais o Pro­gra­ma das Nações Unidas para o Meio Ambi­ente (Pnu­ma), os Escoteiros do Brasil, a Mostra Eco­falante de Cin­e­ma, a Sociedade Brasileira de Restau­ração Ecológ­i­ca (Sobre) e o Cria­tivos da Esco­la, do Insti­tu­to Alana. Con­ta com o apoio da mar­ca Bom Ar®, da Reckitt Hygiene Com­er­cial, com quem o WWF-Brasil ini­ciou em 2021 uma parce­ria de três anos pela restau­ração do Cer­ra­do e da Mata Atlân­ti­ca, e da Aegea.

A com­petição é orga­ni­za­da pela Quero na Esco­la, asso­ci­ação sem fins lucra­tivos volta­da à edu­cação em par­ceiria com o WWF-Brasil, gov­er­nos e empre­sas em todo país para com­bat­er a degradação socioam­bi­en­tal e defend­er a vida das pes­soas e da natureza, além de bus­car soluções urgentes para a emergên­cia climáti­ca.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Anvisa interdita oito clínicas de estética em três estados e no DF

Fiscalização encontrou diversas irregularidades nos locais Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 15/02/2025 — 18:38 Brasília Ver­são …