...
sexta-feira ,21 junho 2024
Home / Educação / Olimpíada escolar pelo meio ambiente, Restaura Natureza abre inscrição

Olimpíada escolar pelo meio ambiente, Restaura Natureza abre inscrição

Repro­du­ção: © Arquivo/Agência Bra­sil

Estudantes de todo Brasil podem participar da competição colaborativa


Publi­ca­do em 12/03/2023 — 14:58 Por Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

ouvir:

A Res­tau­ra Natu­re­za, Olim­pía­da Bra­si­lei­ra de Res­tau­ra­ção de Ecos­sis­te­mas do WWF-Bra­sil, está com as ins­cri­ções aber­tas para a sua segun­da edi­ção. Nes­ta edi­ção a com­pe­ti­ção cola­bo­ra­ti­va será esten­di­da ao 1º ano do Ensi­no Médio, além de con­tem­plar estu­dan­tes 7º ao 9º ano do Ensi­no Fun­da­men­tal de esco­las públi­cas e pri­va­das de todo o país. As ins­cri­ções podem ser fei­tas pelo site.

Um novo tema for­ma­ti­vo, Segu­ran­ça Ali­men­tar, foi incluí­do na olim­pía­da em 2023, jun­tan­do-se a outros nove temas atu­ais que se conec­tam ao cur­rí­cu­lo esco­lar e são cami­nhos impor­tan­tes para res­tau­rar a natu­re­za e a cone­xão das pes­so­as com ela.

A olim­pía­da é com­pos­ta por duas fases simul­tâ­ne­as: a fase onli­ne, que apre­sen­ta os temas for­ma­ti­vos e con­vi­da os estu­dan­tes a tes­ta­rem seus conhe­ci­men­tos indi­vi­du­al­men­te, e a fase prá­ti­ca, rea­li­za­da em gru­po, em que as cri­an­ças e jovens vão desen­vol­ver, acom­pa­nha­dos de um pro­fes­sor res­pon­sá­vel, os seus pro­je­tos rela­ci­o­na­dos ao uso de tec­no­lo­gia, plan­tio, mudan­ças na ges­tão da comu­ni­da­de, cam­pa­nhas de enga­ja­men­to ou qual­quer ação cri­a­ti­va que pro­mo­va a res­tau­ra­ção dos ecos­sis­te­mas.

Os alu­nos acu­mu­lam pon­tos em ambas as fases. Tam­bém é pos­sí­vel ganhar pon­tos con­vi­dan­do ami­gos para a Res­tau­ra Natu­re­za. Todos os gru­pos que envi­a­rem um rela­to de suas ações con­cor­re­rão em duas cate­go­ri­as: Comis­são Jul­ga­do­ra e Voto Popu­lar, que valem prê­mi­os.

Comunidade escolar

Para que a Res­tau­ra Natu­re­za con­tem­plas­se as deman­das da comu­ni­da­de esco­lar, foi rea­li­za­do um pro­ces­so de escu­ta com pro­fes­so­res e pro­fis­si­o­nais de edu­ca­ção de diver­sas cida­des bra­si­lei­ras. O desen­vol­vi­men­to da olim­pía­da tam­bém con­si­de­rou as neces­si­da­des e temas urgen­tes apon­ta­dos por espe­ci­a­lis­tas em res­tau­ra­ção do WWF-Bra­sil e par­cei­ros téc­ni­cos.

A olim­pía­da tem como embai­xa­dor o per­so­na­gem Chi­co Ben­to, por meio de par­ce­ria ins­ti­tu­ci­o­nal com a Mau­ri­cio de Sou­sa Pro­du­ções. Tam­bém são par­cei­ros ins­ti­tu­ci­o­nais o Pro­gra­ma das Nações Uni­das para o Meio Ambi­en­te (Pnu­ma), os Esco­tei­ros do Bra­sil, a Mos­tra Eco­fa­lan­te de Cine­ma, a Soci­e­da­de Bra­si­lei­ra de Res­tau­ra­ção Eco­ló­gi­ca (Sobre) e o Cri­a­ti­vos da Esco­la, do Ins­ti­tu­to Ala­na. Con­ta com o apoio da mar­ca Bom Ar®, da Rec­kitt Hygi­e­ne Comer­ci­al, com quem o WWF-Bra­sil ini­ci­ou em 2021 uma par­ce­ria de três anos pela res­tau­ra­ção do Cer­ra­do e da Mata Atlân­ti­ca, e da Aegea.

A com­pe­ti­ção é orga­ni­za­da pela Que­ro na Esco­la, asso­ci­a­ção sem fins lucra­ti­vos vol­ta­da à edu­ca­ção em par­cei­ria com o WWF-Bra­sil, gover­nos e empre­sas em todo país para com­ba­ter a degra­da­ção soci­o­am­bi­en­tal e defen­der a vida das pes­so­as e da natu­re­za, além de bus­car solu­ções urgen­tes para a emer­gên­cia cli­má­ti­ca.

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inmet: Região Sul tem cinco alertas para temporais nesta segunda-feira

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Chuvas podem chegar a 60 mm/h, acompanhadas de ventos intensos …