...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Esportes / Olimpíada: Léo de Deus vai em busca do melhor resultado em Tóquio

Olimpíada: Léo de Deus vai em busca do melhor resultado em Tóquio

14.07.2021 - Jogos Olímpicos Tóquio 2020 - Natação masculina. O atleta Leonardo de Deus no primeiro treino da natação após chegada em Sagamihara, uma das bases do Time Brasil no Japão.
Repro­du­ção: © Ale­xan­dre Cas­tel­lo Branco/COB/Direitos Reser­va­dos

Brasileiro usa experiência e prioriza 200 m borboleta no Japão


Publi­ca­do em 16/07/2021 — 20:40 Por Juli­a­no Jus­to — Repór­ter da TV Bra­sil e da Rádio Naci­o­nal — São Pau­lo

O nada­dor Léo de Deus, aos 30 anos, é um dos mais expe­ri­en­tes dos 26 inte­gran­tes da dele­ga­ção bra­si­lei­ra da nata­ção para a Olim­pía­da. O atle­ta está na reta final de pre­pa­ra­ção para a dis­pu­ta da ter­cei­ra edi­ção de Jogos Olím­pi­cos da car­rei­ra.

Em entre­vis­ta cole­ti­va pro­mo­vi­da pelo Comi­tê Olím­pi­co do Bra­sil (COB) nes­ta sex­ta-fei­ra (16), o atle­ta expli­cou o foco total na pro­va dos 200 metros (m) bor­bo­le­ta. “Em Lon­dres e no Rio eu nadei os 200 m cos­tas tam­bém, mas todo mun­do sabe que os 200 m bor­bo­le­ta é a minha prin­ci­pal pro­va e ago­ra foquei nis­so. Se for­mos falar dos pri­mei­ros 100 m, tem nomes mais for­tes do que eu, Kris­tof Milak, Daya Seto, Cae­leb Dres­sel, entre outros atle­tas. Então o meu gran­de obje­ti­vo nos 200 m é ficar den­tro da mar­ca de 54s nes­sa pri­mei­ra meta­de sem um esfor­ço tão gran­de para con­se­guir vol­tar bem e ficar na casa de 1min54s. Assim, acre­di­to que pos­so ir para a final e con­se­guir che­gar bem”, decla­rou.

Nos Jogos de Lon­dres (2012) ele foi à semi­fi­nal dos 200 m cos­tas, ter­mi­nan­do em 13º lugar. E, nos 200 m bor­bo­le­ta, ficou em 21º lugar. No Rio de Janei­ro, em 2016, ele que­brou o recor­de bra­si­lei­ro nos 200 m cos­tas, com o tem­po de 1min57s, e ter­mi­nou em 13º lugar nas semi­fi­nais. Nos 200 m bor­bo­le­ta, com a mar­ca de 1min56s77, ter­mi­nou em 13º lugar nas semi­fi­nais. “Com esses resul­ta­dos todos e vári­os outros que con­se­gui duran­te minha car­rei­ra, como o tri­cam­pe­o­na­to pan-ame­ri­ca­no, aca­bei che­gan­do à con­clu­são, em 2019 jun­to com meu téc­ni­co, de que a chan­ce de fazer algo gran­de esta­va mes­mo nos 200 m bor­bo­le­ta, e colo­quei em prá­ti­ca essa estra­té­gia. É fun­da­men­tal uma pas­sa­gem for­te na pri­mei­ra meta­de, mas sem se des­gas­tar tan­to”, afir­mou.

Mes­mo sen­do um vete­ra­no em edi­ções de Jogos Olím­pi­cos, ele não escon­de o ner­vo­sis­mo às vés­pe­ras do come­ço das pro­vas. “O frio na bar­ri­ga é o mes­mo daque­le que sen­ti em Lon­dres, quan­do era um meni­no. Porém, ago­ra me sin­to na minha melhor for­ma físi­ca e men­tal e pron­to para fazer a melhor Olim­pía­da da minha car­rei­ra”, con­cluiu.

As com­pe­ti­ções da nata­ção estão pro­gra­ma­das para ocor­re­rem entre os dias 24 e 31 de julho no Cen­tro Aquá­ti­co de Tóquio.

Edi­ção: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Fluminense conquista título da Recopa Sul-Americana sobre a LDU

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Goncalves/Fluminense F. C./Direitos Reser­va­dos Jhon Arias marcou duas vezes para garantir o …