...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Esportes / Olimpíadas: Evandro e Arthur são eliminados no vôlei de praia

Olimpíadas: Evandro e Arthur são eliminados no vôlei de praia

 

Repro­dução: Agên­cia Brasil / EBC

Dupla perdeu para suecos que lideram o circuito mundial


Publicado em 06/08/2024 — 15:24 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A dupla de vôlei de pra­ia Evan­dro e Arthur foi elim­i­na­da dos Jogos Olímpi­cos de Paris, após der­ro­ta por 2 a 0 para a dupla da Sué­cia Hel­lvig e Ahman. A par­ti­da foi dis­puta­da pelas quar­tas de final na Are­na da Torre Eif­fel. As par­ci­ais foram de 21 a 17 e 21 a 16.

Em nen­hum momen­to da par­ti­da os brasileiros ficaram à frente dos sue­cos no placar. Não à toa, os adver­sários lid­er­am o rank­ing do cir­cuito inter­na­cional, além de terem con­quis­ta­do o vice-campe­ona­to do mun­do em 2023.

Nos primeiros min­u­tos, Hel­lvig e Ahman abri­ram uma van­tagem de três pon­tos. O últi­mo obti­do em um rali de 18 segun­dos, que ter­mi­nou com um blo­queio de Hel­lvig. A pressão dos sue­cos aumen­tou e, em uma joga­da ráp­i­da, fiz­er­am uma vira­da de segun­da que os pos­si­bil­i­tou chegar no quar­to pon­to.

O primeiro pon­to brasileiro veio na sequên­cia, com Evan­dro explo­ran­do o alto blo­queio sue­co. Ao lon­go da par­ti­da, essa foi uma estraté­gia bas­tante uti­liza­da pela dupla brasileira, a exem­p­lo dos saques força­dos, o que, inclu­sive, deu a chance ao Brasil se aprox­i­mar no placar, fazen­do o segun­do pon­to.

Novo saque força­do difi­cul­tou o passe da dupla sue­ca, que teve de pas­sar a bola para o lado brasileiro. Explo­ran­do nova­mente o blo­queio sue­co, a dupla brasileira fez seu ter­ceiro pon­to.

Em nova ten­ta­ti­va de saque força­do, o Brasil come­teu o primeiro erro de saque, deixan­do o placar em 5 a 3.

A difer­ença ficou entre dois e três pon­tos, até que, em um blo­queio de Hel­lvig, a van­tagem aumen­tou, com o placar em 13 a 9.

Pouco depois, nova ten­ta­ti­va de pas­sagem de bola de segun­da pelos sue­cos, que foi ante­ci­pa­da por Arthur, que fez o passe para Evan­dro pon­tu­ar com uma cor­ta­da a queima roupa.

O Brasil man­teve os saques força­dos, mas a efi­ciên­cia defen­si­va dos sue­cos não deu chance aos brasileiros, na bus­ca por se aprox­i­mar no placar.

Diante da situ­ação, Evan­dro e Arthur bus­caram faz­er algu­mas vari­ações de ataque, entre bolas cor­tadas e colo­cadas. A situ­ação, no entan­to, não pôde ser rever­ti­da em meio a erros de saque e fal­has de ataque pelo lado brasileiro.

Com um pon­to de blo­queio, os sue­cos ini­ci­am a reta final do primeiro set fazen­do 19 a 15. O Brasil ain­da fez uma joga­da de efeito, após o saque força­do de Evan­dro voltar dire­to ao cam­po brasileiro, e o próprio Evan­dro subir para cor­tar de primeira.

A óti­ma joga­da, no entan­to, não evi­tou a der­ro­ta brasileira no primeiro set. Novo erro de saque fecha o primeiro set em 21 a 17 para os sue­cos.

Segundo set

A exem­p­lo do primeiro set, a dupla sue­ca começa o segun­do em rit­mo forte, abrindo dois pon­tos de van­tagem, com uma pan­ca­da do Hel­lvig. Após um erro de saque para cada dupla, Hel­lvig vira uma bola fazen­do 4 a 1.

Com mui­ta con­ver­sa entre a dupla, os brasileiros mel­ho­ram, colan­do nos sue­cos em 5 a 4, após erro de ataque de Hel­lvig. Os adver­sários voltam então a dom­i­nar a par­ti­da e, com um pon­to de saque, ampli­am a van­tagem para qua­tro pon­tos, fazen­do 10 a 6.

O Brasil ten­tou esfri­ar o jogo, com pedi­do de tem­po, mas a situ­ação não mudou e a Sué­cia chegou a 11 a 7. Com um novo erro de recepção de saque, o Brasil viu a Sué­cia chegar a 15 pon­tos, enquan­to tin­ha ape­nas 9.

O Brasil ten­ta um sus­piro final, mas a exper­iên­cia da dupla sue­ca con­segue, com uma respos­ta ao saque força­do do Evan­dro, chegar ao 18º pon­to.

Uma bola colo­ca­da da Sué­cia resul­tou, então, em match­point, fechan­do o segun­do set em 21 a 16. Com a der­ro­ta, acabou tam­bém a esper­ança brasileira de con­seguir mais uma medal­ha no vôlei de pra­ia mas­culi­no.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Lula publica carta de apoio a Rio-Niterói nos Jogos Panamericanos 2031

Presidente recebeu prefeitos das cidades que postulam candidatura Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …