...
sábado ,5 outubro 2024
Home / Noticias do Mundo / OMS alerta que crianças estão morrendo de fome no norte de Gaza

OMS alerta que crianças estão morrendo de fome no norte de Gaza

Repro­dução: © REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa

Tedros apela a Israel para garantir ajuda humanitária


Pub­li­ca­do em 05/03/2024 — 11:13 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Após vis­i­tar os hos­pi­tais Al-Awda e Kamal Adwan, no norte da Faixa de Gaza, o dire­tor-ger­al da Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghe­breye­sus, disse ter feito “descober­tas som­brias”, ao citar níveis graves de desnu­trição, cri­anças mor­ren­do de fome, grave escassez de com­bustív­el, ali­men­tos e supri­men­tos médi­cos e edifí­cios hos­pi­ta­lares destruí­dos.

Nas redes soci­ais, Tedro lem­brou que as vis­i­tas, no últi­mo fim de sem­ana, foram as primeiras des­de o iní­cio de out­ubro do ano pas­sa­do, “ape­sar dos nos­sos esforços para obter um aces­so mais reg­u­lar ao norte de Gaza”. “A situ­ação no Hos­pi­tal Al-Awda é par­tic­u­lar­mente ter­rív­el, pois um dos edifí­cios está destruí­do”, desta­cou.

“O Hos­pi­tal Kamal Adwan é o úni­co hos­pi­tal pediátri­co no norte de Gaza e está lota­do de pacientes. A fal­ta de ali­men­tos resul­tou na morte de dez cri­anças. A fal­ta de elet­ri­ci­dade rep­re­sen­ta uma séria ameaça ao atendi­men­to aos pacientes, espe­cial­mente em áreas críti­cas como a unidade de cuida­dos inten­sivos e a unidade neona­tal.”

Ain­da segun­do Tedros, a OMS con­seguiu entre­gar 9,5 mil litros de com­bustív­el para cada um dos hos­pi­tais da região, além de alguns supri­men­tos médi­cos essen­ci­ais. “Isso rep­re­sen­ta uma fração de todas as neces­si­dades urgentes para o sal­va­men­to de vidas”, pon­tu­ou.

“Apelam­os a Israel para que garan­ta que a aju­da human­itária pos­sa ser entregue de for­ma segu­ra e reg­u­lar­mente. Os civis, espe­cial­mente cri­anças, e o pes­soal de saúde pre­cisam de aju­da ime­di­ata­mente. Mas o prin­ci­pal remé­dio que todos ess­es pacientes neces­si­tam é paz. Ces­sar-fogo”, con­cluiu.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Operação para repatriar brasileiros do Líbano é adiada

Governo alega falta segurança aos comboios terrestres até o aeroporto Agên­cia Brasil Pub­li­ca­da em 04/10/2024 …