...
sexta-feira ,24 janeiro 2025
Home / Noticias / Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Para a região Sul, boletim do Inmet indica possibilidade de tempestade


Publicado em 28/04/2024 — 12:49 Por Léo Rodrigues – Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

Um nova onda de calor dev­erá man­ter as tem­per­at­uras ele­vadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últi­mos dias de abril. Metade do esta­do de São Paulo tam­bém se encon­tra den­tro do perímetro atingi­do, con­forme aler­ta divul­ga­do pelo Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet).

O even­to climáti­co atinge a porção oeste do ter­ritório paulista e não vai alcançar a região met­ro­pol­i­tana. Ain­da segun­do o aler­ta, out­ros qua­tro esta­dos podem ser par­cial­mente atingi­dos. Mato Grosso e Goiás devem ficar aten­tos para uma faixa que alcança o sul dos dois esta­dos. Já no Paraná, a tem­per­atu­ra sobe para municí­pios do norte. A onde de calor alcança ain­da parte da região do Triân­gu­lo Mineiro.

O aler­ta, divul­ga­do neste sába­do (27), vale até às 18h de quar­ta-feira (1º). Na clas­si­fi­cação do Inmet, as ondas de calor se con­fig­u­ram quan­do a tem­per­atu­ra se man­tém, ao lon­go de pelo menos cin­co dias, 5 graus Cel­sius (ºC) aci­ma da média esper­a­da para o mês.

De acor­do com o bole­tim, 694 municí­pios devem ser afe­ta­dos. Cidades como Doura­dos (MS) e Araçatu­ba (SP) têm pre­visão de tem­per­at­uras de até 36 ºC, o que é con­sid­er­a­do bas­tante ele­va­do para o out­ono.

El Niño

Fortes ondas de calor têm atingi­do o ter­ritório brasileiro des­de o ano pas­sa­do, geran­do tem­per­at­uras recordes em algu­mas cidades. As regiões mais atingi­das têm sido o Cen­tro-Oeste e o Sud­este.

De acor­do com cli­ma­tol­o­gis­tas, as ele­vações de tem­per­atu­ra tem relação com o El Niño, fenô­meno que acon­tece em inter­va­l­os de tem­po que vari­am entre três e sete anos. Em vigên­cia des­de o ano pas­sa­do, ele está se aprox­i­man­do do fim segun­do a Agên­cia Nacional Atmos­féri­ca e Oceâni­ca dos Esta­dos Unidos (Noaa, na sigla em inglês).

Os espe­cial­is­tas apon­tam tam­bém a influên­cia do aque­c­i­men­to glob­al do plan­e­ta, resul­ta­do do exces­so de emis­são gas­es de efeito est­u­fa provo­ca­da pelo homem, o que tende a resul­tar em episó­dios de extremos climáti­cos cada vez mais fre­quentes.

Tempestades

Enquan­to o Cen­tro-Oeste e o Sud­este reg­is­tram alta nas tem­per­at­uras decor­rente do El Niño, no Sul do país o fenô­meno tende a ger­ar chu­vas inten­sas. Isso ocorre dev­i­do a mudanças na dinâmi­ca de cir­cu­lação das mas­sas de ar. As frentes frias acabam se esta­cio­nan­do por mais tem­po na Região Sul ao invés de avançar sobre o ter­ritório brasileiro.

Em boa parte do Rio Grande do Sul, incluin­do a região met­ro­pol­i­tana de Por­to Ale­gre e a porção sul do esta­do, a pop­u­lação deve se man­ter aten­ta. O Inmet emi­tiu um aler­ta de tem­pes­tades para esse perímetro, váli­do até às 18h des­ta segun­da-feira (29).

O órgão indi­ca pos­si­bil­i­dade de chu­va entre 30 e 60 milímet­ros por hora ou entre 50 e 100 milímet­ros por dia. Além dis­so, podem ocor­rer ven­tos inten­sos de até 100 quilômet­ros por hora e que­da de grani­zo. Entre pos­síveis con­se­quên­cias, o Inmet lista o risco de corte de ener­gia elétri­ca, estra­gos em plan­tações, que­da de árvores e alaga­men­tos.

Algu­mas cidades já reg­is­traram um tem­po­ral na tarde deste sába­do (27). Em San­ta Cruz do Sul, a cer­ca de 150 quilômet­ros de Por­to Ale­gre, hou­ve que­da de grani­zo e casas foram dan­i­fi­cadas. Tam­bém hou­ve que­da de ener­gia em algu­mas regiões da cidade. No oeste do esta­do, o municí­pio de Quaraí reg­istrou um acu­mu­la­do supe­ri­or a 170 milímet­ros em um perío­do de 24 horas.

Chu­vas tam­bém causaram estra­gos no Nordeste do país. Em For­t­aleza, três casas desabaram durante uma tem­pes­tade na madru­ga­da deste sába­do (27). Não hou­ve feri­dos. A ocor­rên­cia se deu no Bair­ro Con­jun­to Palmeiras II.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Temporada de ensaios no Sambódromo do Rio começa amanhã

Público tem acesso gratuito às arquibancadas Bruno de Fre­itas Moura — Repórter da Agên­cia Brasil …