...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Noticias do Mundo / Onda de frio deixa um morto e mais de 4 milhões sem energia no Texas

Onda de frio deixa um morto e mais de 4 milhões sem energia no Texas

Francisco Sanchez limpa a neve de seu carro antes de sair brincar na neve com seus filhos, em El Paso. kids in El Paso
© Reuters/Briana Sanchez/El Paso Times (Repro­du­ção)

Tempestade de gelo reduz metade da geração de energia eólica do estado


Publi­ca­do em 16/02/2021 — 11:55 Por Maria Cas­pa­ni e Ste­ve Gor­man — Repór­te­res da Reu­ters — Hous­ton — Texas (EUA)

Reuters

Ao menos uma pes­soa mor­reu e mais de qua­tro milhões fica­ram sem ener­gia no Texas, após uma rara onda de frio ter for­ça­do a ope­ra­do­ra de ele­tri­ci­da­de do esta­do nor­te-ame­ri­ca­no a impor blac­kouts rota­ti­vos devi­do à mai­or deman­da por ener­gia.

Acre­di­ta-se que a cau­sa da mor­te tenha sido expo­si­ção a “tem­pe­ra­tu­ras extre­ma­men­te bai­xas”, dis­se no Twit­ter o che­fe de polí­cia de Hous­ton, Art Ace­ve­do.

O site PowerOutage.us, que acom­pa­nha a fal­ta de ener­gia, dis­se que 4.113.701 cli­en­tes no Texas esta­vam sem ener­gia às 2h05 (4h05, horá­rio de Bra­sí­lia) de ter­ça-fei­ra.

A onda de frio que var­re o Texas atin­giu tam­bém a par­te nor­te do Méxi­co, onde auto­ri­da­des dis­se­ram que 4,7 milhões de usuá­ri­os fica­ram sem ener­gia na segun­da-fei­ra cedo. Por vol­ta do meio-dia o ser­vi­ço havia sido reto­ma­do para qua­se 2,6 milhões delas.

Declaração de emergência

Tem­pes­ta­des de gelo der­ru­ba­ram qua­se meta­de da capa­ci­da­de de gera­ção de ener­gia eóli­ca do Texas no domin­go, um dos efei­tos do frio con­ge­lan­te, infor­mou o ope­ra­dor do sis­te­ma do esta­do.

Res­pon­den­do a um pedi­do do gover­na­dor Greg Abbott, o pre­si­den­te Joe Biden fez uma decla­ra­ção fede­ral de emer­gên­cia para todos os 254 con­da­dos do esta­do no domin­go, auto­ri­zan­do agên­ci­as dos EUA a coor­de­na­rem a aju­da huma­ni­tá­ria em caso de catás­tro­fes pelo mau tem­po no Texas.

Os pro­ble­mas de ener­gia no Texas vie­ram com um frio inten­so, com­bi­na­do com neve, gra­ni­zo e chu­va con­ge­lan­te. As tem­pe­ra­tu­ras bai­xa­ram em gran­de par­te dos Esta­dos Uni­dos, des­de o noro­es­te do Pací­fi­co até as gran­des pla­ní­ci­es e esta­dos do meio do Atlân­ti­co no fim de sema­na.

O Con­se­lho de Con­fi­a­bi­li­da­de Elé­tri­ca do Texas (Ercot), o ope­ra­dor de rede do esta­do, emi­tiu um aler­ta pedin­do aos con­su­mi­do­res e empre­sas para eco­no­mi­zar ener­gia, citan­do deman­das rela­ci­o­na­das ao frio extre­mo que asso­la o esta­do.

“Esta­mos lidan­do com inter­rup­ções de gera­ção aci­ma do nor­mal devi­do a tur­bi­nas eóli­cas con­ge­la­das e for­ne­ci­men­to limi­ta­do de gás natu­ral dis­po­ní­vel para uni­da­des gera­do­ras”, dis­se a agên­cia.

Par­ques eóli­cos no oes­te do Texas, atin­gi­dos por tem­pes­ta­des de gelo no fim de sema­na, foram par­ti­cu­lar­men­te atin­gi­dos.

Dos mais de 25.000 megawatts de capa­ci­da­de eóli­ca nor­mal­men­te dis­po­ní­veis no Texas, cer­ca de 12.000 megawatts esta­vam fora de ser­vi­ço na manhã de domin­go “devi­do ao even­to de inver­no”, dis­se a por­ta-voz do Ercot, Les­lie Sop­ko.

A gera­ção eóli­ca é a segun­da mai­or fon­te de ener­gia no Texas, res­pon­sá­vel por 23% das fon­tes de ali­men­ta­ção esta­du­ais no ano pas­sa­do, atrás do gás natu­ral, que repre­sen­tou 45%, de acor­do com dados da Ercot.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nildo Ouriques - Impactos da vitória de Milei nas eleições argentinas. - Foto: Arquivo Pessoal

Entenda as origens da atual crise de segurança do Equador

Repro­du­ção: © REUTERS/Karen Toro Situação tem origem na pobreza, dizem especialistas Publi­ca­do em 10/01/2024 — …