...
segunda-feira ,4 novembro 2024
Home / Noticias / ONS prevê cenário energético “sensível” até novembro

ONS prevê cenário energético “sensível” até novembro

Rio de Janeiro - Consumo de energia elétrica, lâmpada e interruptor de luz. (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Repro­dução:  © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Operador garantiu, porém, que não haverá desabastecimento de energia


Pub­li­ca­do em 23/07/2021 — 17:27 Por Marce­lo Brandão — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Oper­ador Nacional do Sis­tema Elétri­co (ONS) revi­sou as pre­visões para o atendi­men­to de ener­gia ao Brasil até novem­bro e ver­i­fi­cou que o cenário energéti­co do país per­manecerá “sen­sív­el”, com aciona­men­to de usi­nas ter­melétri­c­as, que encar­e­cem a con­ta de luz.

A ONS tam­bém pre­vê a pos­si­bil­i­dade de impor­tação de ener­gia, em um cenário de “esgo­ta­men­to de prati­ca­mente todos os recur­sos” quan­do o assun­to é req­ui­si­tos de potên­cia, como nív­el de reser­vatórios e vazão. Con­tu­do, mes­mo no cenário mais des­fa­voráv­el, a ONS garante o abastec­i­men­to de ener­gia.

Foram traça­dos dois cenários. No primeiro deles, há aciona­men­to do par­que ter­melétri­co, mas de for­ma con­ser­vado­ra. Já no segun­do cenário, mais críti­co do pon­to de vista energéti­co, as tér­mi­cas seri­am mais acionadas e seria con­sid­er­a­da a impor­tação de ener­gia de país­es viz­in­hos para preser­vação da potên­cia.

O estu­do con­sider­ou um aumen­to cres­cente das ativi­dades de comér­cio e serviços daqui para frente, o que traz con­si­go uma maior deman­da de ener­gia. Nesse con­tex­to, a tendên­cia é haver uma redução nos níveis de armazena­men­to no final do perío­do de seca. Mes­mo assim, a ONS entende não haver risco de desabastec­i­men­to no Brasil

“Emb­o­ra o estu­do indique que até o fim de 2021 a situ­ação per­manecerá sen­sív­el, o Oper­ador está acom­pan­han­do os des­do­bra­men­tos das ações já em cur­so e atuan­do den­tro de suas atribuições para aumen­tar a ofer­ta das fontes de ener­gia e garan­tir que não haja a sus­pen­são do supri­men­to elétri­co”, afir­mou, em nota.

“Vale ain­da destacar que o setor elétri­co brasileiro é robus­to e seguro, mas que diante da pior escassez hídri­ca enfrenta­da atual­mente, foi necessário ado­tar medi­das excep­cionais para econ­o­mizar água em todos os reser­vatórios, e com isso geren­ciar de for­ma estratég­i­ca esse recur­so”, com­ple­tou.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Governo processa TikTok por tratamento irregular de dados de crianças

Ações pedem desativação de recurso do feed e plano de conformidade Alex Rodrigues — Repórter …