...
segunda-feira ,18 março 2024
Home / Noticias / ONS prevê cenário energético “sensível” até novembro

ONS prevê cenário energético “sensível” até novembro

Rio de Janeiro - Consumo de energia elétrica, lâmpada e interruptor de luz. (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Repro­du­ção:  © Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil

Operador garantiu, porém, que não haverá desabastecimento de energia


Publi­ca­do em 23/07/2021 — 17:27 Por Mar­ce­lo Bran­dão — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O Ope­ra­dor Naci­o­nal do Sis­te­ma Elé­tri­co (ONS) revi­sou as pre­vi­sões para o aten­di­men­to de ener­gia ao Bra­sil até novem­bro e veri­fi­cou que o cená­rio ener­gé­ti­co do país per­ma­ne­ce­rá “sen­sí­vel”, com aci­o­na­men­to de usi­nas ter­me­lé­tri­cas, que enca­re­cem a con­ta de luz.

A ONS tam­bém pre­vê a pos­si­bi­li­da­de de impor­ta­ção de ener­gia, em um cená­rio de “esgo­ta­men­to de pra­ti­ca­men­te todos os recur­sos” quan­do o assun­to é requi­si­tos de potên­cia, como nível de reser­va­tó­ri­os e vazão. Con­tu­do, mes­mo no cená­rio mais des­fa­vo­rá­vel, a ONS garan­te o abas­te­ci­men­to de ener­gia.

Foram tra­ça­dos dois cená­ri­os. No pri­mei­ro deles, há aci­o­na­men­to do par­que ter­me­lé­tri­co, mas de for­ma con­ser­va­do­ra. Já no segun­do cená­rio, mais crí­ti­co do pon­to de vis­ta ener­gé­ti­co, as tér­mi­cas seri­am mais aci­o­na­das e seria con­si­de­ra­da a impor­ta­ção de ener­gia de paí­ses vizi­nhos para pre­ser­va­ção da potên­cia.

O estu­do con­si­de­rou um aumen­to cres­cen­te das ati­vi­da­des de comér­cio e ser­vi­ços daqui para fren­te, o que traz con­si­go uma mai­or deman­da de ener­gia. Nes­se con­tex­to, a ten­dên­cia é haver uma redu­ção nos níveis de arma­ze­na­men­to no final do perío­do de seca. Mes­mo assim, a ONS enten­de não haver ris­co de desa­bas­te­ci­men­to no Bra­sil

“Embo­ra o estu­do indi­que que até o fim de 2021 a situ­a­ção per­ma­ne­ce­rá sen­sí­vel, o Ope­ra­dor está acom­pa­nhan­do os des­do­bra­men­tos das ações já em cur­so e atu­an­do den­tro de suas atri­bui­ções para aumen­tar a ofer­ta das fon­tes de ener­gia e garan­tir que não haja a sus­pen­são do supri­men­to elé­tri­co”, afir­mou, em nota.

“Vale ain­da des­ta­car que o setor elé­tri­co bra­si­lei­ro é robus­to e segu­ro, mas que dian­te da pior escas­sez hídri­ca enfren­ta­da atu­al­men­te, foi neces­sá­rio ado­tar medi­das excep­ci­o­nais para eco­no­mi­zar água em todos os reser­va­tó­ri­os, e com isso geren­ci­ar de for­ma estra­té­gi­ca esse recur­so”, com­ple­tou.

Edi­ção: Ali­ne Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Baleado na rodoviária do Rio não fará cirurgia: quadro é crítico

Repro­du­ção: © TV Bra­sil Bruno Lima da Costa foi atingido por três tiros Publicado em …