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ONU: Braille é essencial para plena realização dos direitos humanos

Repro­dução: © Myr­i­ams Foto/Pixabay

Dia mundial do sistema de escrita e leitura é comemorado hoje


Pub­li­ca­do em 04/01/2024 — 07:38 Por Paula Labois­sière — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

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Mes­mo em cir­cun­stân­cias nor­mais, pes­soas com defi­ciên­cia têm menos chance de aces­sar serviços de saúde, edu­cação e emprego. De acor­do com a Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU), é mais prováv­el que elas vivam na pobreza, reg­istrem taxas mais ele­vadas de vio­lên­cia, neg­ligên­cia e abu­so e este­jam entre os mais mar­gin­al­iza­dos. No caso de defi­cientes visuais, a pan­demia de covid-19, segun­do a enti­dade, mostrou a importân­cia de pro­duzir infor­mação essen­cial em for­matos acessíveis, incluin­do braille e for­matos sonoros.  

“Muitas pes­soas com defi­ciên­cia pode­ri­am enfrentar risco maior de con­t­a­m­i­nação dev­i­do à fal­ta de aces­so a ori­en­tações e pre­cauções para pro­te­ger e reduzir a propa­gação de uma pan­demia. A covid-19 tam­bém enfa­ti­zou a neces­si­dade de inten­si­ficar todas as ativi­dades rela­cionadas com a aces­si­bil­i­dade dig­i­tal para garan­tir a inclusão dig­i­tal de todos”, desta­cou a ONU. No Dia Mundi­al do Braille, lem­bra­do nes­ta quin­ta-feira (4), a pro­pos­ta é ampli­ar a con­sci­en­ti­za­ção do Braille como meio de comu­ni­cação para a ple­na real­iza­ção dos dire­itos humanos de pes­soas com defi­ciên­cia visu­al.

Entenda

O Sis­tema Braille foi cri­a­do em 1825 pelo francês Louis Braille, que ficou cego aos 3 anos em razão de um aci­dente que cau­sou infecção nos dois olhos. A ver­são mais con­heci­da da escri­ta data de 1837. O sis­tema per­mite a comu­ni­cação em várias lín­guas.

Dia Mundial do Braille: 4 de janeiro. Como está o ensino do Braille no país? Como os cegos aprendem a ler e escrever? O Braille é ensinado nas escolas públicas do Brasil? Qual a participação do governo federal neste processo? Foto: Freepik
Repro­dução: Dia Mundi­al do Braille é comem­o­ra­do em 4 de janeiro — Foto Freepik

For­ma­do por sím­bo­los alfabéti­cos e numéri­cos, o sis­tema pos­si­bili­ta a escri­ta e a leitu­ra, por meio da com­bi­nação de um a seis pon­tos. A leitu­ra, com uma ou ambas as mãos, se faz da esquer­da para a dire­i­ta. Os pon­tos em rele­vo obe­de­cem a medi­das padrão e a dimen­são da cela braille cor­re­sponde à unidade de per­cepção da pon­ta dos dedos.

No Brasil, o braille foi intro­duzi­do por José Álvares de Azeve­do, ide­al­izador da primeira esco­la para o ensi­no de pes­soas cegas no país, o Impe­r­i­al Insti­tu­to de Meni­nos Cegos, atu­al Ben­jamin Con­stant. Em 8 de abril, aniver­sário de Azeve­do, é comem­o­ra­do o Dia Nacional do Braille.

A ONU desta­ca que o braille é con­sid­er­a­do essen­cial no con­tex­to da edu­cação, da liber­dade de expressão e de opinião, bem como da inclusão social, con­forme pre­vis­to na Con­venção sobre os Dire­itos das Pes­soas com Defi­ciên­cia.

Números

Condições ocu­lares são con­sid­er­adas extrema­mente comuns. A Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS) esti­ma que pelo menos 1 bil­hão de pes­soas em todo o mun­do apre­sen­tam algum tipo de defi­ciên­cia visu­al, seja para enx­er­gar de per­to ou de longe, que pode­ria ter sido evi­ta­da ou que ain­da não foi solu­ciona­da.

“As pes­soas com defi­ciên­cia visu­al têm maior prob­a­bil­i­dade do que as que não têm de sofr­er taxas mais ele­vadas de pobreza e desvan­tagem. Não sat­is­faz­er as suas neces­si­dades ou não cumprir os seus dire­itos tem con­se­quên­cias de amp­lo alcance: a per­da de visão rep­re­sen­ta, muitas vezes, uma vida inteira de desigual­dade, prob­le­mas de saúde e bar­reiras à edu­cação e ao emprego”, aler­tou a ONU.

Edição: Graça Adju­to

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