...
domingo ,20 abril 2025
Home / Noticias / Operação apura crimes na exploração de sal-gema em Maceió

Operação apura crimes na exploração de sal-gema em Maceió

Repro­dução: © UFAL

PF cumpre mandados em Maceió, no Rio de Janeiro e em Aracaju


Pub­li­ca­do em 21/12/2023 — 08:36 Por Aécio Ama­do — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

 A Polí­cia Fed­er­al (PF) defla­grou, na man­hã des­ta quin­ta-feira (21), a Oper­ação Lágri­mas de Sal, para inves­ti­gar pos­síveis crimes cometi­dos durante os anos de explo­ração de sal-gema pela Braskem em Maceió. 

A explo­ração de sal-gema na cap­i­tal alagoana ocor­reu de 1976 a 2019, resul­tan­do em grave insta­bil­i­dade no solo de bair­ros como Pin­heiro, Mutange, Bebedouro e adjacên­cias. A área se tornou inabitáv­el, ten­do em vista os riscos de desmoron­a­men­to de casas, ruas e fechamen­to do comér­cio, levan­do mais de 60 mil pes­soas a terem que deixar os bair­ros.

As inves­ti­gações da PF apu­raram indí­cios de que as ativi­dades de min­er­ação desen­volvi­das no local não “seguiram os parâmet­ros de segu­rança pre­vis­tos na lit­er­atu­ra cien­tí­fi­ca e nos respec­tivos planos de lavra, que visavam a garan­tir a esta­bil­i­dade das minas e a segu­rança da pop­u­lação que residia na super­fí­cie”.

empregos serão gerados na exploração de sal-gema no ES. Foto: Tawatchai/Freepik
Repro­dução: Explo­ração de sal-gema — Foto Tawatchai/Freepik

De acor­do com as apu­rações feitas até ago­ra, foram iden­ti­fi­ca­dos indí­cios de apre­sen­tação de “dados fal­sos e omis­são de infor­mações rel­e­vantes aos órgãos públi­cos respon­sáveis pela fis­cal­iza­ção da ativi­dade, per­mitin­do assim a con­tinuidade dos tra­bal­hos, mes­mo quan­do já pre­sentes prob­le­mas de esta­bil­i­dade das cavi­dades de sal e sinais de sub­sidên­cia do solo aci­ma das minas”.

A PF diz que os inves­ti­ga­dos poderão respon­der, na medi­da de suas respon­s­abil­i­dades, pelos crimes de poluição qual­i­fi­ca­da, usurpação de recur­sos da União, apre­sen­tação de estu­dos ambi­en­tais fal­sos ou enganosos, inclu­sive por omis­são, entre out­ros deli­tos.

Aprox­i­mada­mente 60 poli­ci­ais fed­erais cumprem 14 man­da­dos judi­ci­ais de bus­ca e apreen­são, em endereços lig­a­dos aos inves­ti­ga­dos nas cidades de Maceió, no Rio de Janeiro e em Ara­ca­ju, cap­i­tal de Sergipe. Os man­da­dos foram expe­di­dos pela Justiça Fed­er­al no esta­do de Alagoas.

O nome da Oper­ação Lágri­mas de Sal é refer­ên­cia ao sofri­men­to cau­sa­do à pop­u­lação pela ativi­dade de explo­ração de sal-gema.

Em nota, a Braskem infor­mou que está acom­pan­han­do a oper­ação e que está à dis­posição das autori­dades, “como sem­pre”. “Todas as infor­mações serão prestadas no transcor­rer do proces­so”, acres­cen­tou a empre­sa.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hospitais têm programação especial de Páscoa para crianças internadas

Profissionais e voluntários levaram alegria para os pequenos Tâmara Freire — Repórter da Agên­cia Brasil …