...
quinta-feira ,20 junho 2024
Home / Justiça / Operação atende mais de 16 mil idosos vítimas de violência no país

Operação atende mais de 16 mil idosos vítimas de violência no país

Repro­du­ção: © Wil­son Dias/Agência Bra­sil

Trabalho resultou na prisão de mais de 440 agressores


Publi­ca­do em 18/11/2021 — 18:03 Por Pedro Rafa­el Vile­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Uma ação naci­o­nal, coor­de­na­da pelo Minis­té­rio da Jus­ti­ça e Segu­ran­ça Públi­ca (MJSP), aten­deu mais de 16 mil ido­sos víti­mas de vio­lên­cia em todo o país. O balan­ço foi apre­sen­ta­do nes­ta quin­ta-fei­ra (18) pela pas­ta. Ao todo, a Ope­ra­ção Vetus II resul­tou na pri­são de 444 pes­so­as acu­sa­das de cri­mes de agres­são, maus-tra­tos, aban­do­no de inca­paz e tor­tu­ra.

O  tra­ba­lho teve iní­cio no dia 15 de outu­bro com foco no com­ba­te à vio­lên­cia con­tra ido­sos e mobi­li­zou as polí­ci­as civis e mili­ta­res de todo o país, com exce­ção do esta­do da Bahia. Na média, foram aten­di­dos 485 ido­sos por dia duran­te esse perío­do.

Segun­do o MJSP, a ação abran­geu 2.788 muni­cí­pi­os bra­si­lei­ros, com a apu­ra­ção de 14.908 denún­ci­as do Dis­que 100, canal man­ti­do pelo Minis­té­rio da Mulher, da Famí­lia e dos Direi­tos Huma­nos (MMFDH), e de canais locais de denún­ci­as con­tra a vio­lên­cia.

As denún­ci­as fei­tas por meio do Dis­que 100 são gra­tui­tas e podem ser anô­ni­mas. Qual­quer pes­soa pode aci­o­nar o ser­vi­ço, que fun­ci­o­na dia­ri­a­men­te, 24 horas, incluin­do sába­dos, domin­gos e feri­a­dos. O ser­vi­ço cadas­tra e enca­mi­nha os casos aos órgãos com­pe­ten­tes.

A Ope­ra­ção Vetus II tam­bém efe­tu­ou o res­ga­te de 157 víti­mas e fez 15.488 visi­tas a abri­gos e resi­dên­ci­as de víti­mas. Foram soli­ci­ta­das 1.035 medi­das pro­te­ti­vas e cum­pri­dos 229 man­da­dos de bus­ca e apre­en­são, e de pri­são.

O minis­té­rio des­ta­cou que, entre as vio­lên­ci­as cons­ta­ta­das, estão pri­sões em fla­gran­te por cár­ce­re pri­va­do e tor­tu­ra e aban­do­no de de inca­paz. Tam­bém foram regis­tra­dos casos de paren­tes que dei­xa­ram ido­sos pas­san­do fome e se apro­pri­a­ram de bene­fí­ci­os do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal do Segu­ro Soci­al (INSS) rece­bi­dos pelas víti­mas.

A vio­lên­cia con­tra o ido­so é cri­me e pode ter pena de dois meses a um ano de reclu­são, além de mul­ta.

Em 2020, a pri­mei­ra edi­ção da Ope­ra­ção Vetus teve 569 pes­so­as pre­sas, 14.907 visi­tas rea­li­za­das e 874 medi­das pro­te­ti­vas cum­pri­das. Foram 13.424 denún­ci­as de vio­lên­cia con­tra ido­sos apu­ra­das em todo o país.

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inmet: El Niño sai neste mês e La Niña chega em julho

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Chuvas ainda continuam este mês nas regiões Norte, Nordeste e …