...
quarta-feira ,24 julho 2024
Home / Meio Ambiente / Operação combate desmatamento criminoso na Amazônia Legal

Operação combate desmatamento criminoso na Amazônia Legal

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Ação cumpre oito mandados de busca e apreensão em dois estados, diz PF


Publicado em 26/06/2024 — 09:23 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A Polí­cia Fed­er­al (PF) defla­grou nes­ta quar­ta-feira (26) a Oper­ação Sur­tur. O obje­ti­vo é com­bat­er um des­mata­men­to crim­i­noso de mais de 15 mil hectares na zona rur­al de Caste­lo do Son­hos, em Altami­ra (PA), cen­tro da Amazô­nia Legal. A área, segun­do a cor­po­ração, é equiv­a­lente a mais de 15 mil cam­pos de fute­bol.

Em nota, a PF infor­mou que foram cumpri­dos oito man­da­dos de bus­ca e apreen­são nas seguintes local­i­dades: Novo Pro­gres­so (PA), Caste­lo dos Son­hos e Sinop (MT), além de ordens de seque­stro de bens em val­or supe­ri­or a R$ 630 mil­hões, todos expe­di­dos pela Justiça Fed­er­al da Sub­seção de Itaitu­ba (PA).

“Durante as inves­ti­gações, iden­ti­fi­cou-se que diver­sas fazen­das próx­i­mas, em nome de pes­soas diver­sas, tiver­am suas flo­restas inten­sa­mente des­matadas, com car­ac­terís­ti­ca de ação de des­mate em blo­co, ou seja, uma decisão em comum entre os pos­seiros de tais áreas, vis­to a dimen­são e a rapi­dez dos des­mata­men­tos”, desta­cou a PF.

 

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 21/05/2024 - Fotos feitas durante sobrevoo no norte da Bahia e parte do Piauí no início do mês Áreas de encraves de Mata Atlântica no cerrado. Foto: Thomas Bauer/ SOS Mata Atlântica

Mata Atlântica: desmatamento cai em áreas contínuas entre 2022 e 2023

Repro­dução: © Thomas Bauer/ SOS Mata Atlân­ti­ca E registra aumento em fragmentos isolados e áreas …