...
domingo ,16 março 2025
Home / Direitos Humanos / Operação do governo destrói avião e trator do garimpo em área yanomami

Operação do governo destrói avião e trator do garimpo em área yanomami

Repro­dução: © Divulgação/Ibama

O objetivo é inviabilizar chegada de suprimentos aos garimpeiros


Pub­li­ca­do em 08/02/2023 — 19:43 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O gov­er­no fed­er­al ini­ciou nes­ta sem­ana ações para reti­ra­da do garim­po ile­gal da Ter­ra Indí­ge­na Yanoma­mi, em Roraima. Equipes do Iba­ma, Fun­dação Nacional dos Povos Indí­ge­nas (Funai) e da Força Nacional de Segu­rança Públi­ca destruíram, nes­ta terça-feira (7), um helicóptero, um avião, um tra­tor de esteira e estru­turas que servi­am de apoio logís­ti­co aos garimpeiros.

O tra­tor era usa­do para abrir “ramais” para movi­men­tação dos garimpeiros na flo­res­ta. Hou­ve ain­da apreen­são de duas armas e três bar­cos com aprox­i­mada­mente 5 mil litros de com­bustív­el. Com a oper­ação, o gov­er­no quer invi­a­bi­lizar o fornec­i­men­to de supri­men­tos, aber­tu­ra de rotas e escoa­men­to da pro­dução dos garim­pos na ter­ra indí­ge­na, de acor­do com o Iba­ma.

Em out­ra frente, uma base de con­t­role foi insta­l­a­da no rio Urari­co­era para blo­quear a pas­sagem de bar­cos com com­bustív­el e equipa­men­tos (ante­nas de inter­net e ger­adores, por exem­p­lo) com des­ti­no aos garimpeiros. O mate­r­i­al é lev­a­do por “voad­eiras” (bar­cos movi­dos a motor) de 12 met­ros, que chegam a car­regar uma tonela­da de ali­men­tos. Todo supri­men­to apreen­di­do será usa­do para abaste­cer a base de con­t­role.

Out­ras bases, forneci­da pela Funai, serão mon­tadas em diver­sos pon­tos da ter­ra indí­ge­na. Foram feitos sobrevoos pelo Grupo Espe­cial­iza­do de Fis­cal­iza­ção (GEF) do Iba­ma para iden­ti­ficar e destru­ir pis­tas de pouso clan­des­ti­nas na região.

As ações não têm pra­zo deter­mi­na­do. A fis­cal­iza­ção é acom­pan­ha­da pela Advo­ca­cia-Ger­al da União (AGU).

Na segun­da-feira (6), o min­istro da Justiça e Segu­rança Públi­ca, Flávio Dino, anun­ciou a tran­sição da fase de assistên­cia human­itária e fechamen­to do espaço aéreo na Ter­ra Indí­ge­na Yanoma­mi em Roraima, para a fase poli­cial, de caráter coerci­ti­vo con­tra garimpeiros e finan­ciadores da ativi­dade min­er­al. Segun­do Dino, a expec­ta­ti­va é que, até o fim des­ta sem­ana, 80% das 15 mil pes­soas envolvi­das com garim­po ile­gal na região já ten­ham deix­a­do o local.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Desfile de escolas de samba reafirma tradição popular no RS

Agremiações se recuperam após enchentes devastadoras de 2024 Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …