...
domingo ,14 abril 2024
Home / Entretenimento / Orquestra da Petrobras e Monobloco se unem para baile sinfônico no Rio

Orquestra da Petrobras e Monobloco se unem para baile sinfônico no Rio

Repro­du­ção: © Páprica/Divulgação

Apresentação levará ao público clássicos do carnaval neste sábado


Publi­ca­do em 17/02/2024 — 13:43 Por Ala­na Gan­dra — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

Pela ter­cei­ra vez, a Orques­tra Petro­bras Sinfô­ni­ca se jun­ta ao Mono­blo­co para a rea­li­za­ção do Bai­le Sinfô­ni­co, na Fun­di­ção Pro­gres­so, levan­do clás­si­cos do car­na­val a este sába­do (17) das cam­peãs que encer­ra o car­na­val 2024 no Rio de Janei­ro. Sob a regên­cia do maes­tro Feli­pe Pra­ze­res, o show­cer­to, mis­tu­ra de show e con­cer­to, vai ani­mar o públi­co a par­tir das 20h30. Os ingres­sos podem ser adqui­ri­dos na inter­net e no sita do local da apre­sen­ta­ção, a Fun­di­ção.

O maes­tro Feli­pe Pra­ze­res des­ta­ca que a Orques­tra Petro­bras Sinfô­ni­ca não podia ficar de fora da ani­ma­ção que ocor­re na cida­de do Rio no car­na­val e que é fon­te de inves­ti­men­tos para o esta­do e o país. “Ago­ra, a gen­te está reto­man­do essa par­ce­ria e a par­ti­ci­pa­ção da orques­tra, que tem de fazer par­te do que acon­te­ce no nos­so país, na nos­sa cida­de, na cul­tu­ra, nos cos­tu­mes. E a gen­te não podia ficar de fora do car­na­val”, res­sal­tou, em entre­vis­ta à Agên­cia Bra­sil.

Feli­pe Pra­ze­res des­ta­cou que a jun­ção com o Mono­blo­co, um dos gran­des blo­cos de rua do Rio, se deu mui­to pelo fato de a Fun­di­ção Pro­gres­so ser a sede de ensai­os da Orques­tra Petro­bras Sinfô­ni­ca e rece­ber o Mono­blo­co há mui­tos anos. “Eles minis­tram alguns cur­sos de per­cus­são lá. Por isso, essa jun­ção foi mui­to orgâ­ni­ca“. Segun­do o maes­tro, como os ins­tru­men­tos da orques­tra ficam na Fun­di­ção, a atu­a­ção con­jun­ta com o Mono­blo­co faci­li­ta a logís­ti­ca.

Vanguarda

“A gen­te toca todos os reper­tó­ri­os”, des­ta­cou Pra­ze­res, expli­can­do que a orques­tra pode estar aber­ta para qual­quer mani­fes­ta­ção musi­cal. “Então, a gen­te já foi no rock, no pop, no reg­gae, no ser­ta­ne­jo, toca mui­to sam­ba tam­bém. Já faz par­te do DNA da Petro­bras Sinfô­ni­ca se mis­tu­rar e fazer com que uma orques­tra sinfô­ni­ca seja uma coi­sa nor­mal para as pes­so­as que veem e não algo pom­po­so, como se colo­cou em algum momen­to do sécu­lo pas­sa­do, como se esti­ves­se em um lugar ina­tin­gí­vel, quan­do é jus­ta­men­te o con­trá­rio. A gen­te quer que a soci­e­da­de per­ce­ba que uma orques­tra sinfô­ni­ca faz par­te do nos­so coti­di­a­no, das nos­sas vidas”.

O show­cer­to vai com­bi­nar sam­ba, bos­sa nova, mar­chi­nhas de car­na­val, for­ró e músi­ca clás­si­ca em um úni­co espe­tá­cu­lo. Can­ções como Cari­nho­so, Cida­de Mara­vi­lho­sa, Banho de Chei­ro, Jura, Che­ga de Sau­da­de, Yes nós temos bana­na, Taj Mahal, Homem com H, Minha jan­ga­da, Blo­co na rua, Batu­que, Peque­na Sere­na­ta Notur­na vão ani­mar os foliões. “Ou seja, a gen­te faz um mix do reper­tó­rio do pró­prio Mono­blo­co tam­bém, ago­ra com ver­sões orques­tra­das”, dis­se Pra­ze­res. E com­ple­tou: “Em algum momen­to, o Mono­blo­co entra jun­to e a gen­te faz essa brin­ca­dei­ra com a músi­ca de con­cer­to, o sam­ba, o car­na­val, com a per­cus­são”. A noi­te terá ain­da a par­ti­ci­pa­ção da DJ Nico­le Nan­des e do Blo­co 442.

Orquestra

Com 49 anos de exis­tên­cia, a Orques­tra Petro­bras Sinfô­ni­ca  foi cri­a­da pelo maes­tro Arman­do Pra­ze­res e se fir­mou como ente cul­tu­ral que expres­sa a plu­ra­li­da­de da músi­ca bra­si­lei­ra e tran­si­ta flu­en­te­men­te por dis­tin­tos esti­los e lin­gua­gens. Tem como dire­tor artís­ti­co e maes­tro titu­lar Isa­ac Karabt­chevsky, o mais res­pei­ta­do regen­te bra­si­lei­ro e nome con­sa­gra­do no pano­ra­ma inter­na­ci­o­nal.

Edi­ção: Ali­ne Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

BNDES abre concurso em 2024 para 150 vagas de nível superior

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agencia Bra­sil Edital deve ser divulgado no segundo semestre Publicado em 09/04/2024 …