...
sábado ,15 março 2025
Home / Cultura / Orquestra que reúne brasileiros e refugiados se apresenta em Brasília

Orquestra que reúne brasileiros e refugiados se apresenta em Brasília

Repro­dução: © omrefugi/Instagram

Músicos se apresentam na Catedral Metropolitana às 19h30


Pub­li­ca­do em 08/11/2023 — 10:00 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Músi­cos brasileiros, imi­grantes e refu­gia­dos de país­es como Palesti­na, Cuba, Turquia, Irã e Con­go for­mam a Orques­tra Mun­dana Refu­gi, que fará um show gra­tu­ito na Cat­e­dral Met­ro­pol­i­tana de Brasília, na Esplana­da dos Min­istérios, nes­ta quin­ta-feira (9), às 19h30.

Com instru­men­tos que vari­am entre os tradi­cionais piano, sax­o­fone, flau­ta e bate­ria até os mais difer­entes como bouzou­ki, kanun árabe, alaúde e rebab, o grupo tem no repertório com­posições próprias, músi­cas tradi­cionais e hom­e­na­gens a com­pos­i­tores brasileiros. A apre­sen­tação em Brasília terá a par­tic­i­pação do com­pos­i­tor e acordeon­ista Ton­in­ho Fer­ragut­ti.

“A ideia é jun­tar músi­cos de várias partes do mun­do, preser­van­do o acol­hi­men­to e a excelên­cia musi­cal”, expli­ca o dire­tor da orques­tra, Car­lin­hos Antunes.

A apre­sen­tação faz parte do III Con­gres­so Inter­na­cional de Dire­ito do Seguro, real­iza­do pelo Insti­tu­to Brasileiro de Dire­ito do Seguro (IBDS). Com dois inte­grantes da orques­tra orig­inários da Palesti­na, o show em Brasília será ded­i­ca­do à causa palesti­na.

A Orques­tra Mun­dana Refu­gi ini­ciou em 2017, quan­do o dire­tor real­i­zou um pro­je­to em São Paulo sobre o cenário musi­cal dos refu­gia­dos na cidade. A ideia era que a duração fos­se de ape­nas 3 dias para a real­iza­ção de ofic­i­nas de músi­ca e debates. “O pro­je­to teve um êxi­to muito grande e de lá para cá já grava­mos três CDs, fize­mos shows no Brasil inteiro, além de doc­u­men­tários e pro­gra­mas de TV”, disse Antunes.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …