...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Cultura / Orquestra Sinfônica Brasileira se torna Patrimônio Cultural do Rio

Orquestra Sinfônica Brasileira se torna Patrimônio Cultural do Rio

Repro­dução: © Divul­gação FOSB

Lei foi sancionada pelo governador Cláudio Castro


Pub­li­ca­do em 11/01/2022 — 18:02 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O gov­er­nador do Rio de Janeiro, Cláu­dio Cas­tro, san­cio­nou hoje (11) a lei que ofi­cial­iza a Orques­tra Sin­fôni­ca Brasileira (OSB) como Patrimônio Cul­tur­al Ima­te­r­i­al do Esta­do do Rio de Janeiro. A medi­da ressalta a importân­cia do mais tradi­cional con­jun­to sin­fôni­co do país. 

“Recon­hecer a Orques­tra Sin­fôni­ca Brasileira como Patrimônio Cul­tur­al Ima­te­r­i­al é val­orizar a sua história e con­tribuição para a cul­tura do nos­so esta­do. Vida lon­ga à OSB, que, ao lon­go dess­es anos, vem brin­dan­do a pop­u­lação com suas belas apre­sen­tações”, disse Cláu­dio Cas­tro.

Com mais de 5 mil con­cer­tos real­iza­dos des­de sua fun­dação, em 1940, pelo mae­stro José Siqueira, a OSB tem se desta­ca­do pelo seu pio­neiris­mo. Foi a primeira orques­tra brasileira a realizar turnês pelo país e exte­ri­or, além de apre­sen­tações ao ar livre. Ao lon­go de sua tra­jetória, rev­el­ou grandes nomes, como os pianistas Nel­son Freire e Arnal­do Cohen, e o vio­lon­celista Antônio Mene­ses.

A OSB pro­move ain­da ações educa­ti­vas, bus­can­do fomen­tar e divul­gar o repertório sin­fôni­co brasileiro, a par­tir da reunião entre tradi­cionais e novos com­pos­i­tores em seus con­cer­tos.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …