...
sábado ,15 junho 2024
Home / Esportes / País de Gales e EUA estreiam com empate em 1 a 1 pelo Grupo B

País de Gales e EUA estreiam com empate em 1 a 1 pelo Grupo B

Repro­du­ção: © Reuters/Carl Recine/Direitos Reser­va­dos

Americanos dominam 1º tempo, mas galeses melhoram e empatam no fim


Publi­ca­do em 21/11/2022 — 18:34 Por Car­los Moli­na­ri — TV Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

De um lado os Esta­dos Uni­dos, que fica­ram de fora da últi­ma Copa, na Rús­sia (2018). De outro o País de Gales, que dis­pu­tou seu úni­co Mun­di­al em 1958, há 64 anos. Tan­ta ansi­e­da­de pela vol­ta ao mai­or pal­co do fute­bol mun­di­al fez as equi­pes pro­ta­go­ni­za­rem, nes­ta segun­da-fei­ra (21), uma par­ti­da quen­te no Está­dio Ahmad Bin Ali, pela pri­mei­ra roda­da do Gru­po B da Copa do Catar, que ter­mi­nou empa­ta­da em 1 a 1.

Dois lan­ces, logo aos 9 minu­tos, mos­tra­ram que os nor­te-ame­ri­ca­nos entra­ram mais liga­dos. Num cru­za­men­to para a área, Rodon qua­se mar­cou con­tra. O golei­ro Hen­nes­sey, de Gales, esta­va aten­to para evi­tar o pior. Depois, em nova bola aérea, a tra­ve sal­vou os euro­peus, na cabe­ça­da de Sar­gent. Essa foi a tôni­ca do 1º tem­po, os nor­te-ame­ri­ca­nos com mais pos­se de bola, melho­res chan­ces e os gale­ses sem­pre se defen­den­do. Aliás, 64 anos atrás, as ima­gens ain­da em pre­to e bran­co gra­va­das na Copa da Sué­cia tam­bém mos­tra­vam o País de Gales sem­pre na retran­ca, prin­ci­pal­men­te con­tra o Bra­sil.

O jogo veloz dos dias atu­ais não per­doa erros, e os Esta­dos Uni­dos con­tra-ata­ca­ram rápi­do. Timothy Weah, ata­can­te do Lil­le (Fran­ça) rece­beu pas­se em pro­fun­di­da­de de Puli­sic e avan­çou livre para bater na saí­da de Hen­nes­sey. 1 a 0 aos 35 minu­tos do pri­mei­ro tem­po. Era o fim da retran­ca.

Timothy Weah, nas­ci­do em Nova Ior­que no ano 2000, é o filho do pre­si­den­te da Libé­ria. Seu pai, Geor­ge Weah, foi cra­que de bola nos anos 1990, atu­an­do pelo Milan (Itá­lia), mas jamais dis­pu­tou uma Copa do Mun­do.

Na eta­pa final, o téc­ni­co Rob Page fez uma alte­ra­ção no ata­que para ten­tar melho­rar. O time galês real­men­te foi para cima, for­çou os nor­te-ame­ri­ca­nos a faze­rem mais fal­tas e a par­ti­da ganhou em qua­li­da­de, embo­ra a pos­se de bola con­ti­nu­as­se com quem man­da­va no pla­car.

Com o País de Gales mais pró­xi­mo da área ame­ri­ca­na, as chan­ces de bola para­da foram se mul­ti­pli­can­do. Aos 19 minu­tos, Davi­es cabe­ce­ou bem, mas Tur­ner espal­mou de for­ma elás­ti­ca. Na cobran­ça do escan­teio, outra tes­ta­da, ago­ra de Moo­re, mas des­ta vez pas­san­do aci­ma da meta.

A dife­ren­ça de com­por­ta­men­to dos times após o inter­va­lo deu resul­ta­do aos 35 minu­tos. Gareth Bale rece­beu na área e foi der­ru­ba­do de for­ma brus­ca por Zim­mer­man. Pênal­ti cla­ro que o árbi­tro cata­ri mar­cou. O pró­prio Bale bateu com for­ça e balan­çou as redes: 1 a 1.

Aos 43 minu­tos, o galês John­son inva­diu a área, mas o chu­te saiu fra­co, cen­tra­li­za­do no pei­to do golei­ro Tur­ner, que defen­deu impe­din­do a vira­da.

O empa­te dei­xou o Gru­po B em aber­to. Enquan­to a Ingla­ter­ra, com 3 pon­tos, apa­re­ce como favo­ri­ta óbvia para pas­sar em pri­mei­ro lugar, os outros três inte­gran­tes pro­me­tem lutar mui­to pela segun­da vaga.

Na pró­xi­ma roda­da, a Ingla­ter­ra enfren­ta os Esta­dos Uni­dos. Já o País de Gales mede for­ças com o Irã. Os dois jogos serão dis­pu­ta­dos na pró­xi­ma sex­ta-fei­ra (25).

Edi­ção: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil derrota Polônia na Liga das Nações Masculina de Vôlei

Repro­du­ção: © Mau­rí­cio Val/FV Imagens/CBV/Direitos Reser­va­dos Equipe comandada por Bernardinho triunfa por 3 sets a …