...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Noticias do Mundo / Países europeus identificam casos da variante Ômicron

Países europeus identificam casos da variante Ômicron

Repro­du­ção: © SIMON DAWSON

Itália, Alemanha e Inglaterra confirmaram infecções


Publi­ca­do em 27/11/2021 — 15:49 Por Reu­ters — Euro­pa

logo_reuters

Dois casos da nova vari­an­te Ômi­cron do coro­na­ví­rus foram detec­ta­dos no esta­do da Bavá­ria, no sul da Ale­ma­nha, dis­se o Minis­té­rio Regi­o­nal da Saú­de nes­te sába­do (27).

As duas pes­so­as infec­ta­das entra­ram na Ale­ma­nha no aero­por­to de Muni­que em 24 de novem­bro, antes que a Ale­ma­nha desig­nas­se a Áfri­ca do Sul como uma área de vari­an­te do vírus, e ago­ra estão iso­la­das, dis­se a auto­ri­da­de.

Na Itá­lia, um caso da vari­an­te Ômi­cron foi diag­nos­ti­ca­do, infor­mou o Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Saú­de (ISS).

O geno­ma foi sequen­ci­a­do no Labo­ra­tó­rio de Micro­bi­o­lo­gia Clí­ni­ca, Viro­lo­gia e Diag­nós­ti­co de Bio­e­mer­gên­cia do Hos­pi­tal Sac­co, de Milão, a par­tir de uma amos­tra posi­ti­va de um paci­en­te pro­ce­den­te de Moçam­bi­que.

O doen­te e seus fami­li­a­res esta­vam bem de saú­de, afir­mou o ISS, acres­cen­tan­do que a sequên­cia da amos­tra esta­va em pro­ces­so de con­fir­ma­ção adi­ci­o­nal.

Já o Rei­no Uni­do anun­ci­ou novas medi­das hoje para ten­tar desa­ce­le­rar a dis­se­mi­na­ção da vari­an­te Ômi­cron, recen­te­men­te iden­ti­fi­ca­da. O pri­mei­ro-minis­tro Boris John­son dis­se que todos os recém-che­ga­dos ao país teri­am que fazer um tes­te e que era hora de inten­si­fi­car as doses de refor­ço da vaci­na.

“Exi­gi­re­mos que qual­quer pes­soa que entrar no Rei­no Uni­do faça um tes­te de PCR ao final do segun­do dia após sua che­ga­da e se iso­le até que tenha um resul­ta­do nega­ti­vo”, dis­se John­son em entre­vis­ta cole­ti­va.

Ele dis­se que aque­les que entra­ram em con­ta­to com pes­so­as com resul­ta­do posi­ti­vo para caso sus­pei­to de ômi­cron teri­am que se iso­lar por 10 dias e que o gover­no iria tor­nar mais rígi­das as regras sobre o uso de más­ca­ras.

O pro­gra­ma para ofe­re­cer doses de refor­ço da vaci­na tam­bém será inten­si­fi­ca­do, acres­cen­tou.

Falan­do ao lado de John­son, o dire­tor médi­co da Ingla­ter­ra, Chris Whitty, afir­mou que havia uma chan­ce razoá­vel de que a vari­an­te recém-iden­ti­fi­ca­da pudes­se ser menos fácil de com­ba­ter com vaci­nas.

“Há uma chan­ce razoá­vel de que pelo menos haja algum grau de esca­pe da vaci­na com esta vari­an­te”, dis­se Whitty.

Mais cedo nes­te sába­do, o minis­tro da Saú­de, Sajid Javid, divul­gou que dois casos asso­ci­a­dos da nova vari­an­te ômi­cron foram detec­ta­dos no Rei­no Uni­do, asso­ci­a­dos a via­gens ao sul da Áfri­ca.

O Cen­tro de Con­tro­le e Pre­ven­ção de Doen­ças (CDC) dos Esta­dos Uni­dos e o Depar­ta­men­to de Esta­do desa­con­se­lha­ram hoje (27) via­gens para oito paí­ses do sul da Áfri­ca depois que a Casa Bran­ca anun­ci­ou novas res­tri­ções de via­gens em res­pos­ta à nova vari­an­te Ômi­cron de covid-19.

O CDC ele­vou seu aler­ta de via­gem para Nível Qua­tro: Mui­to Alto para a Áfri­ca do Sul, Zim­bá­bue, Namí­bia, Moçam­bi­que, Malawi, Leso­to, Eswa­ti­ni e Botswa­na, enquan­to o Depar­ta­men­to de Esta­do emi­tiu avi­sos para­le­los de “Não Via­je” nes­te sába­do.

Na segun­da-fei­ra (22), o CDC havia redu­zi­do seu aler­ta de via­gem em fun­ção da Covid-19 para a Áfri­ca do Sul para “Nível Um: Bai­xo”.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nildo Ouriques - Impactos da vitória de Milei nas eleições argentinas. - Foto: Arquivo Pessoal

Entenda as origens da atual crise de segurança do Equador

Repro­du­ção: © REUTERS/Karen Toro Situação tem origem na pobreza, dizem especialistas Publi­ca­do em 10/01/2024 — …