...
domingo ,21 julho 2024
Home / Noticias / Pandemia reduz perda de documentos em 47%

Pandemia reduz perda de documentos em 47%

rg

© Mar­cel­lo Casal Jr./Agência Brasil

Levantamento foi divulgado por serviço Achados e Perdidos dos Correios


Publicado em 08/01/2021 — 21:02 Por Agência Brasil — Brasília

O número de doc­u­men­tos per­di­dos e extravi­a­dos nas ruas brasileiras caiu 47% em 2020, rev­el­ou lev­an­ta­men­to divul­ga­do pelos Cor­reios. Segun­do a empre­sa, que man­tém há mais de 30 anos o serviço Acha­dos e Per­di­dos, as agên­cias rece­ber­am pouco mais de 90 mil doc­u­men­tos no ano pas­sa­do, bas­tante abaixo da média históri­ca de 170 mil por ano.

A difer­ença, infor­maram os Cor­reios, deve-se à pan­demia do novo coro­n­avírus, que reduz­iu a cir­cu­lação de pes­soas pelas ruas des­de março do ano pas­sa­do. Os doc­u­men­tos per­di­dos ou extravi­a­dos encon­tra­dos por transe­untes ou por serviços de limpeza ficam guarda­dos nas unidades dos Cor­reios por 60 dias cor­ri­dos. Caso não sejam pegos pelos donos, são devolvi­dos aos órgãos emis­sores.

Para facil­i­tar a bus­ca, o site dos Cor­reios <www.correios.com.br> per­mite ver­i­ficar se o doc­u­men­to per­di­do foi encon­tra­do e em qual agên­cia pode ser reti­ra­do. Os doc­u­men­tos encon­tra­dos podem ser entregues em qual­quer unidade dos Cor­reios ou deposi­ta­dos em caixas de cole­ta de cor­re­spondên­cias. Uma vez rece­bidos, eles são acondi­ciona­dos em envelopes e guarda­dos.

Para recu­per­ar o doc­u­men­to per­di­do, o cidadão deve apre­sen­tar out­ro que com­pro­ve a tit­u­lar­i­dade e pagar a tar­i­fa de R$ 5,95. Per­tences sob a guar­da dos Cor­reios só poderão ser entregues aos pro­pri­etários ou seus rep­re­sen­tantes legais, dev­i­da­mente recon­heci­dos. Caso seja con­stata­do que o doc­u­men­to per­di­do este­ja numa cidade difer­ente da qual o pro­pri­etário se encon­tra, é pos­sív­el pedir o envio a uma agên­cia mais próx­i­ma.

Edição: Aline Leal

Você pode Gostar de:

Festival Vale do Café leva música e cultura a municípios do Sul do Rio

Repro­dução: © Prefeitu­ra Munic­i­pal de Vassouras/Direitos reser­va­dos Programação com eventos gratuitos vai até o fim …