...
quarta-feira ,26 março 2025
Home / Noticias / Pantanal tem mais de 3 mil incêndios em novembro; recorde histórico

Pantanal tem mais de 3 mil incêndios em novembro; recorde histórico

Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil

Tempo seco e onda de calor favorecem queimadas na região


Pub­li­ca­do em 17/11/2023 — 18:08 Por Car­oli­na Pimentel – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Há mais de um mês, o fogo con­some o Pan­tanal, e não há pre­visão de trégua. Em 16 dias de novem­bro deste ano, foram reg­istra­dos 3.098 focos de incên­dio no bio­ma, um recorde históri­co para o mês des­de 2002, quan­do foram con­tabi­liza­dos 2.328 focos. 

Em relação ao mes­mo perío­do de 2022, o aumen­to de queimadas ultra­pas­sa 1.400%, con­forme mon­i­tora­men­to do Pro­gra­ma Queimadas, do Insti­tu­to Nacional de Pesquisas Espa­ci­ais (Inpe).

O tem­po seco e a onda de calor favore­cem o grande número de incên­dios, que destroem a veg­e­tação e a fau­na.

Na últi­ma quar­ta-feira (15), o fogo chegou a invadir a rodovia Transpan­taneira. As chamas foram con­tro­ladas pelas equipes de brigadis­tas e não alcançaram as casas.

Os incên­dios levaram os gov­er­nos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, esta­dos que abrigam o bio­ma, a dec­re­tar situ­ação de emergên­cia na região norte do Pan­tanal.

Causas

A causa dos incên­dios ain­da está sob inves­ti­gação. Os espe­cial­is­tas avaliam se começaram por causa da que­da de raios ou por ação humana.

“Não foi pos­sív­el esclare­cer se todos os incên­dios no Pan­tanal se ini­cia­ram com um raio, uma descar­ga elétri­ca, ou não, como em 2020, quan­do muitos foram por crime ambi­en­tal, alguém botan­do fogo para destru­ir a veg­e­tação”, disse o cli­ma­tol­o­gista Car­los Nobre, pesquisador do Insti­tu­to de Estu­dos Avança­dos da Uni­ver­si­dade de São Paulo.

Em 2020, o fogo queimou mais de 30% do ter­ritório do Pan­tanal, na porção brasileira, o equiv­a­lente a 44.998 quilômet­ros quadra­dos.

No dia 21 de out­ubro deste ano, três raios atin­gi­ram o Par­na do Pan­tanal, a Reser­va Par­tic­u­lar do Patrimônio Nat­ur­al Dorochê e uma pro­priedade par­tic­u­lar.

Porto Jofre (MT) 16/11/2023 –Brigadistas do ICMBIO combatem incêndio florestal que atinge o PantanalFoto: Joédson Alves/Agência Brasil
Repro­dução: : Brigadis­tas com­bat­em incên­dio no Pan­tanal — Joéd­son Alves/Agência Brasil

Para ten­tar con­tro­lar as chamas, as equipes de brigadis­tas foram reforçadas.

Atual­mente, há mais de 300 servi­dores no com­bate aos incên­dios no Pan­tanal, com o apoio de qua­tro aeron­aves e veícu­los espe­ci­ais de com­bate a incên­dios.

O con­tin­gente foi reforça­do recen­te­mente pelo Insti­tu­to Brasileiro do Meio Ambi­ente e dos Recur­sos Nat­u­rais Ren­ováveis (Iba­ma) e pelo Insti­tu­to Chico Mendes de Con­ser­vação da Bio­di­ver­si­dade (ICM­Bio).

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

STF decide se Bolsonaro e aliados se tornarão réus por tramar golpe

Núcleo 1 é formado pelo ex-presidente e mais sete aliados André Richter – Repórter da …