...
segunda-feira ,17 junho 2024
Home / Noticias / Pantanal tem mais de 3 mil incêndios em novembro; recorde histórico

Pantanal tem mais de 3 mil incêndios em novembro; recorde histórico

Repro­du­ção: © Joéd­son Alves/Agência Bra­sil

Tempo seco e onda de calor favorecem queimadas na região


Publi­ca­do em 17/11/2023 — 18:08 Por Caro­li­na Pimen­tel – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Há mais de um mês, o fogo con­so­me o Pan­ta­nal, e não há pre­vi­são de tré­gua. Em 16 dias de novem­bro des­te ano, foram regis­tra­dos 3.098 focos de incên­dio no bio­ma, um recor­de his­tó­ri­co para o mês des­de 2002, quan­do foram con­ta­bi­li­za­dos 2.328 focos. 

Em rela­ção ao mes­mo perío­do de 2022, o aumen­to de quei­ma­das ultra­pas­sa 1.400%, con­for­me moni­to­ra­men­to do Pro­gra­ma Quei­ma­das, do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pes­qui­sas Espa­ci­ais (Inpe).

O tem­po seco e a onda de calor favo­re­cem o gran­de núme­ro de incên­di­os, que des­tro­em a vege­ta­ção e a fau­na.

Na últi­ma quar­ta-fei­ra (15), o fogo che­gou a inva­dir a rodo­via Trans­pan­ta­nei­ra. As cha­mas foram con­tro­la­das pelas equi­pes de bri­ga­dis­tas e não alcan­ça­ram as casas.

Os incên­di­os leva­ram os gover­nos de Mato Gros­so e Mato Gros­so do Sul, esta­dos que abri­gam o bio­ma, a decre­tar situ­a­ção de emer­gên­cia na região nor­te do Pan­ta­nal.

Causas

A cau­sa dos incên­di­os ain­da está sob inves­ti­ga­ção. Os espe­ci­a­lis­tas ava­li­am se come­ça­ram por cau­sa da que­da de rai­os ou por ação huma­na.

“Não foi pos­sí­vel escla­re­cer se todos os incên­di­os no Pan­ta­nal se ini­ci­a­ram com um raio, uma des­car­ga elé­tri­ca, ou não, como em 2020, quan­do mui­tos foram por cri­me ambi­en­tal, alguém botan­do fogo para des­truir a vege­ta­ção”, dis­se o cli­ma­to­lo­gis­ta Car­los Nobre, pes­qui­sa­dor do Ins­ti­tu­to de Estu­dos Avan­ça­dos da Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo.

Em 2020, o fogo quei­mou mais de 30% do ter­ri­tó­rio do Pan­ta­nal, na por­ção bra­si­lei­ra, o equi­va­len­te a 44.998 quilô­me­tros qua­dra­dos.

No dia 21 de outu­bro des­te ano, três rai­os atin­gi­ram o Par­na do Pan­ta­nal, a Reser­va Par­ti­cu­lar do Patrimô­nio Natu­ral Doro­chê e uma pro­pri­e­da­de par­ti­cu­lar.

Porto Jofre (MT) 16/11/2023 –Brigadistas do ICMBIO combatem incêndio florestal que atinge o PantanalFoto: Joédson Alves/Agência Brasil
Repro­du­ção: : Bri­ga­dis­tas com­ba­tem incên­dio no Pan­ta­nal — Joéd­son Alves/Agência Bra­sil

Para ten­tar con­tro­lar as cha­mas, as equi­pes de bri­ga­dis­tas foram refor­ça­das.

Atu­al­men­te, há mais de 300 ser­vi­do­res no com­ba­te aos incên­di­os no Pan­ta­nal, com o apoio de qua­tro aero­na­ves e veí­cu­los espe­ci­ais de com­ba­te a incên­di­os.

O con­tin­gen­te foi refor­ça­do recen­te­men­te pelo Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro do Meio Ambi­en­te e dos Recur­sos Natu­rais Reno­vá­veis (Iba­ma) e pelo Ins­ti­tu­to Chi­co Men­des de Con­ser­va­ção da Bio­di­ver­si­da­de (ICM­Bio).

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Governo anula leilão e cancela compra de arroz importado

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil Secretário pediu demissão após suspeitas de conflito …