...
sábado ,15 junho 2024
Home / Noticias / Para auxiliar RS, IBGE antecipa divulgação de dados sobre endereços

Para auxiliar RS, IBGE antecipa divulgação de dados sobre endereços

Repro­du­ção: © IBGE/Divulgação

Antecipação visa contribuir para respostas a catástrofe climática


Publicado em 21/05/2024 — 10:48 Por Vitor Abdala — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

O Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Geo­gra­fia e Esta­tís­ti­ca (IBGE) divul­gou, nes­ta ter­ça-fei­ra (21), os micro­da­dos do Cadas­tro Naci­o­nal de Ende­re­ços para Fins Esta­tís­ti­cos (CNEFE). O levan­ta­men­to traz infor­ma­ções sobre os 106 milhões de ende­re­ços resi­den­ci­ais e comer­ci­ais do país.

Os micro­da­dos infor­mam o nome do logra­dou­ro, núme­ro, com­ple­men­to, loca­li­da­de, CEP, a espé­cie da uni­da­de visi­ta­da, o tipo de edi­fi­ca­ção e os nomes dos esta­be­le­ci­men­tos, entre outros.

É pos­sí­vel saber, por exem­plo, se os domi­cí­li­os são par­ti­cu­la­res (ou seja, regu­la­dos por uma nor­ma de con­vi­vên­cia) ou cole­ti­vo (regu­la­dos por nor­ma admi­nis­tra­ti­va, como abri­gos e pre­sí­di­os).

Em rela­ção aos ende­re­ços comer­ci­ais, o CNEFE infor­ma se o esta­be­le­ci­men­to é agro­pe­cuá­rio, de ensi­no, de saú­de, reli­gi­o­so ou para outras fina­li­da­des.

Ini­ci­al­men­te, esses dados só seri­am divul­ga­dos no dia 14 de junho, mas o IBGE deci­diu ante­ci­par para hoje, já que essas infor­ma­ções podem auxi­li­ar nos tra­ba­lhos de res­pos­ta à cala­mi­da­de enfren­ta­da pelo Rio Gran­de do Sul.

“A divul­ga­ção dos ende­re­ços cole­ta­dos no Cen­so 2022 per­mi­ti­rá o geor­re­fe­ren­ci­a­men­to de cadas­tros ofi­ci­ais que pos­si­bi­li­tam a iden­ti­fi­ca­ção, por exem­plo, de popu­la­ções vul­ne­rá­veis e auxi­li­am no apoio à recons­tru­ção das áre­as afe­ta­das no Rio Gran­de do Sul”, des­ta­cou a dire­to­ra de Geo­ci­ên­ci­as do IBGE, Ivo­ne Lopes Batis­ta, em nota.

Entre os usos que pode­rão ser fei­tos pelos ges­to­res das áre­as afe­ta­das estão a pres­ta­ção de apoio às pes­so­as atin­gi­das e o pla­ne­ja­men­to de res­tau­ra­ção dos locais que pre­ci­sa­rão ser recons­truí­dos.

Os dados já dis­po­ní­veis podem ser con­sul­ta­dos no site do IBGE. A divul­ga­ção com­ple­ta do CNEFE será no dia 14 de junho.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mocidade amplia fronteiras e leva samba carioca para Londres

Repro­du­ção: © Foto: Mar­co Ter­ra­no­va | Rio­tur Intercâmbio inclui também dicas de como buscar recursos …