...
segunda-feira ,20 janeiro 2025
Home / Saúde / Pará determina lockdown após confirmação de nova cepa de covid-19

Pará determina lockdown após confirmação de nova cepa de covid-19

Comunidade de Sao Pedro -
© José Cruz/Agência Brasil (Repro­dução)

Região do Baixo Amazonas e Calha Norte foi afetada pela medida


Pub­li­ca­do em 30/01/2021 — 13:32 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O gov­er­nador do Pará, Helder Bar­balho, anun­ciou hoje (30) que a região do Baixo Ama­zonas e Cal­ha Norte entrará em lock­down a par­tir de segun­da-feira (1º), em razão da pre­sença da nova cepa do novo coro­n­avírus no esta­do. Ontem (29), o Insti­tu­to Evan­dro Cha­gas con­fir­mou dois casos no municí­pio de San­tarém, oeste paraense, em um homem de 58 anos e uma mul­her de 26 anos de idade.

A vari­ante já cir­cu­la no Ama­zonas, esta­do viz­in­ho ao Pará e que vive um colap­so no sis­tema de saúde em razão de uma nova onda de casos de covid-19. Além, dis­so, segun­do Bar­balho, tam­bém há um aumen­to na procu­ra por leitos clíni­cos e leitos de UTI na região, o que traz “sev­eras pre­ocu­pações da capaci­dade do nos­so sis­tema de aten­der a todos”.

“Por esta razão, pedin­do a com­preen­são e sol­i­dariedade de todos, estare­mos mudan­do o ban­deira­men­to da região que está em ver­mel­ho, risco ele­va­do, para pre­to, lock­down. Isso é necessário para sal­var a vida da nos­sa pop­u­lação, para evi­tar a pro­lif­er­ação do vírus e con­se­quente­mente prob­le­mas graves que pos­sam levar a óbito muitos paraens­es. Nós não podemos deixar que isso acon­teça no nos­so esta­do”, disse em vídeo pub­li­ca­do nas redes soci­ais.

Nas demais regiões do esta­do – Região Met­ro­pol­i­tana de Belém, do Mara­jó Ori­en­tal, do Baixo Tocan­tins, do Mara­jó Oci­den­tal, Nordeste, Xin­gu, dos Cara­jás, do Tapa­jós e do Aragua­ia – tam­bém pas­sou a vig­o­rar, des­de ontem, a ban­deira laran­ja, de risco médio, aumen­tan­do as medi­das restri­ti­vas para o comér­cio e out­ras ativi­dades.

De acor­do com bole­tim da Sec­re­taria de Saúde do Pará, atu­al­iza­do na tarde de ontem, já foram reg­istra­dos 328,8 mil casos de covid-19 no esta­do e 7.618 mor­reram em decor­rên­cia da doença.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Consumo de anabolizantes sem indicação médica é prejudicial à saúde

Dano podem ser maiores se produto for clandestino, alerta especialista Bruno de Fre­itas Moura – …