...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Economia / Para evitar golpes, consumidor deve ficar atento nas compras

Para evitar golpes, consumidor deve ficar atento nas compras

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Fim de ano é época de muito movimento nas lojas


Pub­li­ca­do em 17/12/2022 — 10:00 Por Lud­mi­la Souza — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

Nes­ta época do ano, com o rece­bi­men­to da segun­da parcela do 13º salário, é o momen­to de mil­hares de brasileiros irem ao vare­jo de rua, shop­pings e no e‑commerce em bus­ca de com­pras para o Natal. 

Mas, neste perío­do, os con­sum­i­dores devem redo­brar a atenção já que quadrilhas espe­cial­izadas em aplicar golpes online e tam­bém no comér­cio de rua se aproveitam da pres­sa dos con­sum­i­dores em finalizar a lista de pre­sentes para roubar dados pes­soais e causar pre­juí­zo.

A aglom­er­ação e a dis­tração na hora de pagar com­pras em comér­cios de rua cri­am o ambi­ente ide­al para que golpis­tas des­cubram a sen­ha e tro­quem o cartão.

A Fed­er­ação Brasileira de Ban­cos (Febra­ban) aler­ta que, nes­ta época do ano, tam­bém são comuns abor­da­gens de crim­i­nosos com pági­nas fal­sas que sim­u­lam e‑commerce; pro­moções inex­is­tentes envi­adas por e‑mails, SMS e men­sagens de What­sApp e a cri­ação de per­fis fal­sos que investem em mídia para apare­cer em pági­nas de bus­cas e sto­ries (histórias) de redes soci­ais.

“Os artifí­cios são inúmeros, como men­sagens que afir­mam que a con­ta do cliente está irreg­u­lar, o cartão que ultra­pas­sou o lim­ite ou ain­da a neces­si­dade da atu­al­iza­ção de token. Com infor­mações pes­soais dos clientes em mãos, os ban­di­dos fazem transações, burlam blo­queios de segu­rança e des­blo­queiam novos cartões”, aler­ta o dire­tor do Comitê de Pre­venção a Fraudes da Fed­er­ação Brasileira de Ban­cos (Febra­ban), Adri­ano Volpi­ni.

A enti­dade e os ban­cos têm feito cam­pan­has e ações de con­sci­en­ti­za­ção em canais de comu­ni­cação com os clientes para ori­en­tar a pop­u­lação a se pre­venir de fraudes. Nas redes da Febra­ban, a comu­ni­cação con­tra fraudes e golpes prossegue de for­ma inin­ter­rup­ta por meio do site.

Dicas de segurança para o Natal

No ambi­ente vir­tu­al:

Nun­ca clique em links. Dig­ite você mes­mo o endereço da loja no nave­g­ador de inter­net.

Descon­fie de abor­da­gens em que alguém diga que há uma grande opor­tu­nidade de com­pra, pedin­do que o paga­men­to seja feito naque­le momen­to para que o cliente não per­ca o pro­du­to.

Descon­fie das pro­moções cujos preços sejam muito menores que o val­or real do pro­du­to. Pesquise a média de preços em vários sites.

Nun­ca clique em links rece­bidos em e‑mails, men­sagens de What­sApp e pelo SMS. Fique aten­to ao e‑mail do reme­tente. Empre­sas de grande porte não uti­lizam con­tas pri­vadas como @gmail, @hotmail ou @terra e enti­dades públi­cas sem­pre usam @gov.br ou @org.br.

Sem­pre use o cartão vir­tu­al para realizar com­pras na inter­net.

Se for pagar com Pix, sem­pre faça o paga­men­to den­tro do ambi­ente da loja vir­tu­al. Quan­do o vare­jista fornecer o códi­go QR Code, con­fi­ra com atenção todos os dados do paga­men­to e se a loja escol­hi­da é real­mente quem irá rece­ber o din­heiro. Só após essa checagem detal­ha­da, faça a trans­fer­ên­cia.

Se for pagar a com­pra com bole­to, con­fi­ra quem é a empre­sa ben­efi­ciária que aparece no momen­to do paga­men­to do bole­to, no aplica­ti­vo ou site do ban­co. Se o nome for difer­ente da mar­ca ou empre­sa onde a com­pra foi fei­ta, a transação não deve ser con­cluí­da.

Tome cuida­do com com­pras nas redes soci­ais. O con­sum­i­dor deve ver­i­ficar se a pági­na tem selo de aut­en­ti­cação, número de seguidores com­patíveis e tam­bém comen­tários de out­ros com­pradores sobre as com­pras e pra­zos de entre­gas.

Nun­ca uti­lize dados pes­soais como sen­ha (ex. data de aniver­sário, pla­ca de car­ro etc), nem números repeti­dos ou sequen­ci­ais (ex. 1111 ou 1234), nem anote sen­has em papel, no celu­lar, no com­puta­dor ou em e‑mails.

Cuida­do com o que com­par­til­ha nas redes soci­ais. Um sim­ples post pode dar muitas infor­mações para golpis­tas. O que você com­par­til­ha pode aju­dar ban­di­dos a con­hecerem seu per­fil e com­por­ta­men­to;

Sem­pre ative a função de segu­rança “dup­lo fator de aut­en­ti­cação” em suas con­tas na inter­net que ofer­e­cem essa opção: e‑mail, redes soci­ais, aplica­tivos e sis­temas opera­cionais.

Nun­ca use um com­puta­dor públi­co ou de um estran­ho para efe­t­u­ar com­pras. Nun­ca coloque seus dados bancários

Em lojas físi­cas, shop­pings e comér­cios de rua:

Passe você mes­mo o cartão na maquin­in­ha em vez de entregá-lo para out­ra pes­soa.

Sem­pre con­fi­ra o val­or da com­pra na maquin­in­ha antes de dig­i­tar a sua sen­ha. E pro­te­ja o códi­go de segu­rança.

Ao ter­mi­nar de realizar uma com­pra na maquin­in­ha, ver­i­fique o nome no cartão para ter certeza de que real­mente é o seu. Golpis­tas podem se aproveitar de dis­trações para tro­car o seu cartão.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro

Inscrições gratuitas deve ser feitas exclusivamente pela internet Fabío­la Sin­im­bú – Repórter da Agên­cia Brasil …