...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Noticias do Mundo / Paraguai chama embaixadores e cobra explicação após espionagem da Abin

Paraguai chama embaixadores e cobra explicação após espionagem da Abin

Governo federal diz que ação foi ordenada pela gestão de Bolsonaro

Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 01/04/2025 — 19:46
Brasília
Foz do Iguaçu (PR), 02/01/2025 – Vista das comportas da hidrelétrica de Itaipu Binacional, a hidrelétrica foi criada em 26 de abril de 1973 e regida em igualdade entre Brasil e Paraguai. A usina está localizada no Rio Paraná, no trecho de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, 14 km ao Norte da Ponte da Amizade, nos municípios de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Hernandarias, no Paraguai. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil

O gov­er­no do Paraguai cobrou nes­ta terça-feira (1º) expli­cações do Brasil a respeito de uma oper­ação de inteligên­cia pro­movi­da pela Agên­cia Brasileira de Inteligên­cia (Abin) para a obtenção de infor­mações sig­ilosas de autori­dades paragua­ias envolvi­das em nego­ci­ações sobre a usi­na de Itaipu, de pro­priedade bina­cional.

Em comu­ni­ca­do ofi­cial, o Paraguai anun­ciou a con­vo­cação, “para con­sul­tas ime­di­atas”, do seu embaix­ador no Brasil, Juan Manuel Del­gadil­lo, “a fim de que informe sobre os aspec­tos rela­ciona­dos à ação de inteligên­cia em assun­tos do gov­er­no paraguaio”.

O mon­i­tora­men­to teria ocor­ri­do entre jun­ho de 2022 e março de 2023. O caso foi rev­e­la­do ini­cial­mente pelo site UOL.

Em nota ofi­cial, emi­ti­da nes­sa segun­da-feira (31), o Ita­ma­raty recon­hece que a ini­cia­ti­va de mon­i­tora­men­to par­tiu da gestão ante­ri­or, do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro, e foi ces­sa­da tão logo o novo gov­er­no tomou con­hec­i­men­to.

Paraguai tam­bém anun­ciou a con­vo­cação do embaix­ador do Brasil no Paraguai, José Anto­nio Mar­con­des, para que ofer­eça expli­cações da parte brasileira sobre a ocor­rên­cia. Na lin­guagem diplomáti­ca, a con­vo­cação de embaix­adores para con­sul­tas expres­sa um descon­tenta­men­to for­mal de um país com out­ro.

“O MITIC [Min­istério de Tec­nolo­gias da Infor­mação e Comu­ni­cações] ini­ciou uma inves­ti­gação detal­ha­da dos even­tos ocor­ri­dos entre jun­ho de 2022 e março de 2023, em vista que não exis­tiu nen­hum reporte do gov­er­no ante­ri­or a respeito”, diz o comu­ni­ca­do paraguaio.

A out­ra decisão anun­ci­a­da pelo Paraguai é o con­ge­la­men­to das nego­ci­ações a respeito da revisão do Anexo C do Trata­do de Itaipu, usi­na hidrelétri­ca bina­cional con­struí­da e admin­istra­da con­jun­ta­mente por ambos os país­es.

doc­u­men­to tra­ta dos val­ores da ener­gia exce­dente ger­a­da pela usi­na e ven­di­da ao Brasil pelo Paraguai. Os dois país­es man­têm divergên­cias sobre ess­es rea­justes.

Governo

A decisão do Paraguai foi toma­da um dia depois de o Palá­cio do Ita­ma­raty emi­tir nota ofi­cial em que des­mente que o atu­al gov­er­no ten­ha deter­mi­na­do algu­ma ação de inteligên­cia con­tra o país viz­in­ho.

“O gov­er­no do Pres­i­dente Lula des­mente cat­e­gori­ca­mente qual­quer envolvi­men­to em ação de inteligên­cia, noti­ci­a­da hoje, con­tra o Paraguai, país mem­bro do Mer­co­sul com o qual o Brasil man­tém relações históri­c­as e uma estre­i­ta parce­ria. A cita­da oper­ação foi autor­iza­da pelo gov­er­no ante­ri­or, em jun­ho de 2022, e tor­na­da sem efeito pelo dire­tor interi­no da Abin em 27 de março de 2023, tão logo a atu­al gestão tomou con­hec­i­men­to do fato”, diz a nota.

O atu­al dire­tor-ger­al da Abin, Luiz Fer­nan­do Cor­rêa, de acor­do com o Ita­ma­raty, esta­va, naque­le momen­to, em proces­so de aprovação de seu nome no Sena­do Fed­er­al, e somente assum­iu o car­go de for­ma defin­i­ti­va em 29 de maio de 2023. Ele era o interi­no da agên­cia quan­do a ação foi inter­romp­i­da, cer­ca de dois meses após a posse.

“O gov­er­no do pres­i­dente Lula reit­era seu com­pro­mis­so com o respeito e o diál­o­go trans­par­ente como ele­men­tos fun­da­men­tais nas relações diplomáti­cas com o Paraguai e com todos seus par­ceiros na região e no mun­do”, encer­ra a nota do Ita­ma­raty.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …