...
sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Saúde / Paraná decreta situação de emergência em saúde por dengue

Paraná decreta situação de emergência em saúde por dengue

Repro­du­ção: © Pau­lo Pinto/Agência Bra­sil

Casos aumentaram e novas mortes foram confirmadas


Publicado em 15/03/2024 — 10:04 Por Paula Laboissière — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O gover­no do Para­ná decre­tou situ­a­ção de emer­gên­cia em saú­de públi­ca por cau­sa da explo­são de casos de den­gue no esta­do. De acor­do com a Secre­ta­ria de Saú­de, a deci­são foi moti­va­da pelo aumen­to no núme­ro de casos e de óbi­tos con­fir­ma­dos pela doen­ça nas últi­mas sema­nas.

O decre­to vai vigo­rar por 90 dias e, segun­do a pas­ta, tem como fina­li­da­de refor­çar ações ado­ta­das para o con­tro­le e com­ba­te à doen­ça. O docu­men­to des­ta­ca, por exem­plo, a inten­si­fi­ca­ção de visi­tas domi­ci­li­a­res para iden­ti­fi­ca­ção e eli­mi­na­ção de focos do mos­qui­to Aedes aegyp­ti e o uso de lar­vi­ci­das.

“A decla­ra­ção per­mi­te, ain­da, dar mais agi­li­da­de na des­ti­na­ção de recur­sos do gover­no esta­du­al e fede­ral aos muni­cí­pi­os, evi­tan­do trâ­mi­tes usu­ais, e faci­li­tan­do, por exem­plo, o pro­ces­so de aqui­si­ção de insu­mos e medi­ca­men­tos”, deta­lhou a secre­ta­ria.

Dados

Bole­tim epi­de­mi­o­ló­gi­co mais recen­te indi­ca que o Para­ná regis­trou, até o últi­mo dia 12, 34.996 novas noti­fi­ca­ções de den­gue, além de 17.044 casos con­fir­ma­dos e 12 novas mor­tes. O esta­do con­ta­bi­li­za, ao todo, 222.590 noti­fi­ca­ções, sen­do 90.972 casos con­fir­ma­dos 49 óbi­tos des­de agos­to de 2023.

Entre os 399 muni­cí­pi­os para­na­en­ses, 397 já regis­tram noti­fi­ca­ções por den­gue. Des­ses, 366 têm casos con­fir­ma­dos – qua­se 92% do esta­do.  A inci­dên­cia de casos autóc­to­nes, trans­mi­ti­dos den­tro do pró­prio esta­do, che­gou a 697 casos por 100 mil habi­tan­tes. Vin­te e seis muni­cí­pi­os decre­ta­ram situ­a­ção de emer­gên­cia.

O Para­ná ocu­pa, atu­al­men­te, o quar­to lugar no ran­king de esta­dos com mai­or inci­dên­cia de den­gue, com 1.366 casos por cada 100 mil habi­tan­tes, atrás do Espí­ri­to San­to (1.675 casos por 100 mil habi­tan­tes), Minas Gerais (2.745 casos por 100 mil habi­tan­tes) e Dis­tri­to Fede­ral (5.007 casos por 100 mil habi­tan­tes).

Mobilização

Em nota, o esta­do infor­mou que vai rea­li­zar, nes­te sába­do (16), dia de mobi­li­za­ção para refor­çar ações de lim­pe­za e cons­ci­en­ti­za­ção con­tra a den­gue. A ação vai unir equi­pes muni­ci­pais e esta­du­ais ao lon­go de todo o dia, ori­en­tan­do a popu­la­ção sobre a remo­ção de cri­a­dou­ros.

Emergência

Além do Para­ná, nove uni­da­des da Fede­ra­ção já decre­ta­ram emer­gên­cia em saú­de públi­ca por cau­sa do aumen­to de casos de den­gue. São eles: Acre, Dis­tri­to Fede­ral, Goiás, Rio de Janei­ro, Espí­ri­to San­to, San­ta Cata­ri­na, São Pau­lo, Minas Gerais e Rio Gran­de do Sul. De acor­do com levan­ta­men­to do Minis­té­rio da Saú­de, há ain­da 288 decre­tos muni­ci­pais – a mai­o­ria em Minas Gerais.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entenda o que é o transtorno do espectro autista

Repro­du­ção: © Michal Parzuchowski/Pixabay Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado neste dia …