...
sábado ,15 novembro 2025
Home / Noticias / Paraná registra 1º caso suspeito de intoxicação por metanol no estado

Paraná registra 1º caso suspeito de intoxicação por metanol no estado

Homem, de 60 anos, consumiu destilado e está em estado grave

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 03/10/2025 — 16:05
Brasília
Brasília (DF), 29/09/2025 – Drinks. Foto: Gadini/Pixabay
Repo­dução: © Gadini/Pixabay

O Paraná noti­fi­cou o primeiro caso sus­peito de intox­i­cação por metanol. O reg­istro foi infor­ma­do ao Min­istério da Saúde nes­ta sex­ta-feira (3). 

Segun­do a Sec­re­taria Estad­ual de Saúde, a víti­ma é um homem de 60 anos, morador de Curiti­ba, que foi atro­pela­do após con­sumir bebi­da alcóoli­caEle ingeriu bebi­da des­ti­la­da. 

O homem está inter­na­do des­de quar­ta-feira (1º) incon­sciente e em esta­do grave, con­forme a sec­re­taria.

“Durante a inter­nação, o quadro clíni­co apre­sen­tou agrava­men­to, com sin­tomas com­patíveis com intox­i­cação por metanol”, infor­ma nota da sec­re­taria.

As autori­dades aguardam o resul­ta­do dos exam­es de lab­o­ratório que irão con­fir­mar ou descar­tar a sus­pei­ta.

O secretário Beto Pre­to infor­mou, em vídeo, que terá reunião com rep­re­sen­tantes do Min­istério da Saúde para tratar do envio, ao esta­do, de ampo­las de etanol far­ma­cêu­ti­co, uti­liza­do no trata­men­to de pos­síveis víti­mas que ten­ham toma­do bebidas alcoóli­cas adul­ter­adas.

O caso é acom­pan­hado tam­bém pela Sec­re­taria de Saúde de Curiti­ba.

Até a tarde de quin­ta-feira (2), o Brasil havia reg­istra­do 48 casos sus­peitos de intox­i­cação por metanol. Out­ros 11 casos já havi­am sido con­fir­ma­dos por meio de detecção lab­o­ra­to­r­i­al pelo Cen­tro de Infor­mações Estratég­i­cas e Respos­ta de Vig­ilân­cia em Saúde (Cievs), segun­do a Sala de Situ­ação insta­l­a­da pelo gov­er­no fed­er­al.

Ape­nas uma morte decor­rente desse tipo de intox­i­cação foi con­fir­ma­da pelo Min­istério da Saúde no esta­do de São Paulo. Mais sete óbitos seguem em inves­ti­gação, sendo dois em Per­nam­bu­co e os out­ros cin­co tam­bém em São Paulo.

Até o momen­to, foram reg­istra­dos casos, sus­peitos e/ou con­fir­ma­dos, da intox­i­cação em São Paulo, Bahia, Per­nam­bu­co, Dis­tri­to Fed­er­al e Paraná.

Emergência médica

A intox­i­cação por metanol é uma emergên­cia médi­ca de extrema gravi­dade. A sub­stân­cia, quan­do ingeri­da, é metab­o­liza­da no organ­is­mo em pro­du­tos tóx­i­cos (como formaldeí­do e áci­do fór­mi­co), que podem levar à morte.

Os prin­ci­pais sin­tomas da intox­i­cação são: visão tur­va ou per­da de visão (poden­do chegar à cegueira) e mal-estar gen­er­al­iza­do (náuse­as, vômi­tos, dores abdom­i­nais, sudorese).

Em caso de iden­ti­fi­cação dos sin­tomas, bus­car ime­di­ata­mente os serviços de emergên­cia médi­ca e con­tatar pelo menos uma das insti­tu­ições a seguir:

Disque-Intox­i­cação da Anvisa: 0800 722 6001;

CIA­Tox da sua cidade para ori­en­tação espe­cial­iza­da (veja lista aqui);

Cen­tro de Con­t­role de Intox­i­cações de São Paulo (CCI): (11) 5012–5311 ou 0800–771-3733 – de qual­quer lugar do país;

É impor­tante iden­ti­ficar e ori­en­tar pos­síveis con­tatos que ten­ham con­sum­i­do a mes­ma bebi­da, recomen­dan­do que pro­curem ime­di­ata­mente um serviço de saúde para avali­ação e trata­men­to ade­qua­do. A demo­ra no atendi­men­to e na iden­ti­fi­cação da intox­i­cação aumen­ta a prob­a­bil­i­dade do des­fe­cho mais grave, com o óbito do paciente.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Defesa Civil alerta população para tempestade no Sul e Centro-Oeste

Estão previstas chuvas acima de 100 mm em 24 horas e queda de granizo Luiz …