...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Saúde / Paraty sedia evento sobre saber científico e tradicional para a saúde

Paraty sedia evento sobre saber científico e tradicional para a saúde

Repro­dução:  @ Tv Brasil

Representantes de 22 países de todos os continentes estão presentes


Publicado em 09/09/2024 — 11:31 Por Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O 1º Encon­tro Inter­na­cional de Ter­ritórios e Saberes (Eits) começou nes­ta segun­da-feira (9) em Paraty, no litoral sul do esta­do do Rio de Janeiro. Com mais de mil par­tic­i­pantes con­fir­ma­dos, rep­re­sen­tan­do 22 país­es dos cin­co con­ti­nentes, o even­to prosseguirá até o dia 15 e rep­re­sen­ta um mar­co históri­co na artic­u­lação de saberes cien­tí­fi­cos e tradi­cionais para a pro­moção da saúde e do desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el.

Ao todo serão mais de 40 ativi­dades entre mesas, ofic­i­nas, vivên­cias e vis­i­tas de cam­po orga­ni­zadas em torno de cin­co eixos temáti­cos: Ecolo­gia de Saberes para a pro­moção do Bem Viv­er, Oceanos e Rios — redes de vida e saberes, Saúde, resil­iên­cia e orga­ni­za­ção social, Edu­cação, cul­tura e mod­os de vida e Artic­u­lação em Redes.

“Esta­mos con­stru­in­do este encon­tro para for­t­ale­cer redes e debates que con­tribuam para garan­tir os dire­itos dos povos e comu­nidades tradi­cionais. Vamos pen­sar jun­tos saí­das para um mun­do mais jus­to e menos desigual, além de avançar em uma estraté­gia con­jun­ta entre nos­sos movi­men­tos e par­ceiros para a Con­venção da ONU sobre Mudanças Climáti­cas, a COP 30, que ocor­rerá em 2025 aqui no Brasil”, desta­ca Vagn­er do Nasci­men­to, inte­grante do cole­gia­do de coor­de­nação do Fórum de Comu­nidades Tradi­cionais (FCT) e coor­de­nador ger­al do Obser­vatório de Ter­ritórios Sus­ten­táveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), uma parce­ria entre a Fiocruz e o FCT.

A real­iza­ção do Eits é fru­to de uma parce­ria entre a Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz), o Fórum de Comu­nidades Tradi­cionais (FCT), o Obser­vatório de Ter­ritórios Sus­ten­táveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), a Uni­ver­si­dade Fed­er­al Flu­mi­nense (UFF), a Uni­ver­si­dade Estad­ual Paulista (Une­sp) e o Colé­gio Pedro II (CPII).

A pro­gra­mação se baseia na neces­si­dade de se artic­u­lar for­mas de con­hec­i­men­to para o enfrenta­men­to de desafios globais comuns, como as mudanças do cli­ma, a segu­rança ali­men­tar e as desigual­dades soci­ais. Além dis­so, a pro­gra­mação desta­ca o papel vital dos povos tradi­cionais na preser­vação da bio­di­ver­si­dade, sub­lin­han­do que as áreas mais preser­vadas dos bio­mas globais são, fre­quente­mente, aque­las pro­te­gi­das por estas comu­nidades.

“A Fiocruz acred­i­ta que a con­strução de boas políti­cas públi­cas pas­sa pela inter­ação e pela escu­ta ati­va das comu­nidades locais, dos ter­ritórios. Este encon­tro inter­na­cional é um exem­p­lo de como o diál­o­go entre difer­entes for­mas de con­hec­i­men­to pode ger­ar soluções sus­ten­táveis para os desafios locais e globais que enfrenta­mos hoje, com destaque para as mudanças climáti­cas, que atingem de for­ma mais acen­tu­a­da as pop­u­lações mais vul­neráveis”, afir­mou desta­ca Mário Mor­eira, pres­i­dente da Fiocruz.

“Por meio da tro­ca de con­hec­i­men­tos, esper­amos con­tribuir para a pro­moção da saúde e do desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el dessas pop­u­lações”, acres­cen­tou

O reitor Anto­nio Clau­dio, da Uni­ver­si­dade Fed­er­al Flu­mi­nense (UFF), disse que esse tipo de even­to pro­move uma relação dire­ta “com a nos­sa mis­são insti­tu­cional e nos­so com­pro­mis­so social para o desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el, na bus­ca de soluções para a sociedade na artic­u­lação entre o con­hec­i­men­to cien­tí­fi­co e o con­hec­i­men­to pop­u­lar”.

“Esse diál­o­go, esse apren­diza­do cole­ti­vo, tem que ser a tôni­ca da for­ma nova de lidar com o plan­e­ta Ter­ra”, desta­cou o reitor da UFF.

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Infecção por HIV em transplantes é investigada no Rio

Secretaria de Saúde e Cremerj abriram sindicância Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …