...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Esportes / Paris 2024: equipe de judô do Brasil tem sábado com três ouros

Paris 2024: equipe de judô do Brasil tem sábado com três ouros

Repro­dução: © Mar­cel­lo Zambrana/CPB/Direitos Reser­va­dos

Arthur Silva (foto), Willians Araújo e Rebeca Silva foram campeões


Publicado em 07/09/2024 — 16:51 Por Juliano Justo — Repórter da EBC — São Paulo

ouvir:

A equipe de judô do Brasil teve um sába­do (7) doura­do nos Jogos Par­alímpi­cos de Paris (França), com Arthur Sil­va, Willians Araújo e Rebe­ca Sil­va ocu­pan­do o lugar mais alto do pódio em suas respec­ti­vas cat­e­go­rias na are­na do Cam­po de Marte.

O primeiro brasileiro a bril­har foi o potiguar Arthur Sil­va. Aos 32 anos de idade ele foi o mel­hor na cat­e­go­ria até 90 qui­los da classe J1 (cegos totais ou com per­cepção de luz) ao bater o britâni­co Daniel Pow­ell, por ippon, na decisão.

“Gratidão total a Deus, à min­ha família, a todos os profis­sion­ais e par­ceiros de treino que estão jun­to comi­go des­de 2007”, afir­mou o campeão par­alímpi­co.

Depois foi a vez de Wil­ians Araújo con­quis­tar a sua primeira medal­ha de ouro em Jogos Par­alímpi­cos. Pra­ta na Rio (2016), o judo­ca der­ro­tou por ippon na final da cat­e­go­ria aci­ma de 90 qui­los da classe J1 o luta­dor Ion Basoc, da Moldávia.

“A luta com o moldávio foi muito difí­cil, pois foi um adver­sário para o qual per­di em maio. Esta­va 3 a 1 [em número de vitórias diante desse adver­sário] e ago­ra está 4 a 1, e é muito bom con­stru­ir esta história”, declar­ou o paraibano.

A trin­ca de ouros do Brasil no judô neste sába­do foi com­ple­ta­da pela paulista Rebe­ca Sil­va, que bateu a cubana Shey­la Her­nan­dez Estupinan por ippon na final da cat­e­go­ria aci­ma de 70 qui­los para atle­tas J2 (baixa visão).

“Não estou acred­i­tan­do. Muito orgul­ho ter con­quis­ta­do a medal­ha de ouro com a min­ha família pre­sente. É mui­ta feli­ci­dade. Não acred­i­to ain­da”, disse emo­ciona­da a atle­ta que estre­ou em Jogos Par­alímpi­cos em Paris.

Além dos ouros, a equipe brasileira de judô garan­tiu, neste sába­do, uma pra­ta com a sul-mato-grossense Eri­ka Zoa­ga, na cat­e­go­ria aci­ma de 70 qui­los da classe J1, e um bronze com o gaú­cho Marce­lo Casano­va na cat­e­go­ria até 90 qui­los para atle­tas J2.

Edição: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Skate street: Giovanni Vianna é prata e Rayssa fica em 4º em Sidney

Paulista cravou 9.6 na última volta da final da etapa da Liga Mundial Agên­cia Brasil …