...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Esportes / Paris entrega bastão para Los Angeles 2028 no encerramento dos Jogos

Paris entrega bastão para Los Angeles 2028 no encerramento dos Jogos

© REUTERS/Phil Noble/Proibida repro­dução

Ator Tom Cruise conduziu bandeira olímpica no Stade de France


Publicado em 11/08/2024 — 20:44 Por Igor Santos — Repórter da EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

Estão encer­ra­dos os Jogos Olímpi­cos de Paris 2024. Em uma cer­imô­nia grandiosa real­iza­da neste domin­go (11) no Stade de France, o bastão imag­inário de cap­i­tal olímpi­ca mundi­al foi pas­sa­do da cidade france­sa para Los Ange­les, na Cal­ifór­nia, nos Esta­dos Unidos, que será a sede da Olimpía­da de 2028. A con­tagem regres­si­va até 14 de jul­ho de 2028, data de iní­cio dos próx­i­mos Jogos, já começou.

Duda e Ana Patrícia conduzem bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento de Paris 2024 - em 11/08/2024
Repro­dução: Duda e Ana Patrí­cia, campeãs olímpi­cas no vôlei de pra­ia fem­i­ni­no, con­duzem ban­deira do Brasil na cer­imô­nia de encer­ra­men­to de Paris 2024 — em 11/08/2024 — Alexan­dre Loureiro/COB/Direitos Reser­va­dos

A cer­imô­nia, que mis­tur­ou o usu­al espetácu­lo ao vivo no está­dio com tre­chos grava­dos, começou com o fogo olímpi­co sendo trans­feri­do da pira até o local da cer­imô­nia. O nadador francês Léon Marc­hand, um dos destaques da com­petição com qua­tro ouros, apare­ceu car­regan­do a chama em uma peque­na caixa.

Já no Stade de France, entraram os atle­tas escal­a­dos como por­ta-ban­deiras. Pelo Brasil, a dupla Duda e Ana Patrí­cia, medal­hista de ouro no vôlei de pra­ia, ficou encar­rega­da da tare­fa.

Pos­te­ri­or­mente, eles foram acom­pan­hados por gru­pos maiores das respec­ti­vas del­e­gações. Pelo Brasil, chamou a atenção a pre­sença da ginas­ta Vic­to­ria Borges, que com­petiu na ginás­ti­ca rít­mi­ca mes­mo lesion­a­da. Sen­ta­da em uma cadeira de rodas, ela pux­ou a del­e­gação brasileira.

Durante a cer­imô­nia, como de cos­tume, foi cel­e­bra­do o últi­mo pódio olímpi­co. No caso, o da mara­tona fem­i­ni­na. A holan­desa Sifan Has­san, que vencera a pro­va na man­hã deste domin­go numa chega­da espetac­u­lar, rece­beu o ouro. Has­san, que nasceu na Etiópia e se nat­u­ral­i­zou holan­desa, é muçul­mana e subiu ao pódio vestin­do um hijab.

A parte de espetácu­lo visu­al e musi­cal da cer­imô­nia con­tou com uma pro­jeção da está­tua da deusa Nike, uma das obras de arte mais famosas expostas no Museu do Lou­vre. O sím­bo­lo olímpi­co com os cin­co anéis subiu o Stade de France.

Tam­bém subiu um piano toca­do na ver­ti­cal por um artista francês. Em out­ro momen­to, a ban­da france­sa Phoenix per­for­mou para o públi­co em êxtase, inclu­sive atle­tas.

Na reta final da cer­imô­nia, foi fei­ta a pas­sagem sim­bóli­ca de uma sede a out­ra. Neste momen­to, o pres­i­dente do COI, Thomas Bach, dis­cur­sou para o públi­co. Bach desta­cou o papel dos Jogos para a cri­ação de uma cul­tura de paz em tem­pos de con­fli­tos béli­cos em algu­mas partes do plan­e­ta. O alemão salien­tou o fato de que estes foram os primeiros Jogos com igual­dade total de gêneros no que diz respeito à par­tic­i­pação em modal­i­dades.

Por fim, com um tro­cadil­ho com o nome do rio Sena que tan­to cau­sou pre­ocu­pações, Bach definiu a Olimpía­da de Paris como ‘senasa­cional’.

Stade de France -cerimônia de encerramento dos Jogos de Paris, em 11/09/2024
Repro­dução: Difer­ente­mente da aber­tu­ra dos Jogos, a cer­imô­nia de encer­ra­men­to ocor­reu no Stade de France, diante de 70 mil pes­soas nas arquiban­cadas — por Alexan­dre Loureiro/COB/Direitos Reser­va­dos

A ban­deira olímpi­ca foi pas­sa­da das mãos de Anne Hidal­go, prefei­ta da cap­i­tal france­sa, para as de Karen Bass, prefei­ta de Los Ange­les, dev­i­da­mente acom­pan­ha­da por Simone Biles, estrela da ginás­ti­ca artís­ti­ca.

O tre­cho norte-amer­i­cano da cer­imô­nia con­tou com uma entra­da tri­un­fal do ator Tom Cruise, que desceu uma tirole­sa ao esti­lo do per­son­agem Ethan Hunt, inter­pre­ta­do por ele em ‘Mis­são Impos­sív­el’. Nes­ta parte, a cidade exibiu suas cre­den­ci­ais em um vídeo grava­do, que começou com Cruise car­regan­do a ban­deira olímpi­ca até Los Ange­les de moto e ter­mi­nou com apre­sen­tações da ban­da Red Hot Chili Pep­pers, da can­to­ra Bil­lie Eil­ish e do rap­per Snoop Dogg, acom­pan­hado pelo tam­bém rap­per Dr.Dre.

Por fim, para rep­re­sen­tar o fim ofi­cial dos Jogos, o nadador Léon Marc­hand enfim chegou ao está­dio com a chama, que foi apa­ga­da por um grupo for­ma­do e out­ros atle­tas rep­re­sen­tan­do os seis con­ti­nentes do mun­do.

Paris 2024 Olympics - Ceremonies - Paris 2024 Closing Ceremony - Stade de France, Saint-Denis, France - August 11, 2024. Leon Marchand of France holds the Olympic flame as International Olympic Committee (IOC) President Thomas Bach looks on. REUTERS/Phil Noble
O medal­hista francês Leon Marc­hand com a chama olímpi­ca ao lado de Thomas Bach, pres­i­dente do Comitê Olímpi­co Inter­na­cional (COI)- Reuters/Phil Noble/Proibida repro­dução

Por fim, para rep­re­sen­tar o fim ofi­cial dos Jogos, o nadador Léon Marc­hand enfim chegou ao está­dio com a chama, que foi apa­ga­da por um grupo for­ma­do e out­ros atle­tas rep­re­sen­tan­do os seis con­ti­nentes do mun­do.

Ao som da canção ‘Comme d’habi­tude’, que deu origem ao clás­si­co ‘My Way’, pop­u­lar­iza­do na voz de Frank Sina­tra, em inglês, a can­to­ra france­sa Yseult deu fim à cer­imô­nia e, con­se­quente­mente, aos Jogos Olímpi­cos de Paris 2024.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

São Paulo e Corinthians chegam à final do Brasileiro Feminino

Repro­dução: © Staff Images/CBF/Direitos Reser­va­dos Decisão começa a ser disputada no próximo domingo (15) Publicado …