...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Noticias / Participação na escolha de conselhos tutelares cresce mais de 25%

Participação na escolha de conselhos tutelares cresce mais de 25%

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Cálculo foi feito nos 22 capitais que concluíram apuração dos votos


Pub­li­ca­do em 02/10/2023 — 19:51 Por Car­oli­na Pimentel — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O número de brasileiros que par­tic­i­param das eleições dos con­sel­hos tute­lares aumen­tou 25,8% em 22 cap­i­tais.  

Nes­sas cap­i­tais, onde a apu­ração dos votos já foi con­cluí­da, foram 1,6 mil­hão de votos nas eleições deste domin­go (1º) ante 1,2 mil­hão do pleito ante­ri­or, real­iza­do em 2019.

Entre as cap­i­tais com mais par­tic­i­pação estão Sal­vador, Flo­ri­anópo­lis, Brasília e São Paulo. Na cap­i­tal baiana, o aumen­to foi de 30 mil para mais de 69 mil votos.

Em Flo­ri­anópo­lis, a par­tic­i­pação dos eleitores dobrou, de 4,7 mil para cer­ca de 9,7 mil. Na cap­i­tal fed­er­al, foram 76 mil eleitores a mais, e na cap­i­tal paulista, 56 mil.

Para o Min­istério dos Dire­itos Humanos e da Cidada­nia, o maior com­parec­i­men­to da pop­u­lação às urnas está rela­ciona­da ao fato de o pleito ter sido real­iza­do em todo o país de uma úni­ca vez.

02/10/2023, Participação na escolha de conselhos tutelares cresce mais de 25%. Foto: Ministério dos Direitos Humanos
Repro­dução: Par­tic­i­pação na escol­ha de con­sel­hos tute­lares cresce mais de 25% — Min­istério dos Dire­itos Humanos

No pleito, mais de 30 mil con­sel­heiros tute­lares foram eleitos e tomarão posse em 10 de janeiro de 2024 para manda­to até 2027.

Os con­sel­heiros são respon­sáveis por aten­der cri­anças e ado­les­centes e tomar medi­das para que sejam pro­te­gi­das, con­forme pre­vê o Estatu­to da Cri­ança e do Ado­les­cente (ECA).

Eleições adiadas

Em 18 municí­pios, as eleições foram adi­adas. Dess­es locais, qua­tro estão no Rio Grande do Sul, esta­do afe­ta­do por fortes chu­vas O pleito foi adi­a­do ain­da em Natal por prob­le­ma na dis­tribuição das urnas eletrôni­cas.

Em algu­mas cidades, foi iden­ti­fi­ca­da eleição indi­re­ta, o que é proibi­da pelo Estatu­to da Cri­ança e do Ado­les­cente (ECA). São elas: Uber­lân­dia (MG), Rio Largo (AL) e San­tana do Ipane­ma (AL). Ness­es casos, o min­istério irá acionar a Advo­ca­cia-Ger­al da União e o Min­istério Públi­co para que os con­sel­heiros tute­lares sejam eleitos pelo voto dire­to.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …