...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Noticias / Peças sacras furtadas nos anos 1990 voltam à Igreja do Carmo no Rio

Peças sacras furtadas nos anos 1990 voltam à Igreja do Carmo no Rio

Repro­dução:  Wikipé­dia / Igre­ja de Nos­sa Sen­hor

Obras estavam no rol de bens culturais procurados pelo Iphan


Publicado em 28/08/2024 — 07:52 Por Douglas Corrêa — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Três peças sacras que per­tencem ao acer­vo da Ordem Ter­ceira de Nos­sa Sen­ho­ra do Monte do Car­mo, igre­ja local­iza­da na Rua Primeiro de Março, na região cen­tral da cidade do Rio de Janeiro, que estavam desa­pare­ci­das des­de os anos 1990, foram resti­tuí­das à igre­ja do Car­mo, nes­sa terça-feira (27), pela Polí­cia Fed­er­al (PF) e pelo Insti­tu­to do Patrimônio Históri­co e Artís­ti­co Nacional (Iphan).

O Iphan iden­ti­fi­cou, em um leilão, as peças com car­ac­terís­ti­cas que indi­cavam ser bens tomba­dos e deter­mi­nou a reti­ra­da ime­di­a­ta das mes­mas do even­to. As obras sacras estavam cat­a­lo­gadas no rol de bens cul­tur­ais procu­ra­dos pelo órgão do patrimônio históri­co. Todas as peças recu­per­adas e resti­tuí­das na data de hoje têm a gravação de ter­mos em latim no seu escu­do cen­tral.

As inves­ti­gações começaram em out­ubro de 2023, quan­do a PF foi infor­ma­da pelo Iphan e apreen­deu as peças e encam­in­hou para análise peri­cial. O lau­do da inspeção con­sta­tou que todas as obras sacras teri­am sido pro­duzi­das na segun­da metade do sécu­lo XVIII.

Após pare­cer téc­ni­co do Iphan, lau­do de perí­cia crim­i­nal fed­er­al e decisão judi­cial da 4ª Vara Fed­er­al do Rio de Janeiro, a PF e o Iphan entre­garam as obras apreen­di­das ao secretário-ger­al da Ven­eráv­el e Arquiepis­co­pal Ordem Ter­ceira de Nos­sa Sen­ho­ra do Monte do Car­mo, Mon­sen­hor Armin­do Fer­nan­des Dinis.

Identificação

A parte supe­ri­or de uma das peças é orna­da pelo sím­bo­lo da Ordem dos Carmeli­tas, no qual con­s­ta o Monte Carme­lo, uma Cruz de Cristo sobre o monte e três estre­las. Por cima da figu­ra do Monte Carme­lo há uma coroa enci­ma­da com uma cruz sobre um globo, e, ao lado do sím­bo­lo do Monte Carme­lo, con­stam orna­men­tos flo­rais.

Já a out­ra obra tem a parte supe­ri­or orna­da por um cordeiro deita­do no Livro dos Sete Selos, segu­ran­do um estandarte afix­a­do em uma cruz. No estandarte estão grava­dos os ter­mos “Ecce Agnus Dei”. Essa é uma expressão em latim que sig­nifi­ca “Eis o Cordeiro de Deus”. É uma frase litúr­gi­ca que acom­pan­ha a apre­sen­tação da hós­tia con­sagra­da aos fiéis e é muito uti­liza­da pelos cristãos para falar de Jesus Cristo, espe­cial­mente após ter sido sac­ri­fi­ca­do na cruz.

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bonde de Santa Teresa é tema do Festival Arte de Portas Abertas no Rio

Repro­dução: © Alexan­dre Macieira/Divulgação Evento ocorre neste fim de semana e no próximo Publicado em …