...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Educação / Pelo menos 17 capitais terão passe livre para inscritos no Enem

Pelo menos 17 capitais terão passe livre para inscritos no Enem

Outras cidades vão ampliar número de linhas e horário de funcionamento

Daniel­la Almei­da – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 02/11/2024 — 16:50
Brasília
Brasília (DF) 01/12/2023 - O município de Luziânia (GO), no Entorno do Distrito Federal, passou a ter transporte público em operação com tarifa zero. A medida garante aos moradores da cidade gratuidade para circulação nos veículos coletivos. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Repro­dução: © Wil­son Dias

Diver­sos municí­pios brasileiros anun­cia­ram gra­tu­idade no trans­porte cole­ti­vo para inscritos no Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) de 2024 que farão as provas neste domin­go (3) e no próx­i­mo, dia 10 de novem­bro.

Em 17 cap­i­tais brasileiras, o passe livre valerá somente para alguns dos modais disponíveis como metrô, trens, ônibus ou bici­cle­tas com­par­til­hadas.

Em out­ras cidades brasileiras, os gestores locais anun­ci­am medi­das rel­a­ti­vas ao trans­porte como: reforço no número de lin­has em cir­cu­lação, ati­vação de lin­has que nor­mal­mente não oper­am aos domin­gos, ampli­ação de horário de fun­ciona­men­to durante as provas e redução de inter­va­l­os entre as via­gens.

Durante o mês de out­ubro, a União Brasileira dos Estu­dantes Secun­daris­tas (Ubes), que rep­re­sen­ta cer­ca de 40 mil­hões de estu­dantes do país, solic­i­tou aos gov­er­nos estad­u­ais e do Dis­tri­to Fed­er­al e às prefeituras das 27 cap­i­tais brasileiras a gra­tu­idade no trans­porte públi­co para inscritos no exame, com o obje­ti­vo de garan­tir a par­tic­i­pação do maior número pos­sív­el de jovens.

De acor­do com a insti­tu­ição, em média, cer­ca de 48% dos estu­dantes inscritos no exame fal­taram aos dias de provas por difi­cul­dades finan­ceiras para pagar a pas­sagem do trans­porte públi­co.

Gratuidade

Lev­an­ta­men­to feito pela Ubes e pela Agên­cia Brasil apon­ta que pelos menos 17 cap­i­tais terão ao menos um modal de trans­porte gra­tu­ito aos can­didatos do Enem.

  1. ⁠Ara­ca­ju;
  2. Belém e região met­ro­pol­i­tana;
  3. Belo Hor­i­zonte – bici­cle­tas com­par­til­hadas grátis;
  4. Boa Vista – a par­tir de solic­i­tação dos estu­dantes à prefeitu­ra
  5. Cam­po Grande;
  6. Flo­ri­anópo­lis – declar­ação de reem­bol­so;
  7. For­t­aleza;
  8. João Pes­soa;
  9. Maceió;
  10. Natal;
  11. Por­to Ale­gre – cartão TRI lib­er­a­do para estu­dantes;
  12. Por­to Vel­ho – para estu­dantes da rede públi­ca;
  13. Rio Bran­co;
  14. Sal­vador – gov­er­no estad­ual garante gra­tu­idade do metrô
  15. São Luís;
  16. São Paulo; e
  17. Teresina

Em entre­vista à Agên­cia Brasil neste sába­do (2) o pres­i­dente da Ubes, Hugo Sil­va, enfa­ti­zou que asse­gu­rar o passe livre nos dias do Enem é essen­cial para ampli­ar o aces­so dos estu­dantes ao ensi­no supe­ri­or.

“Quer­e­mos que nen­hum estu­dante fique para trás fazen­do com que a edu­cação seja um cam­in­ho pos­sív­el para cada jovem brasileiro até a uni­ver­si­dade. Garan­tir o passe livre no dia do Enem é garan­tir que o jovem brasileiro son­he com a uni­ver­si­dade e com uma edu­cação de qual­i­dade.”

 “O son­ho de todo estu­dante secun­darista é entrar na uni­ver­si­dade e, para isso, o Esta­do brasileiro pre­cisa se respon­s­abi­lizar para que ess­es estu­dantes pos­sam chegar à pro­va no dia do Enem.”

Out­ros municí­pios tam­bém ofer­e­cerão trans­porte gra­tu­ito neste domin­go e no dia 10 para facil­i­tar o deslo­ca­men­to dos can­didatos até os locais de pro­va:

  • Região met­ro­pol­i­tana de Teresina
  • região met­ro­pol­i­tana de Belém;
  • Lagu­na (SC);
  • Lau­ro de Fre­itas (BA) – metrô;
  • Mar­ingá (PR);
  • Paraí­ba – trans­porte inter­mu­nic­i­pal gra­tu­ito;
  • Poá (SP);
  • região met­ro­pol­i­tana do Recife;
  • Ron­donópo­lis (MT);
  • San­ta Cruz do Sul (RS);
  • Sapu­ca­ia do Sul (RS);
  • Sobral (CE);
  • Tole­do (PR)
  • Quatis (RJ);
  • Mendes (RJ);
  • Para­cam­bi (RJ);
  • Vol­ta Redon­da (RJ)

Operações especiais

Algu­mas cap­i­tais não ofer­e­cerão gra­tu­idade no trans­porte mas, diante do aumen­to da deman­da, anun­cia­ram medi­das como aumen­to das fro­tas de ônibus; ampli­ação do horário de cir­cu­lação e até lin­has com tra­je­tos excep­cionais para con­tem­plar locais de provas.

No Dis­tri­to Fed­er­al, os horários das lin­has de ônibus serão ampli­a­dos para duas horas antes do iní­cio e duas após o tér­mi­no do Enem em todas as lin­has de ônibus que pas­sam pelas insti­tu­ições onde serão apli­cadas as provas, em espe­cial, no tra­je­to entre a rodoviária do Plano Pilo­to, no cen­tro da cap­i­tal fed­er­al, e o cam­pus da Uni­ver­si­dade de Brasília (UnB) da Asa Norte, onde mais de 4 mil can­didatos farão o exame.

Em Goiâ­nia, a com­pan­hia met­ro­pol­i­tana de trans­portes cole­tivos colo­cará mais ônibus para aten­der a deman­da dos dias de pro­va.

A cap­i­tal do Mato Grosso, Cuiabá, tam­bém anun­ciou reforço da fro­ta.

Em Macapá, a com­pan­hia de Trans­porte Urbano disponi­bi­lizará toda a fro­ta de ônibus aos can­didatos inscritos e a tar­i­fa do trans­porte cole­ti­vo será de R$ 1,85.

Em For­t­aleza, haverá a ampli­ação da fro­ta de ônibus e veícu­los reser­vas nos ter­mi­nais de inte­gração.

A prefeitu­ra de Pal­mas reforçará a fro­ta de ônibus em 20% e mais dez ônibus à dis­posição por deman­da.

A Grande Vitória (ES), região met­ro­pol­i­tana da cap­i­tal capix­a­ba, terá ônibus extras durante os dias de pro­va. Ao todo, 26 veícu­los de reser­va ficarão dis­tribuí­dos nos ter­mi­nais e serão lib­er­a­dos, caso seja necessário, para aten­der à deman­da.

Em Curiti­ba tam­bém haverá reforço nas prin­ci­pais lin­has de ônibus que dão aces­so aos locais de pro­va.

Belo Hor­i­zonte reforçará horários de 50 lin­has do trans­porte cole­ti­vo, sendo 48 con­ven­cionais e 2 suple­mentares. Ao todo, serão 367 via­gens a mais em lin­has que aten­dem aos locais de maior con­cen­tração de can­didatos. As bici­cle­tas elétri­c­as vão ofer­e­cer um plano gra­tu­ito de via­gens aos domin­gos.

Na cidade do Rio de Janeiro, os ônibus munic­i­pais vão oper­ar com horário espe­cial entre 9h e 15h de domin­go. Os serviços fun­cionarão com a pro­gra­mação equiv­a­lente à de sába­do.

A prefeitu­ra de Sal­vador infor­mou que das 10h às 18h, as lin­has de ônibus em toda a cidade terão reforço na fro­ta em oper­ação. O BRT irá fun­cionará das 5h às 23h10 e terá reforço com fro­ta reg­u­lado­ra;

Estu­dantes de Flo­ri­anópo­lis e Curiti­ba poderão usar gra­tuita­mente as bici­cle­tas com­par­til­hadas, com cupons de ida e vol­ta que poderão ser reti­ra­dos dire­ta­mente na empre­sa local presta­do­ra do serviço.

Enem

Ao todo, mais de 4,3 mil­hões de inscritos farão as provas do Enem em 1.753 municí­pios. Os exam­es serão apli­ca­dos em cer­ca de 10 mil locais, como esco­las e fac­ul­dades, que abrigam cer­ca de 140 mil salas de apli­cação.

Os can­didatos devem con­sul­tar o local onde farão as provas na Pági­na do Par­tic­i­pante do Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) com login e sen­ha do site Gov.br.

O can­dida­to deve ir ao local de provas com ante­cedên­cia con­sideran­do pos­síveis impre­vis­tos. Nos dois domin­gos de real­iza­ção do exame, os portões de aces­so aos locais de provas serão aber­tos ao meio-dia e fecha­dos às 13h (horário de Brasília).

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática

Esta é a primeira vez que Brasil participa do estudo Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da …