...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Cultura / Personalidades negras ignoradas pela história são tema de exposição

Personalidades negras ignoradas pela história são tema de exposição

São Paulo - Inauguração da exposição Enciclopédia negra, em que personalidades negras da história são retratadas por 36 artistas contemporâneos, na Pinacoteca de São Paulo.
Repro­du­ção: © Rove­na Rosa/Agência Bra­sil

Mostra pode ser vista na Pinacoteca, em São Paulo, com horário marcado


Publi­ca­do em 02/05/2021 — 09:00 Por Lud­mil­la Sou­za — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

A Pina­co­te­ca de São Pau­lo inau­gu­rou nes­se sába­do (1º) a expo­si­ção Enci­clo­pé­dia negra. Pela pri­mei­ra vez, a expo­si­ção tor­na públi­ca as 103 obras rea­li­za­das por artis­tas con­tem­po­râ­ne­os para um livro homô­ni­mo de auto­ria dos pes­qui­sa­do­res Flá­vio Gomes e Lilia M. Schwarcz e do artis­ta Jai­me Lau­ri­a­no, publi­ca­do em mar­ço de 2021 pela Com­pa­nhia das Letras.

A mos­tra é um des­do­bra­men­to da publi­ca­ção e está conec­ta­da à nova apre­sen­ta­ção da cole­ção do museu, que se apoia em ques­ti­o­na­men­tos con­tem­po­râ­ne­os e refle­te nar­ra­ti­vas mais inclu­si­vas e diver­sas.

No livro, estão reu­ni­das as bio­gra­fi­as de mais de 550 per­so­na­li­da­des negras, em 416 ver­be­tes indi­vi­du­ais e cole­ti­vos. Mui­tos des­ses per­so­na­gens tive­ram as suas ima­gens e his­tó­ri­as de vida apa­ga­das ou nun­ca regis­tra­das. Para inter­rom­per essa invi­si­bi­li­da­de, 36 artis­tas con­tem­po­râ­ne­os foram con­vi­da­dos a pro­du­zir retra­tos dos bio­gra­fa­dos.

São eles: Amil­ton San­tos, Anto­nio Obá, Andres­sa Moni­que, Arjan Mar­tins, Ayr­son Herá­cli­to, Bru­no Bap­tis­tel­li, Cas­ti­el Vito­ri­no, Dal­ton Pau­la, Dani­el Lima, Desa­li, Eli­an Almei­da, Hari­el Revig­net, Heloi­sa Hari­ad­ne, Igi Aye­dun, Jac­ke­li­ne Romio, Jai­me Lau­ri­a­no, Juli­a­na dos San­tos, Kero­lay­ne Kem­blim, Kika Car­va­lho, Lidia Lis­boa, Mar­ce­lo D’Salete, Mari­a­na Rodri­gues, Mica­e­la Cyrino,Michel Cena, Moi­sés Patri­cio, Môni­ca Ven­tu­ra, Mulambö, Nadia Taquary, Natha­lia Fer­rei­ra, Oga Men­don­ça, Pan­me­la Cas­tro, Rebe­ca Cara­piá, Rena­ta Felin­to, Rodri­go Bue­no, Sonia Gomes e Tia­go Sant’Ana.

A expo­si­ção Enci­clo­pé­dia negra apre­sen­ta todos os 103 tra­ba­lhos iné­di­tos, sen­do que alguns deles já fize­ram par­te do cader­no de ima­gens do livro. As obras, espe­ci­al­men­te pro­du­zi­das para o pro­je­to, foram doa­das ao museu pelos artis­tas e inte­gra­rão a cole­ção da Pina­co­te­ca de São Pau­lo, cri­an­do uma impor­tan­te inter­ven­ção no que diz res­pei­to à bus­ca por mai­or repre­sen­ta­ti­vi­da­de.

São Paulo - Inauguração da exposição Enciclopédia negra, em que personalidades negras da história são retratadas por 36 artistas contemporâneos, na Pinacoteca de São Paulo.
Repro­du­ção: Inau­gu­ra­ção da expo­si­ção Enci­clo­pé­dia negra na Pina­co­te­ca de São Pau­lo. — Rove­na Rosa/Agência Bra­sil

A mos­tra da Pina­co­te­ca está divi­di­da em seis núcle­os temá­ti­cos: Rebel­des; Per­so­na­gens atlân­ti­cos; Pro­ta­go­nis­tas negras; Artes e ofí­ci­os; Pro­je­tos de liber­da­de; e Reli­gi­o­si­da­des e ances­tra­li­da­des. Esses núcle­os mis­tu­ram bio­gra­fi­as de tem­pos his­tó­ri­cos diver­sos, nas quais res­sal­tam aspec­tos em comum. Há regis­tros de quem lide­rou movi­men­tos de resis­tên­cia; nego­ci­ou con­di­ções de empre­go e de vida; das mulhe­res que tive­ram de ser sepa­ra­das de seus filhos; das que, com seu tra­ba­lho, con­se­gui­ram com­prar as alfor­ri­as; dos mes­tres curan­dei­ros, dos pro­fes­so­res, advo­ga­dos, artis­tas, entre outros.

“As obras sepa­ra­das nes­ses núcle­os per­mi­tem ver como his­tó­ri­as vivi­das em dife­ren­tes momen­tos da his­tó­ria recen­te do Bra­sil têm afi­ni­da­des, mos­tram como as lutas e as con­di­ções de vida des­ses per­so­na­gens negros per­sis­tem. É mui­to boni­to como a orga­ni­za­ção da expo­si­ção dei­xa isso mais evi­den­te”, des­ta­cou a cura­do­ra da Pina­co­te­ca de São Pau­lo, Ana Maria Maia.

Ela res­sal­ta o ine­di­tis­mo das obras. “São 103 obras que che­gam com a Enci­clo­pé­dia, que são doa­das ao museu e estão sen­do exi­bi­das pela pri­mei­ra vez. Elas saem dos ate­li­ês dos artis­tas e podem ser vis­tas pelo públi­co pela pri­mei­ra vez, antes de seguir para outros locais. A gen­te dese­ja mui­to que o pro­je­to Enci­clo­pé­dia negra saia da Pina­co­te­ca no ano que vem e via­je para outros luga­res”, diz Ana Maria.

Encontro com a coleção da Pinacoteca

Além dos núcle­os temá­ti­cos, Enci­clo­pé­dia negra se inte­gra à nova apre­sen­ta­ção da cole­ção da Pina­co­te­ca. O visi­tan­te pode­rá con­fe­rir dez obras em car­taz na expo­si­ção Pina­co­te­ca: Acer­vo, que dia­lo­gam com as ques­tões abor­da­das na mos­tra tem­po­rá­ria. Isso ocor­re em obras de nomes como Arthur Timó­teo da Cos­ta e Hei­tor dos Pra­ze­res, fun­da­men­tais para o reper­tó­rio da Enci­clo­pé­dia.

Pinacoteca
Repro­du­ção: Pina­co­te­ca — Gover­no do Esta­do de São Pau­lo

Para as salas da mos­tra tem­po­rá­ria tam­bém foram des­lo­ca­das três obras que já eram do acer­vo: Estu­dos para imo­la­ção, de Sid­ney Ama­ral; uma obra sem títu­lo, do Mes­tre Didi; e Obje­to Emble­má­ti­co 4, de Rubem Valen­tim. Há ain­da o caso de Bai­a­na, famo­sa pin­tu­ra com auto­ria des­co­nhe­ci­da, do Museu Pau­lis­ta da Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo em como­da­to com a Pina­co­te­ca.

Revi­sar nar­ra­ti­vas con­so­li­da­das na his­tó­ria soci­al e ins­ti­tu­ci­o­nal, no que se refe­re à repre­sen­ta­ti­vi­da­de de gêne­ro e raça, tem sido uma das prin­ci­pais mis­sões da Pina­co­te­ca atu­al­men­te. Na nova apre­sen­ta­ção do acer­vo, por exem­plo, o núme­ro de obras de artis­tas negros mais do que tri­pli­cou se com­pa­ra­do com a expo­si­ção ante­ri­or. Antes eram sete e ago­ra são 26. A che­ga­da da Enci­clo­pé­dia negra gera gran­de apor­te nes­se pro­ces­so, que pas­sa­rá de 26 para 129 obras.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 03 – 07 – 10 – …