...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Meio Ambiente / Pesquisa aponta 20,4 mil hectares de recifes de coral na costa do país

Pesquisa aponta 20,4 mil hectares de recifes de coral na costa do país

Repro­dução: © Land­sat 8 & 9/USGS/NASA

Satélites detectam ambientes marinhos


Publicado em 21/08/2024 — 06:15 Por Fabíola Sinimbú — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Um mapea­men­to inédi­to rev­el­ou 20,4 mil hectares de recifes de coral em águas rasas na cos­ta leste do Brasil. Os ambi­entes mar­in­hos for­ma­dos por cal­cário de corais e algas foram detec­ta­dos por meio de satélites com sen­sores óti­cos.

“A cos­ta leste brasileira, sem grande descar­ga sed­i­men­tar de seus rios, pos­sui águas claras, com grande pen­e­tra­bil­i­dade à luz. Este é um dos fatores que expli­cam a grande con­cen­tração de recifes de corais na região”, diz o pesquisador Cesar Diniz, da equipe de mapea­men­to da Zona Costeira do Map­Bio­mas

O estu­do inte­gra a Coleção 9 de mapas anu­ais de cober­tu­ra e uso da ter­ra do Map­Bio­mas, lança­da nes­ta quar­ta-feira (21), em Brasília.

Esse primeiro lança­men­to — ain­da em um estu­do pre­lim­i­nar — é sobre a exten­são dos recifes de corais e servirá como base para um mon­i­tora­men­to com­ple­to capaz de acom­pan­har diver­sos fatores como tem­per­atu­ra da água, equi­líbrio dos ecos­sis­temas e impactos das mudanças climáti­cas nos serviços ecos­sistêmi­cos.

Mudanças climáticas

Segun­do Diniz, o acom­pan­hamen­to dos efeitos das mudanças climáti­cas sobre esse ecos­sis­tema tem se mostra­do necessário em decor­rên­cia do aumen­to da tem­per­atu­ra média dos oceanos e con­se­quente bran­quea­men­to e morte de corais.

“Esti­ma-se que um quar­to de toda vida mar­in­ha é depen­dente de corais em algum momen­to de sua vida. Logo, mon­i­torar as condições coralíneas do país é abso­lu­ta­mente rel­e­vante a todos nós. Mes­mo que não perce­bamos, todos esta­mos asso­ci­a­dos aos serviços ecos­sistêmi­cos presta­dos pelos recifes de corais”, enfa­ti­zou.

A maio­r­ia dos ecos­sis­temas — 72% — foi iden­ti­fi­ca­da nas Unidades de Con­ser­vação Mar­in­has brasileiras. A prin­ci­pal unidade mapea­da, que cor­re­sponde a 33% dos ecos­sis­temas iden­ti­fi­ca­dos, foi a Área de Pro­teção Ambi­en­tal (APA) Pon­ta da Baleia/ Abrol­hos, na zona costeira dos municí­pios de Alcobaça e Car­ave­las, sul da Bahia.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil É para garantir tranquilidade e facilidade ao …