...
terça-feira ,25 março 2025
Home / Noticias / Pesquisa mede impacto da burocracia para comprovar identidade

Pesquisa mede impacto da burocracia para comprovar identidade

Repro­dução: © Divulgação/Tribunal Supe­ri­or Eleitoral

Pesquisa mostra que 98% da população já enfrentou essa dificuldade


Pub­li­ca­do em 19/07/2022 — 06:05 Por Viní­cius Lis­boa — repórter da Agên­cia Brasil  — São Paulo

Ouça a matéria:

Seis em cada dez brasileiros já perder­am um dia de tra­bal­ho para com­pare­cer a um local em que era pre­ciso con­fir­mar sua iden­ti­dade, e tam­bém é essa a pro­porção dos que fal­taram a algu­ma aula para resolver esse tipo de buro­c­ra­cia. Ess­es e out­ros dados foram divul­ga­dos hoje (19) e fazem parte de uma pesquisa real­iza­da pelo Insti­tu­to Loco­mo­ti­va e pela empre­sa Uni­co, start­up que desen­volve for­mas de iden­ti­fi­cação dig­i­tal.

Para o estu­do, o Insti­tu­to Loco­mo­ti­va ouviu, entre os meses de abril e maio deste ano 1.561 adul­tos das class­es A à D e com aces­so à inter­net. Os entre­vis­ta­dos são de todas as regiões do país, e a margem de erro dos dados é de 2,5 pon­tos per­centu­ais.

Segun­do as respostas, 98% da pop­u­lação afir­mam já ter enfrenta­do algu­ma difi­cul­dade para con­fir­mar a própria iden­ti­dade, 94% declar­am já ter per­di­do tem­po e 84% relatam ter sofri­do pre­juí­zos finan­ceiros.

A neces­si­dade de con­fir­mar sua iden­ti­dade pres­en­cial­mente foi mais fre­quente em serviços bancários e finan­ceiros, o que ocor­reu no caso de 93% dos entre­vis­ta­dos. Mes­mo quan­do são con­sid­er­a­dos ape­nas os últi­mos 12 meses, 69% das pes­soas afir­maram que pre­cis­aram com­pare­cer a essas insti­tu­ições para com­pro­var que eram elas mes­mas.

Para o dire­tor de Comu­ni­cação da Uni­co, Pedro Hen­rique Oliveira, não sur­preende que os ban­cos este­jam no topo desse rank­ing. “Isso está asso­ci­a­do a uma ten­ta­ti­va de cri­ar cada vez mais camadas de pro­teção, o que é lou­váv­el. Mas o que o setor pre­cisa enten­der é que há for­mas mais mod­er­nas de man­ter segu­rança sem ger­ar fricção”, afir­ma ele, que desta­ca que os deslo­ca­men­tos para con­fir­mar a iden­ti­dade causam cus­tos às pes­soas que vão além da pas­sagem de ida e vol­ta. “Vamos imag­i­nar que seja uma diarista. Quan­do ela pre­cisa ir ao ban­co só para lib­er­ar o seu cartão, essa pes­soa deixou de gan­har uma fax­i­na e isso tem um impacto na vida dela”.

Prob­le­mas buro­cráti­cos rela­ciona­dos à iden­ti­fi­cação tam­bém causaram pre­juí­zos na hora de con­seguir um emprego ou obter auxílio do Esta­do. Segun­do a pesquisa, três em cada dez pes­soas já perder­am algu­ma opor­tu­nidade de tra­bal­ho porque não tin­ham doc­u­men­to com­pro­van­do a qual­i­fi­cação, e um terço dos entre­vis­ta­dos não con­seguiu se cadas­trar em pro­gra­mas soci­ais porque fal­ta­va algum doc­u­men­to.

O dire­tor da start­up defende serviços como bio­me­tria facial para aut­en­ti­cação de iden­ti­dades e assi­natu­ra eletrôni­ca bio­métri­ca. “A pesquisa nos mostra que a sociedade cam­in­ha cada vez mais para ser dig­i­tal e ofer­e­cer serviços dig­i­tais. Mas o aces­so das pes­soas, a for­ma de aut­en­ticar e recon­hecer as pes­soas, ain­da segue o padrão de 10 ou 15 anos atrás”.

Os entre­vis­ta­dos con­sid­er­aram que os serviços públi­cos ofer­e­cem mais buro­c­ra­cia nesse sen­ti­do, já que 71% afir­mam ter per­di­do tem­po ou din­heiro desnec­es­sari­a­mente ness­es locais, mas o setor pri­va­do fica ape­nas dois pon­tos per­centu­ais atrás, se for con­sid­er­a­da a margem de erro, com per­centu­al de 64%.

“Dá para ser seguro e evi­tar fraude sendo sim­ples, por meio da tec­nolo­gia. O gov­er­no fed­er­al já vem mostran­do isso com o Gov.br e out­ros, muitas empre­sas já vêm cam­in­han­do para isso, mas é uma tendên­cia em que a gente ain­da pre­cisa avançar no Brasil”, afir­ma. “A gente ain­da não colo­ca o usuário no cen­tro do proces­so. Em nome da pro­teção, que é necessária, a gente cria muitas bar­reiras”.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

STF decide se Bolsonaro e aliados se tornarão réus por tramar golpe

Núcleo 1 é formado pelo ex-presidente e mais sete aliados André Richter – Repórter da …