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Pessoas com deficiência são foco de campanha de visibilidade

Repro­du­ção: © Mar­cus Brandt/Reuters/Direitos reser­va­dos

Iniciativa trabalha inclusão e mostra que deficiência é diversidade


Publi­ca­do em 24/08/2021 — 09:11 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

A aber­tu­ra ofi­ci­al dos Jogos Para­lím­pi­cos de Tóquio 2020 acon­te­ce na noi­te de hoje (24). Por meio deles, os olhos de todo o mun­do esta­rão vol­ta­dos para gran­des expo­en­tes de uma par­ce­la con­si­de­rá­vel da popu­la­ção: as pes­so­as com defi­ci­ên­cia.

Esses homens e mulhe­res repre­sen­tam, hoje, 15% da popu­la­ção mun­di­al, cer­ca de 1,2 bilhão de pes­so­as. Por isso mes­mo o Comi­tê Para­lím­pi­co Inter­na­ci­o­nal (COI) lan­çou a cam­pa­nha Nós, os Quin­ze, que tem como obje­ti­vo aca­bar com a dis­cri­mi­na­ção e cha­mar a aten­ção para a inclu­são des­se públi­co. A cam­pa­nha do COI usa­rá as para­lim­pía­das para aumen­tar a visi­bi­li­da­de da cau­sa.

O obje­ti­vo da Nós, os Quin­ze é colo­car pes­so­as com defi­ci­ên­cia “no cora­ção da agen­da de inclu­si­vi­da­de e diver­si­da­de que­bran­do bar­rei­ras soci­ais sis­tê­mi­cas que limi­tam a rea­li­za­ção do poten­ci­al de pes­so­as com defi­ci­ên­cia.”

A cam­pa­nha tem dura­ção pre­vis­ta de uma déca­da e tam­bém abor­da outras carac­te­rís­ti­cas que são alvo de dis­cri­mi­na­ção, como gêne­ro, etnia e ori­en­ta­ção sexu­al.

No vídeo da cam­pa­nha, pes­so­as com diver­sos tipos de defi­ci­ên­cia mos­tram “que, assim como qual­quer um, rea­li­zam ati­vi­da­des arru­mar a cama, pagar bole­tos, casar. E falam que não que­rem ser colo­ca­dos num pedes­tal, e sim tra­ta­dos como iguais.”

Entre as empre­sas que apoi­am a cam­pa­nha do COI, estão orga­ni­za­ções como a Unes­co, o Ban­co Mun­di­al e a Comis­são Euro­peia.

Edi­ção: Clau­dia Felc­zak

 

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