...
segunda-feira ,10 fevereiro 2025
Home / Meio Ambiente / PF abre inquérito para investigar incêndio em Brasília

PF abre inquérito para investigar incêndio em Brasília

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/Agên­cia Brasil

Fogo começou em área próxima a residência oficial da Presidência


Publicado em 16/09/2024 — 09:44 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A Polí­cia Fed­er­al (PF) instau­rou inquéri­to para inves­ti­gar o incên­dio que, des­de domin­go (15), atinge o Par­que Nacional de Brasília, próx­i­mo à Gran­ja do Tor­to, residên­cia ofi­cial da Presidên­cia da Repúbli­ca.

Con­heci­do como Água Min­er­al, o par­que nacional é uma unidade de con­ser­vação vin­cu­la­da ao Insti­tu­to Chico Mendes de Con­ser­vação da Bio­di­ver­si­dade (ICM­Bio), órgão lig­a­do ao Min­istério do Meio Ambi­ente.

O ICM­Bio con­fir­mou, à Agên­cia Brasil que o incên­dio começou em região próx­i­ma à residên­cia ofi­cial Gran­ja do Tor­to e que, des­de ontem, man­tém brigadis­tas no local, em apoio ao Cor­po de Bombeiros do Dis­tri­to Fed­er­al.

O min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al Flávio Dino deter­mi­nou, nesse domin­go, a disponi­bi­liza­ção de um orça­men­to de emergên­cia climáti­ca para enfrentar os incên­dios flo­restas que atingem diver­sas partes do país.

Na decisão, Dino deter­mi­nou tam­bém o uso do Fun­do para Apar­el­hamen­to e Opera­cional­iza­ção das Ativi­dades-Fim da Polí­cia Fed­er­al (Funapol) para mobi­lizar recur­sos e per­mi­tir que o órgão trate como pri­or­i­dade os inquéri­tos sobre queimadas e incên­dios.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde dos olhos de alunos pede atenção na volta às aulas

Médico alerta: visão é responsável por 80% do aprendizado na infância Paula Labois­sière — Repórter …