...
terça-feira ,29 abril 2025
Home / Noticias / PF combate desmatamento ilegal em unidade de conservação no Pará

PF combate desmatamento ilegal em unidade de conservação no Pará

Repro­dução: © Polí­cia Federal/Operação SOS JAMANXIM

Flona do Jamanxim acumula 160 mil hectares de floresta devastada


Pub­li­ca­do em 06/10/2021 — 10:15 Por Agên­cia Brasil — Brasília

A Polí­cia Fed­er­al (PF) defla­grou nes­ta quar­ta-feira (6) a Oper­ação SOS Jamanx­im, de com­bate ao des­mata­men­to ile­gal na Amazô­nia, especi­fi­ca­mente na Flona do Jamanx­im, unidade de con­ser­vação com área supe­ri­or a 1,3 mil­hão de hectares, local­iza­da no municí­pio de Novo Pro­gres­so, no Pará.

Segun­do a PF, os inves­ti­gadores uti­lizam dados de satélite de alta res­olução do Pro­gra­ma Brasil Mais. As ima­gens indicam que os crim­i­nosos des­mataram mais de 30 mil hectares de flo­res­ta, o equiv­a­lente a 30 mil cam­pos de fute­bol. Os lau­dos indicam que quase 16 mil hectares des­mata­dos ficam den­tro da unidade de con­ser­vação. De acor­do com as inves­ti­gações, des­de sua cri­ação, a Flona do Jamanx­im acu­mu­la mais de 160 mil hectares de flo­res­ta dev­as­ta­da.

O tipo de des­mata­men­to prat­i­ca­do na área, o corte raso, é con­sid­er­a­do o mais danosa à natureza, pois remove total­mente qual­quer for­ma de cober­tu­ra veg­e­tal, com o obje­ti­vo de plan­tar pas­to e cri­ar gado. O modus operan­di dos crim­i­nosos é sem­pre o mes­mo: inva­dem ter­ras públi­cas da União, fazem o corte sele­ti­vo da madeira eco­nomi­ca­mente viáv­el e depois suprimem toda a veg­e­tação, inclu­sive, com uso de fogo.

Cer­ca de 60 poli­ci­ais fed­erais cumprem qua­tro man­da­dos de prisão tem­porária e 18 de bus­ca e apreen­são em três esta­dos (Pará, Mato Grosso e San­ta Cata­ri­na). Os man­da­dos foram expe­di­dos pela Justiça Fed­er­al, no Pará.

A Justiça deter­mi­nou tam­bém o seque­stro e blo­queio de bens dos inves­ti­ga­dos até o val­or de mais de R$ 310 mil­hões, visan­do à reparação do dano ambi­en­tal, con­forme val­ores quan­tifi­ca­dos em lau­dos peri­ci­ais.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mendonça diverge em julgamento e vota pela soltura de Collor

Placar está em 6 a 1 pela manutenção da prisão André Richter — Repórter da …