...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Noticias / PF combate fraude em licitações e desvio de dinheiro no Maranhão

PF combate fraude em licitações e desvio de dinheiro no Maranhão

Repro­dução: © Divulgação/Polícia Fed­er­al

Mandados são cumpridos em São Luís, Vitorino Freire e Bacabal


Pub­li­ca­do em 01/09/2023 — 11:18 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Polí­cia Fed­er­al (PF) defla­grou hoje (1º) uma oper­ação con­tra uma orga­ni­za­ção crim­i­nosa volta­da para pro­mover fraudes em lic­i­tações, desvio de recur­sos públi­cos e lavagem de din­heiro, envol­ven­do ver­bas fed­erais da Com­pan­hia de Desen­volvi­men­to dos Vales do São Fran­cis­co e do Par­naí­ba (Codevasf). Os poli­ci­ais cumprem 12 man­da­dos de bus­ca e apreen­são — expe­di­dos pelo Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) — nas cidades de São Luís, Vitori­no Freire e Baca­bal, no Maran­hão.

Segun­do a PF, tam­bém estão sendo cumpri­das medi­das caute­lares como afas­ta­men­to de função públi­ca, sus­pen­são de lic­i­tações e vedação da cel­e­bração de con­tratos com órgãos públi­cos, bem como ordens de indisponi­bil­i­dade de bens.

“A inves­ti­gação, ini­ci­a­da em 2021, teve a sua primeira fase osten­si­va deflagra­da em 20/7/2022 (Oper­ação Odoacro), e a segun­da em 5/10/2022 (Oper­ação Odoacro II). A pre­sente fase alcança o núcleo públi­co da orga­ni­za­ção crim­i­nosa, após se ras­trear a indi­cação e o desvio de emen­das par­la­mentares des­ti­nadas à pavi­men­tação asfálti­ca de um municí­pio maran­hense”, infor­mou a Polí­cia Fed­er­al.

Os inves­ti­ga­dos poderão respon­der por fraude a lic­i­tação, lavagem de cap­i­tais, orga­ni­za­ção crim­i­nosa, pec­u­la­to, cor­rupção ati­va e cor­rupção pas­si­va.

Emendas parlamentares

Bati­za­da de Benesse, a oper­ação, de acor­do com a polí­cia, indi­ca que a lid­er­ança da orga­ni­za­ção crim­i­nosa uti­liza­va emen­das par­la­mentares para aumen­tar o seu patrimônio. A PF não divul­gou o nome dos inves­ti­ga­dos.

Em nota, a Codevasf disse que colab­o­ra com o tra­bal­ho das autori­dades des­de a primeira fase da oper­ação e que, após apu­rações e con­clusão de proces­so na sua cor­rege­do­ria, demi­tiu um fun­cionário no mês de agos­to.

“A Com­pan­hia man­tém com­pro­mis­so com a elu­ci­dação dos fatos e com a inte­gri­dade de suas ações — e con­tin­uará a prover suporte inte­gral ao tra­bal­ho das autori­dades poli­ci­ais e da Justiça”, infor­mou a Codevasf.

 

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Público destaca caráter plural do desfile de 7 de Setembro em Brasília

Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil Apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi um dos destaques Publicado …